masterchef1

Estreia MasterChef Profissionais tem três eliminações e Helena Rizzo irritada: “Foi um Deus nos acuda”

Publicado em Reality show

Temporada do MasterChef Profissionais começou a todo vapor, com muitos erros e poucos acertos. Será que os amadores eram melhores?

A temporada do MasterChef Profissionais 2022 começou com o modo turbo acionado. O episódio desta terça-feira (13/9) teve não uma, mas três eliminações. Com direito a uma Helena Rizzo do jeito que nunca havíamos visto antes. Irritada, ela definiu como “vergonha” o sentimento depois da última prova da noite.

O episódio começou com uma pegadinha: os 12 chefs participantes serviram-se de um biscoito da sorte (aquele chinês com mensagens dentro). Mas só dois estavam com uma tirinha vermelha no interior. Marcellus e Thyago foram os sorteados. Eles, então, tiveram que escolher “times”. Marcelus chamou Marília e Cláudia. Thyago ficou com Enzo e Wilson. Mas não eram exatamente times e eles descobriram que se enfrentariam na primeira prova da noite. Para a segunda ficaram Diego, Thalyta, Ananda, Hichel, Luciane e Ellen. A pegadinha: de cada uma das provas, uma pessoa já seria eliminada.

O primeiro desafio da temporada foi um prato com língua bovina. “Parece mais um festival de purê”, observou Erick Jacquin ao olhar os cozinheiros trabalhando. O ponto da língua foi o grande desafio dos chefs e a pedra no sapato de Thyago, Marcelus, Wilson e Cláudia. No fim das contas, Wilson sagrou-se campeão, com picadinho de língua, um elogiadíssimo fufu de mandioca e banana-da-terra. Enzo (língua, musseline de mandioca e legumes glaceados) e Marcelus (língua no vinho tinto, purê de batata defumado e legumes) também se destacaram e foram para o mezanino. Marília (língua ao molho de shitake, purê de batata e brócolis salteado) e Thyago (língua de boi ensopada com purê de batata) foram para a terceira prova e Cláudia foi a primeira eliminada da temporada com picadinho de língua polenta cremosa e carpaccio de abóbora.

A segunda prova foi igualmente difícil. Os pratos tiveram que servir partes de peixe normalmente descartadas, como cauda, nadadeiras, espinhas e cabeça. A criatividade de Diego ao elaborar uma gola de sororoca defumada, com açorda de fumê de peixe e legumes salteados. O campeão subiu no mezanino na companhia de Ellen (caldo de moqueca, farofa de cebola e chips de batata-doce) e Ananda (sopa de fumê de peixe com lascas de melão, pipoca de tapioca e favas de ervilha e vagem) . Para a terceira prova foram Thalyta (bouillabaisse, molho rui e croutons) e Hichel (missoshiro com tinta de lula). A eliminada foi Luciane, que serviu um caldo cítrico com fumê de peixe, legumes e tangerina. Os jurados avaliaram que o prato estava doce e sem acidez.

Helena Rizzo se irrita com prova de serviço: “Quero eliminar os quatro”

Assim, foram para a terceira prova Thalyta, Hichel, Thyago e Marília. E aí é que a porca torceu o rabo. Era uma prova de serviço com dois menus em duas etapas elaborados por Helena Rizzo. Um tinha inspiração brasileira ー com ceviche de caju, moqueca de camarão e uma releitura do tradicional Manezinho Araújo, também conhecido como Chico Balanceado, doce à base de banana e caramelo. O outro tinha uma pegada espanhola e era composto por gaspacho de jabuticaba, peixe com terrine de batata-baroa e vinagrete de alho e alecrim e a sobremesa mais emblemática já criada por ela: “O Ovo”. Foi bonito ver a emoção e o choro deles quatro ao saber que trabalhariam sob o comando de Helena para servir 30 influenciadores digitais especializados em gastronomia. Pena que logo esse choro expressaria desespero mesmo.

A prova já começou desorganizada, sem que o líder Thyago distribuísse bem as praças e tarefas de cada um. Na hora de servir, Helena esbravejava cada vez que provava um preparo. Percebendo que não daria tempo, ela convocou a ajuda dos vencedores das outras provas, Diego e Wilson, que auxiliaram sem correr o risco de eliminação.

“Deus nos acuda”, “vergonha”, “terror e pânico” foram expressões ditas pela chef e jurada durante a prova. “Terão outras provas difíceis aqui. Aprendam com essa. Todos tiveram falhas, todos erraram, todo mundo mexeu na praça de todo mundo”, avaliou. Ela ainda salientou que quando um falha no serviço, ele compromete o resultado de todo mundo e disse que, por ela, eliminaria os quatro. Mas não podia. E ela optou por tirar o líder Thyago da competição, para tristeza de Thalyta que chorou bastante na eliminação do colega.