law & order true crime Crédito: Reprodução/Internet

Aquecimento Emmy 2018: Edie Falco é o destaque de Law & order True crime

Publicado em Minissérie

Minissérie Law & order True crime: The Menendez murders foi lembrada na categoria melhor atriz em série limitada do Emmy 2018 pela atuação de Edie Falco como a advogada Leslei Abramson

Aquecimento Emmy! Toda sexta-feira o Próximo Capítulo publicará matérias sobre produções indicadas ao prêmio de 2018, que ainda não foram citadas no blog. Acompanhe!

O sucesso de American crime story: The people vs. O.J. Simpson, de Ryan Murphy, abriu as portas para a volta de um filão na tevê: produções que retratam crimes reais famosos em formato ficcional. Seguindo essa tendência, a franquia Law & order lançou um spin-off intitulado True crime: The Menendez murders, em que o objetivo é explorar exatamente esse gênero e dar gás para a marca.

Crédito: Reprodução/Internet
Crédito: Reprodução/Internet

Lançada no ano passado nos Estados Unidos, a primeira temporada da produção — que pretende ser uma antologia novamente aos moldes de American crime story (que na segunda temporada retratou o assassinato de Versace) — acompanha a história verídica dos irmãos Menendez, Erik (Gus Halper) e Lyle (Miles Gaston Villanueva), que mataram os pais, José e Kitty, dentro da própria casa. Inicialmente, a dupla tentou se fazer de inocente até admitir a autoria e alegar sofrer abuso sexual do pai. O julgamento, assim como de O.J., foi excessivamente televisionado e surgiu daí o interesse televisivo no caso.

Como as produções do estilo, Law & order True crime: The Menendez murders se utiliza da realidade — brutal e muitas vezes inacreditável — na maioria das cenas, mas também tem uma pitada de ficção para dar uma apimentada na trama. A história é boa e rende, porém, muitas vezes soa como algo repetitivo.

O grande destaque é, sem dúvidas, a presença de Edie Falco, que interpreta Leslie Abramson, a advogada de defesa dos jovens. E isso, de novo, faz com que a gente se lembre de American crime story, em que o destaque também ficou por conta de uma mulher, no caso Sarah Paulson, que venceu o Emmy de melhor atriz em série limitada em 2016 — o que aumenta a chance de Edie a conquistar o mesmo prêmio. O único fato ruim é que a atriz de Law & order True crime muitas vezes brilha sozinha pela falta de um elenco de uma qualidade tão boa quanto a dela.

Para os fãs de produções que misturam investigação e julgamento, Law & order True crime: The Menendez murders é uma boa pedida. A minissérie, que teve oito episódios, tem grande chance de conseguir uma renovação para apostar no formato de antologia.