masterchef_cenarii

MasterChef tem prova de habilidade e velocidade e jurados de bom humor

Publicado em Reality show

Primeira prova da noite do MasterChef desta terça-feira (31/8) foi marcada pela competitividade e por gracinhas dos jurados. Saiba quem deixou o reality nesta semana

Velocidade e habilidade. Essas foram as qualidades de um bom chef testadas pelo MasterChef desta terça-feira (31/8). Na segunda prova do dia, uma receita teoricamente fácil derrubou muita gente que se acha favorito. É bom abrir o olho!

Para começar o episódio, o MasterChef se tornou uma pista de corrida, com direito a participações especiais dos pilotos Nelsinho Piquet e Cacá Bueno. A ideia era mostrar desde já que a velocidade estava em jogo. O jurado Erick Jacquin ressaltou que o tempo é ingrediente escasso numa cozinha profissional e Helena Rizzo ressaltou que é preciso de capricho nos pré-preparos. A participante Helena não gostou muito da prova. “Não gosto de fazer as coisas rápido. Eu não sou rápida. Cada um tem seu tempo”, comentou.

A prova estava explicada: divididos em cinco equipes de cinco “atletas” cada os times tinham que cumprir a prova no menor tempo, mas com perfeição. O vencedor da prova passada Luiz pôde escolher a cor do time que lideraria e ficou com o vermelho. A ele também coube escolher os dois outros capitães e as respectivas cores, optando por Isabella no amarelo e Kelyn à frente do azul.

Os times ficaram assim: vermelho (Luiz, Helena, Heitor, Pedro e Raquel), amarelo (Isabella, Eduardo, Ana Paula, André e Márcio) e azul (Kelyn, Daphne, Renato, Amanda e Sérgio). Cada líder escalava para o round um participante sabendo o tema, mas não o desafio em si.

Os rounds foram disputados sem que os times soubessem quantos pontos estavam em jogo. O primeiro, de cortes, foi disputado por Helena, André e Renato. Eles tiveram que fazer cortes específicos em uma cebola, uma cenoura e folhas de couve. Helena levou a melhor. Ela não era lenta?

Depois veio o desafio da emulsão. Sérgio levou a melhor e fez o molho hollandaise mais rápido do que Luiz e Isabella. A terceira prova testou a capacidade de desossar três sobrecoxas de frango e foi vencida por Pedro, que enfrentou Márcio e Amanda. O quarto round trouxe uma massa fresca recheada. A vencedora foi Daphne, contra Raquel e Eduardo. O último round era de filetagem de uma truta. Ponto para Heitor, que deixou Ana Paula e Kelyn para trás.

Pedro desossa frango

Com isso, foram três vitórias do time vermelho e duas do azul. O amarelo não venceu. Na soma dos pontos o vermelho alcançou 6 pontos, um a mais do que o azul. Com isso, Luiz, Helena, Heitor, Pedro e Raquel subiram para o mezanino. Ao capitão Luiz, restou uma tarefa. Ele podia salvar o capitão ou duas pessoas de cada equipe. Luiz escolheu salvar as capitãs Isabella e Kelyn.

Enquanto os rounds eram disputados, Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Helena Rizzo mostraram que estavam de bom humor. Eles fizeram várias brincadeiras, a maioria tendo o mundo do automobilismo como pano de fundo. Em uma delas, Cacá Bueno e Nelsinho Piquet foram para um round contra Helena Rizzo para fazer chantilly. Quem terminasse teria que virar a tigela sobre a cabeça. E não que Cacá fez a volta mais rápida? O melhor foi ver Helena levando na esportiva um banho de chantilly que levou antes de terminar a prova.

Saiba como foi a prova de eliminação

Nem sempre a simplicidade da receita significa vida fácil no MasterChef. Eduardo, Ana Paula, André, Márcio, Daphne, Renato, Amanda e Sérgio descobriram isso da pior forma. O desafio para não ser eliminado na semana era cuscuz. Para mostrar que dá para fugir do óbvio, Helena Rizzo apresenta a versão dela para o cuscuz paulista.

O primeiro a chamar a atenção dos jurados é Sérgio. Ele pega poucos ingredientes no mercado e diz que vai usar apenas carne de sol e manteiga de garrafa. Amanda foi justamente para o outro lado e resolveu chamar a atenção pela criatividade. A moça, estabanada que só, foi alvo de bronca de Jacquin por correr com uma faca na mão.

Nem um nem outro. As estratégias de Sérgio e Amanda não deram certo e, ao lado de André, os dois estavam entre os piores da prova. Já o cuscuz de Márcio, com camarão e flores, agradou em cheio e foi o melhor da noite.

O mezanino teve a tarefa de salvar um colega da eliminação antes da decisão dos jurados. Desta vez, eles optaram por manter Sérgio no jogo, apesar do excesso de sal apresentado na receita dele. Agora, o páreo estava entre o cuscuz sem tempero de Amanda e o preparo de André, que, segundo Jacquin, “nem cuscuz é”.

André deixou a competição lamentando muito e sob vários aplausos dos (agora ex) colegas.