MasterChef tem lavada de Fogaça sobre Jacquin em prova de serviço: 18 a 2

Publicado em Reality show

Placar elástico foi na primeira prova da noite, mas uma reviravolta levou mais gente para a prova de eliminação. Saiba quem deixou o MasterChef neste episódio

O episódio desta terça-feira de MasterChef Profissionais teve uma sensação de que tudo poderia ir pelos ares novamente. Isso porque a primeira prova anunciada por Ana Paula Padrão era de serviço. Divididos em trios, os cozinheiros tiveram que executar menus de Henrique Fogaça e Erick Jacquin. Impossível não lembrar da estreia da temporada, quando Helena Rizzo perdeu as estribeiras justamente numa prova de serviço.

Será que a história iria se repetir? Por ter vencido a prova anterior, Diego pode escolher ao lado de quem quer cozinhar. E ele não se fez de rogado: foi logo de Thalyta e Ananda, as duas favoritas da competição até aqui. “Se a gente não ganhar vai ser uma prova de eliminação difícil”, alertou uma das meninas. O outro trio tinha, portanto, Marília, Wilson e Enzo.

O desafio era servir 20 ex-MasterChefs e ser os preferidos deles. Por sorteio o time de Diego cozinhou o menu de Jacquin (ravióli de lagostim com emulsão de leite de coco e lima da pérsia de entrada; filé de trilha com bisque de lagostim e açafrão e tempurá de flor de abobrinha e mini alcachofra como prato principal; e seu famoso mil folhas com frutas vermelhas de sobremesa) e o de Wilson ficou com a sequência de Fogaça (lâminas de vieiras, creme de avelã, ovas de esturjão, flores comestíveis e uvas cítricas como entrada; magret de pato com musseline de mandioquinha, molho de vinho do porto, bananinha ouro e chalota no caramelo de capim santo como prato principal; e mousse de brigadeiro de maracujá com frutas da estação, suspiro, sorbet de manga, crumble e pétalas de rosas de sobremesa). Cada chef deu dicas aos trios, elencando onde poderiam estar as maiores dificuldades.

Mais organizado, o time de Fogaça se separou e Marília partiu para a sobremesa, enquanto Wilson e Enzo ficaram com os preparos salgados. Jacquin alertou ao próprio time que eles estavam desorganizados sem essa separação e que estavam deixando a sobremesa de lado.

A prova foi relativamente tranquila, sem passar nem perto daquele caos do início da temporada, o que não quer dizer que o resultado tenha sido uma maravilha. Ao voltar da degustação, Ana Paula Padrão avisou que os convidados se dividiram entre as entradas e que criticaram os dois pratos principais. O que decidiu o páreo foi a sobremesa, pois uma foi muito mais elogiada do que a outra. O placar: 18 a 2 para o trio Marília, Wilson e Enzo. Assim, os fortes Diego, Ananda e Thalyta se enfrentariam na eliminação.

Mas MasterChef é cheio de surpresas. Ana Paula Padrão, então, convocou Jacquin, Fogaça e Helena Rizzo para escolher mais uma pessoa para a eliminação, com base na performance individual de cada um. A sobremesa foi elogiada e decidiu a prova a favor do trio vencedor. Sendo assim, natural que Marília, que fez o doce, estivesse livre da eliminação, certo? Pegadinha! Sabe-se lá porque ela foi a escolhida para disputar a permanência no programa.

Saiba que deixou o MasterChef

 

Foto: Melissa Haidar

A prova de eliminação era com um ingrediente bastante conhecido dos quatro participantes: frango. Diego, Ananda, Marília e Thalyta precisaram fazer releituras de pratos à base da ave. Por sorteio, Marília teve que recriar PF de frango. Os outros tiveram pela frente ballotine de frango (Diego), cordon bleu (Thalyta) e frango à milanesa com creme de milho (Ananda).

Antes de todos cozinharem, Helena pediu criatividade. Ananda levou o pedido à risca e venceu a prova com um frango grelhado com folha crocante de maçã, espuma de milho defumado e picles de milho. Thalyta foi a segunda melhor, com ballotine de musseline de frango empanado, parma, lâmina de cogumelos e creme de queijo.

Diego ouviu um “não sei se é seu melhor trabalho” de Helena e foi parar na berlinda ao servir frango enrolado no redanho, creme de porcini com fígado e batatas crocantes. Ao lado dele estava Marília. Ela ousou com uma coxinha de frango com a massa feita de arroz e feijão e maionese de ovo de codorna. Helena elogiou a ideia, mas disse que não foi tão boa.

Ao anunciar a eliminação, Fogaça disse que foi o prato “mais tímido” de Diego até agora. Para Marília, ele reconhece uma receita fora da caixa, “como a gente espera”, mas ressecada. Com o discurso de que o sabor é o que mais conta, Marília foi eliminada.