Foto: Melissa Haidar Foto: Melissa Haidar

Prova de leilão de carnes decepciona jurados do MasterChef Profissionais

Publicado em Reality show

Erick Jacquin disse que essa foi das piores provas do reality show e Henrique Fogaça classificou o que viu como “desleixo”. Saiba que deixou o MasterChef Profissionais

O episódio de leilão é sempre um show à parte no MasterChef. Por isso, a expectativa para a noite de terça-feira (27/9) no MasterChef Profissionais era grande. Mas desta vez o show foi de horrores. Nem mesmo a graça de Ana Paula Padrão nessa prova salvou. Os jurados Henrique Fogaça, Helena Rizzo e Erick Jacquin penaram para chegar ao fim e externaram toda a decepção. O balanço de Fogaça foi claro: “99% de vocês trataram a carne com desleixo”.

O desrespeito começou cedo, logo na hora dos lances. Por ter vencido a prova anterior, Enzo pôde escolher uma pessoa para ficar de fora das três primeiras rodadas e deixou Marília só olhando. Mas não foi só ela: Wilson e Thalyta, apáticos, não deram lances para nenhum corte bovino, o que chamou a atenção e despertou a raiva dos jurados e de alguns oponentes.

Ananda foi a primeira a arrematar o king’s rib (1 hora de prova), sendo seguida por Enzo (músculo em 57 minutos), Hichel (porter house em 45 minutos), Ellen (ossobuco em 1 hora e 4 minutos), Diego (ribeye em 40 minutos), Thalyta (ponta de agulha em 56 minutos), Marília (entranha em 1 hora e 15 minutos) e Wilson (bananinha em 15 minutos).

O que Fogaça chamou de “desleixo” Wilson chamou de estratégia. Ele disse que queria se desafiar, mas não convenceu os jurados, chateados com a (falta de) atitude do rapaz.

O pior é que nem ele, nem os outros concorrentes corresponderam nos pratos o que era esperado. Foi um festival de carne fora do ponto, de acompanhamentos inadequados e de críticas generalizadas. Apenas Diego foi “um pouco mais feliz” com o que apresentou: roast de ribeye, legumes, yorkshire pudding e molho de mostarda. Marília (entranha, farofa de beterraba, cenoura e molho de beterraba ao vinho) e Hichel (porterhouse na manteiga, alecrim e alho, cenoura, cogumelos e molho de uísque) também subiram para o mezanino.

Wilson fez o pior prato (steak tartar de bananinha e torrada com mostarda caramelada), mas Fogaça fez questão de dizer que a escolha não teve nada a ver com a postura dele na prova. Será? A edição mostrou mais críticas ao prato de Enzo (cubos de músculo, purê de abóbora e legumes salteados no vinho) do que ao de Wilson. Helena chegou a chamar a receita de Enzo de “mixuruca” e Jacquin observou que se ele comesse um cubo de carne, Fogaça ficaria sem, pois só havia dois no prato. Claro que Wilson também ouviu críticas ao pior tartar que Jacquin já comeu na vida.

Além de Enzo, Thalyta (ponta de agulha cozida no vinho, picles de cenoura e ovo pouche), Ellen (nhoque de batata-doce, aioli de tutano e ragu de ossobuco) e Ananda (king’s rib, mousse de ervilha, picles de couve-flor e roti de legumes) foram para a prova de eliminação.

Saiba como foi a eliminação do MasterChef

Da carne bovina a uma verdadeira peixaria com 15 tipos de frutos do mar fresquinhos. A prova de eliminação não era das mais complicadas e fazer um trio de entradas parecia a oportunidade de ouro para eles se redimirem com os jurados.

Por ter vencido o leilão, Diego pôde escolher a ordem que cada um dos cozinheiros escolhia os ingredientes. A produção o poupou de atrapalhar Wilson e o colocou em último como punição por ter tido o pior desempenho anteriormente. Assim, Ellen pegou polvo, lagostim e sururu; Thalyta, vieira, ouriço e king crab; Ananda, camarão, caranguejo e vôngole; Enzo estranhou ter ficado tão atrás na preferência do “amigo” e optou por lula, siri e mexilhão. A Wilson coube ostra, lagosta e lambreta.

Desta vez o tom das avaliações foi diferente e os jurados acharam que a maioria dos cozinheiros respeitaram os ingredientes e o frescor deles. Apenas um deles recebeu críticas negativas a todas as entradas do trio: Ellen. Ela apresentou salada de polvo com cebolinha, lagostins no alho com vinagrete de caju e caldo de sururu.

Por outro lado, Thalyta só ouviu elogios para o trio dela: carpaccio de vieira, kinkan confitada, gremolata de pistache e ovas de peixe; canelone de king crab defumado, maçã-verde e creme de funcho; e veloutè de ouriço e amêndoas e emulsão de cebola caramelada.

Ananda (dumpling de camarão; mousse de vôngole com azeite de coentro, pistache, raiz forte e pão de nozes; e salada de caranguejo e erva doce, maionese de dill e pimenta dedo de moça) também foi destaque positivo, enquanto Wilson (creme de tomate e lambreta; ostra gratinada; e lagosta empanada e manteiga de alho e limão) e Enzo (trouxinha de pupunha e siri; mexilhão empanado e emulsão de maionese e alho; e lula salteado, chouriço e chermoula) repetiram a dobradinha entre os piores.

Antes de se despedir do MasterChef, Ellen ouviu de Jacquin que ela poderia passar em qualquer um dos restaurantes comandados pelos chefs para fazer um estágio, caso fosse do interesse dela.