LOKI (L-R): Classic Loki (Richard E. Grant), Boastful Loki (DeObia Oparei) and Loki (Tom Hiddleston) in Marvel Studios' LOKI, exclusively on Disney+. Photo by Chuck Zlotnick. ©Marvel Studios 2021. All Rights Reserved.

Loki mudou o MCU. Mas o que esperar do futuro?

Publicado em Séries

Com a introdução de novos conceitos, Loki abre o caminho para uma mudança significativa na fase 4 e um leque de novas possibilidades ao MCU

Por Pedro Ibarra*

A série Loki chegou ao fim na última quarta-feira (14/7). O desfecho e o anúncio da segunda temporada abriram espaço para novidades e apresentaram alguns dos principais fatos que guiarão o Universo Cinematográfico Marvel (MCU) daqui para frente. Loki mudou a Marvel e o blog Próximo Capítulo mostra, com spoilers, alguns pontos importantes que o seriado deixou em aberto para o futuro do estúdio.

Evento Nexus e o multiverso

Talvez o principal conceito da fase 4 do MCU, os Eventos Nexus já haviam sido apresentados antes na Marvel, mas agora estão consolidados como algo do Universo. Um Evento Nexus é um acontecimento capaz de criar uma ramificação na linha do tempo. Dessa forma, possibilita que haja um novo universo que funciona paralelamente ao que já existe.

No último ato de Loki, foi possível ver que o universo criou infinitas ramificações, ou Eventos Nexus. Dessa forma, a Marvel tem na mesa infinitas possibilidades de histórias, já que, com os fatos finais do seriado, conseguiu justificativa para praticamente tudo. Afinal, é só afirmar que certo personagem, arco, ou história aconteceu em outra linha do tempo do multiverso iniciado em Loki.

Assim, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e Homem-Aranha: Sem volta para casa serão consequências diretas das ações realizadas em Loki. Personagens já anunciados como Os Eternos; a Thor (Natalie Portman), em Thor: amor e trovão, Blade (Mahershala Ali), Cavaleiro da Lua (Oscar Isaac) e o Quarteto Fantástico podem ser originários de outras linhas do tempo. Isso explicaria o fato de eles não existirem antes no Universo e facilitaria a entrada tardia deles nas histórias. Até nomes ainda não anunciados como os X-Men, Motoqueiro Fantasma, ou até personagens já mostrados previamente como o Venom, de Tom Hardy, os vilões dos Homem-Aranhas antigos e o Deadpool teriam possibilidades no MCU

Kang e a Saga do Tempo

O principal vilão de Loki foi apresentado no último episódio da série com o nome Aquele que Permanece (Jonathan Majors). Para quem já estava ciente das novidades da Marvel, ele tem uma alcunha mais famosa nos quadrinhos: Kang. O personagem é um viajante no tempo que viveu em praticamente todas as épocas da existência humana e provavelmente será ele a peça chave dos próximos anos do MCU.

Kang, como ele mesmo diz na série, já teve vários nomes, mas alguns se sobressaem e estão em processo de serem apresentados no futuro do estúdio. O primeiro é o próprio Kang, O Conquistador, vilão que viaja no tempo para criar reinados. Ele é esperado como antagonista do filme Homem-Formiga e Vespa: Quantumania, talvez um dos mais importantes da nova fase da Marvel.

O segundo nome é Immortus, ou o Jardineiro do Tempo, capaz de apagar linhas do tempo inteiras e que tem forte ligação com o Quarteto Fantástico. Ele também tem um romance importante com uma princesa chamada Ravonna, mesmo nome da chefe da TVA em Loki, o que aponta que pode ser ele o vilão na 2ª temporada do seriado. Ele ainda possui outros nomes que podem ser explorados, como Faraó Rama-Tut, Scarlet Centurion, Mister Gryphon e Nathaniel Richards, que muitos clamam ser o nome original do personagem.

Os fãs da Marvel podem estar se deparando com uma fase cheia do mesmo vilão apenas com alcunhas diferentes. É como se o Loki desse espaço justamente para um personagem tão carismático assumir o seu posto. Assim como Loki, Kang estará em todos os lugares e será um ponto de união.

Jovens Vingadores

Um dos criadores dos Jovens Vingadores e principais responsáveis por derrotar o próprio Kang em uma das sagas das HQs, o Rapaz de Ferro se junta ao Loki criança como parte do supergrupo jovem, apresentados no último seriado da Marvel. Além deles já apareceram nas telas Billy e Tommy, filhos de Wanda, que assumem a alcunha de Wiccano e Célere, e Eli Bradley, neto de Isaiah em Falcão e o Soldado Invernal, que se intitula Patriota.

Já estão confirmadas nas próximas histórias mais três integrantes do grupo, Kate Bishop, a Gaviã Arqueira que será introduzida na série Hawkeye; Cassie Lang, ou Estatura, filha do Homem-Formiga e da Vespa, que será apresentada em Quantumania; e América Chávez, também conhecida como Miss América, que estará presente em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Foram anunciados ainda os filmes The Marvels, em que a Capitã Marvel e a Mrs. Marvel lutarão juntas; e Invasões secretas, em que Nick Fury e Talos lidarão com uma invasão Skrull. Ambos podem trazer Hulkling, filho de um Kree e um Skrull importantíssimo para formação dos Jovens Vingadores.

Demônios, Empresas maléficas do futuro e Vampiros

Loki fez questão de citar diversas pequenas coisas durante o seriado, a começar pelo crime que Loki é acusado pela TVA, a violação 7-20-89. Essa violação nunca foi verdadeiramente citada nos quadrinhos, mas faz referência a uma saga do Thor nas HQs que envolve o demônio Chthon. Isso pode ser uma pequena dica do futuro próximo da Marvel, já que Chthon é apontado como um possível vilão do próximo filme do Doutor Estranho e o Quarteto Fantástico.

Outra citação, um tanto comum no MCU, é a da Roxxon. A empresa está por trás de muitos atos maléficos nas HQs e pode ser uma interessante ameaça terrena para personagens como o novo Capitão América, os Thunderbolts, ou até o Homem-Aranha.

Por fim, uma pequena citação de Mobius (Owen Wilson) deixou os fãs de orelhas em pé. Em determinado momento, em uma conversa com Loki, ele conta que a TVA “já prendeu Krees, Titãs e Vampiros”, o que abre espaço para a introdução de Blade, caçador de vampiros com filme confirmado desde 2019. E lembrando de Mobius, vale o questionamento: Será que ele conseguirá andar de Jet Ski?

Futuro feminino da Marvel

Capitã Marvel, Viúva Negra, Vespa, Shuri, Mantis, Gamora, todas essas personagens já tiveram momentos de protagonismo mesmo que mínimo no MCU até agora. Contudo a Marvel, vai investir cada vez mais em mulheres em posição de poder. WandaVision, Hawkey, Iron Heart, Mrs. Marvel, todas essas séries tem personagens femniinas protagonistas de verdade, que dão título a história, Viúva Negra ganhou, mesmo que tardiamente, um filme solo e agora Sylvie é a responsável por criar o multiverso que veremos em tela nos próximos anos. O fato mostra que o destino da Marvel provavelmente estará nas mãos de fortes personagens femininas, e as lideranças dos Vingadores ainda estão em vacância, o que pode significar um espaço para personagens tão importantes brilharem.

*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader