masterchef_bolo

MasterChef tem noite de prova desastrosa de sobremesa

Publicado em Reality show

Cozinheiros penaram para fazer um baked Alaska, receita que leva sorvete e merengue flambado. Saiba quem deixou o MasterChef nesta semana

O MasterChef desta terça-feira (24/8) testou a criatividade e a habilidade com doces dos cozinheiros. Antes da primeira prova, os amadores, a apresentadora Ana Paula Padrão e os jurados Helena Rizzo, Erick Jacquin e Henrique Fogaça foram recebidos ao som de Caju e Castanha.

Além de divertir o pessoal, a dupla anunciou que a prova que abriria a noite teria como estrela o feijão. “Estou na minha zona de conforto”, comemorou Sérgio ー difícil uma prova em que ele não ache que vai arrasar. Já Helena, Eduardo e Márcio demonstraram preocupação.

A dinâmica da prova separou, por meio de sorteio, os participantes em duplas e por tipo de feijão. A divisão ficou assim: Amanda e Raquel (feijão verde), Ana Paula e Eduardo (feijão rajado), André e Kelyn (feijão andu), Daphne e Juliana (feijão jalo), Heitor e Helena (feijão vermelho), Isabella e Pedro (feijão azuki), Sérgio e Renato (feijão manteiguinha) e Luiz e Márcio (feijão bolinha). Foi engraçado ver que eles achavam que iriam cozinhar em dupla e depois descobriram que iriam, na verdade, duelar um contra o outro. Como venceu a prova anterior, Kelyn pode trocar de dupla e de feijão, mas prefere permanecer com o andu.

Logo de cara, Helena Rizzo lembra que o ingrediente não cozinha rápido e que ela não queria comer feijão duro. “Vai ser a prova da panela de pressão”, brinca Helena, ao anunciar que os cozinheiros teriam apenas uma hora para fazer o feijão brilhar. O jeito era se preocupar com o ponto e deixar a criatividade de lado: foi um festival de bolinho e de salada morna. Mas teve sobremesa também… pois é!

As duplas foram bem, em sua maioria. Kelyn (purê de feijão andu, barriga de porco e vinagrete) venceu André (salada de feijão andu com lula frita), que pecou por falta de tempero. Márcio (feijão bolinha com quiabo, farofa de xerém, vinagrete e ovo frito) venceu Luiz, que pareceu perdido com o seu bolinho de feijão com bacon, couve e azeite de pimenta. Raquel (feijão verde tropeiro, com salada de laranja) e Amanda (salada morna de feijão verde com purê de feijão) não foram muito bem, mas Raquel acabou levando a melhor. Renato (salada de feijão manteiga e cuscuz de couve-flor roxa) foi criticado pelo excesso de acidez, mas acabou mandando Sérgio ( feijão manteiga tropeiro com torresmo) para a eliminação. Fogaça chegou a pedir a receita da pasta doce de feijão azuki com frutas cristalizadas de Pedro, mas a vitória ficou com Isabella e seu vinagrete de feijão azuki, purê de cenoura e barriga de porco. Helena (bolinho de feijão vermelho recheado com costela) foi derrotada por Heitor, que apresentou aos jurados um ousado brownie de feijão vermelho com chocolate branco e calda de frutas vermelhas. Daphne brilhou com sopa de feijão jalo, torrada e ovo de codorna mollet, enquanto Juliana não deu tanta sorte com bolinho de feijão jalo recheado de calabresa e bacon. “Está estranho, mas está gostoso”. Assim Eduardo definiu a própria feijoada doce com chocolate branco e ganache, prato com o qual venceu Ana Paula ( nhoque de feijão rajado com molho shimeji e farofa de bacon).

A ousadia de Eduardo acabou premiada e o ex-MasterChef Junior venceu a prova, ficando um tanto surpreso. Com isso, ele tem o direito de escolher quatro dos perdedores para tentar se livrar da eliminação numa mini prova. Sem nem pensar, o rapaz salva Ana Paula, Pedro e Helena para, depois de um suspense, ainda dar a segunda chance para André.

Ousadia de Eduardo foi premiada no MasterChef

O quarteto teve que fazer uma prova de petisco com mortadela – prova feita sob medida para o patrocinador do programa. Em 30 minutos, André conseguiu transformar a cozinha num campo de batalha. Mas não adiantou. Helena fez uma elogiada croqueta espanhola e, de quebra, um patacon que conquistaram os jurados.

Saiba como foi a eliminação do MasterChef

Heitor também se deu bem e se livrou da prova de eliminação

Desta forma, a prova de eliminação do MasterChef teve André, Ana Paula, Pedro, Juliana, Sérgio, Amanda e Luiz. Jacquin avisou de antemão que eles precisariam de sorte para cumprir a prova. Quando o francês revelou que o desafio seria um baked Alaska (bolo de pão de ló com sorvete coberto com merengue flambado), sobremesa pra lá de técnica, o olhar de seis dos sete cozinheiros era de desespero. Apenas Sérgio (claro!) disse que estava confortável. Nem mesmo Juliana, especialista em doces, parecia tranquila.

Jacquin e Fogaça deram explicações e algumas dicas aos cozinheiros. Enquanto isso, Helena Rizzo fez jus à fama de comilona e degustava tranquilamente uma fatia do doce.

A prova foi um verdadeiro corre-corre. Ninguém estava seguro do que estava fazendo. O mezanino era consultado a cada segundo. Os cinco minutos foram uma lambança só, com sorvetes derretendo e bolos não se sustentando. Ao terminar a prova, Juliana sentou no chão e chorou, sendo consolada por Luiz. Afinal, bonito apenas o dele e o de Sérgio estavam.

Na hora de os jurados provarem os bolos, o que mais se ouviu foi que a sobremesa tinha um “creme” e não um sorvete. Realmente, apenas Luiz conseguiu atingir o ponto certo do sorvete, sem que ele derretesse com o calor da flambagem. Assim, ele foi escolhido o melhor e subiu para o mezanino, para onde também foram os medianos Amanda, Ana Paula e Pedro.

Estavam na berlinda André (dono do baked Alaska mais destruído da noite), Juliana e o sempre confiante Sérgio. O mezanino salva André, quebrando a tradição de não repetir quem se livra da eliminação por decisão dos colegas. Ana Paula Padrão lembrou que o MasterChef tem como um dos caprichos eliminar quem está na prova que seria a mais forte da pessoa. Assim, ela consolou a confeiteira Juliana, eliminada do reality por um doce.