masterChef_briga

MasterChef tem discussão de jurado com participante: “Eu sei o que é bom”

Publicado em Reality show

Erick Jacquin se exalta com participante do MasterChef em prova com pratos à base de queijos franceses

O MasterChef Profissionais está se afunilando. O episódio de terça-feira (4/10) terminou com 6 participantes no páreo e um trio se destacando nas provas. Além disso, teve um bate boca entre Erick Jacquin e Enzo na prova de eliminação que pode ter custado a saída do jovem da competição. Será que ele foi o eliminado da semana?

A primeira prova da noite foi definida por Ana Paula Padrão como “uma das mais difíceis” da história do reality. Não bastasse ser confeitaria. Era confeitaria japonesa. Para tanto, Enzo, Hichel, Ananda, Thalyta, Marília, Diego e Wilson receberam a ajuda da especialista Vivianne Wakuda. Depois de breve apresentação, chegou a hora do desespero tomar conta dos chefs. Provocativa, Ana Paula Padrão perguntou a Vivianne quanto tempo ela levou para fazer o doce perfeito. A resposta: cinco anos de estudo dá para fazer um doce mais ou menos. Ixi!

Depois de muito corre-corre, Vivianne, Jacquin, Henrique Fogaça e Helena Rizzo viram uma prova muito bem executada, com mais surpresas boas do que ruins. Que o digam Thalyta (doma de manga laminada recheada de anko, véu de mochi, creme inglês de jasmim) e Ananda (panqueca de matchá recheada de anko, caramelo de tangerina e chantili de tangerina). As amigas foram as melhores da prova e subiram para o mezanino, com Thalya sendo a melhor. A dupla começa a se destacar dos outros, com vitórias e colhendo elogios.

O mesmo não se pode dizer de Enzo (doryaki com anko de banana e melaço, espuma de leite de coco e matchá) e Marília (cheesecake desconstruído de anko e mochi, melaço de cana e calda de maracujá), que foram os piores da noite e levaram uma desvantagem para a prova de eliminação. Os medianos foram, portanto, Hichel (cheesecake de mochi e anko, goiabada e espuma de tofu), Diego (anko com tâmara e leite de amêndoa, ameixa, mochi de matchá e calda de cereja) e Wilson (mochi tradicional, anko de farinha de açaí, geleia de frutas vermelhas e frutas frescas).

Foi engraçado ver Vivianne tentando ensinar Jacquin a falar o nome dos doces. Mochi foi a palavra mais desafiadora para o chef francês, que desistiu e disse que nunca mais convidaria a confeiteira para o MasterChef.

Saiba como foi a prova de eliminação

Depois da tempestade… a prova de eliminação fez os cozinheiros respirarem aliviados. Sai a confeitaria oriental e entram os deliciosos queijos franceses. Thalyta tinha à frente dela uma mesa com cerca de 10 variedade e tinha que distribuir um tipo para cada competidor. A prova era servir um prato com três texturas do queijo escolhido.

Diego ficou com o Emmental, que Jacquin acha um dos mais fáceis da prova. A Marília coube o mais difícil deles: mimolet. Enzo não gostou de pegar um queijo azul de cabra e Wilson e Hichel comemoraram o brie e o camembert, respectivamente.

Os pratos apresentados acabaram sendo ofuscados por uma discussão entre Jacquin e Enzo. O rapaz serviu aos jurados ravioli “desconstruído” de abóbora e queijo azul de cabra, espuma do queijo e crumble. Logo Fogaça provocou: “a gente chama de desconstruído quando a receita não dá certo?”.

O jovem negou e disse que se inspirou numa receita de Helena. “Botando no meu, Enzo? Que feio. Vamos assumir que foi uma estratégia de improviso”, disse a chef, referindo-se ao fato de pela segunda vez na competição Enzo não conseguir fechar um ravióli a tempo.

Quando Jacquin foi provar o prato, ele criticou a apresentação. E Enzo retrucou dizendo que a aparência do prato havia sido modificada quando Helena e Fogaça experimentaram. “Pode falar o que quiser comigo, pode até mentir que eu gosto, mas eu sei o que é bom, o que é feio, e eu sei como é”, respondeu um irritado Jacquin. O francês ainda continiou: “Com esse queijo precisa saber trabalhar, é pesado. Agora vou te falar, se o mezanino te ajudou, pode processar elas. Isso aqui é uma bela m****”.

O cheiro de eliminação ficou no ar depois dessa torta de climão. Mas Hichel estava mesmo disposto a salvar o amigo. “Você não cozinhou, mano!”, se espantou Fogaça ao se deparar com a salada de folhas verdes, figo e tomate, camembert empanado, espuma de camembert e farofa. O prato acabou eliminando o participante mais bem humorado da temporada.

A prova ainda teve a vitória de Diego (canelone de frango, milho e emmental, pipoca de emmental e espuma de emmental) e o colocou lado a lado com Ananda e Thalyta no rol de favoritos para ganhar o MasterChef Profissionais, na opinião do blog.