. American crime story: O povo contra O. J. Simpson retrata a história real do julgamento do ex-jogador de futebol americano acusado de assassinar a esposa
americancrimestoryojsimpson Crédito: Ray Mickshaw/FX/Divulgação

Bons motivos para assistir a American crime story: O povo contra O.J. Simpson

Publicado em Séries

Sucesso do ano passado, American crime story: O povo contra O.J. Simpson está no catálogo da Netflix. Ao todo, são 10 episódios sobre um dos julgamentos mais contestados, controversos e populares dos EUA

Uma das séries mais comentadas do ano passado, American crime story: O povo contra O.J. Simpson, está disponível desde quinta-feira (2/2) no catálogo da Netflix. A trama não é oficialmente uma novidade para os brasileiros, pois neste mesmo período em 2016 estreou no canal FX simultaneamente com os Estados Unidos. No entanto, ao entrar na Netflix abriu a possibilidade para um público ainda maior ter acesso à produção (e que produção!).

American crime story é mais uma antologia do produtor Ryan Murphy (Glee, American horror story e American crime) em parceria com Scott Alexander e Larry Karazenwski. A série tem como base a obra The run of his life: The people v. O.J. Simpson (A corrida da vida dele: O povo contra O.J. Simpson, em tradução livre), de Jeffrey Toobin, que conta a história de um dos julgamentos que mais movimentou os Estados Unidos. O parecer sobre o ex-atleta de futebol americano e ator O.J. Simpson acusado de matar a ex-mulher Nicole Brown e o garçom Ronald Goldman em 12 de junho de 1994.

Desde o lançamento, a série se tornou bastante comentada e arrebatou prêmios em diversas premiações televisivas. Só no Emmy Awards, considerado o Oscar da tevê, a produção levou nove categorias. No Globo de Ouro, foram duas estatuetas e no Screen Actors Guild Awards, conquistou uma categoria. A atriz Sarah Paulson, que interpreta a advogada da promotoria Marcia Clark foi premiada em todas elas por sua atuação.

Mas por que só se tem elogios à American crime story: O povo contra O.J. Simpson? É isso que o Próximo Capítulo te mostra a seguir.

Bons motivos para começar uma maratona de American crime story

A história

Cena da série American crime story: O povo contra O.J. Simpson
Crédito: Ray Mickshaw/FX

Talvez para o público brasileiro o julgamento de O.J. Simpson não seja tão popular. Mas, nos Estados Unidos, os 372 dias de audiência mexeram com o país, que parou para assistir O.J. Simpson ser inocentado, mesmo com todas as provas do crime apontando seu envolvimento. Em primeiro lugar, isso aconteceu por O.J. Simpson ser uma figura popular. Além de ser um grande jogador de futebol americano, ele tinha participações em filmes como a franquia Corra que a polícia vem aí (1988, 1991 e 1994). Outro motivo é que tudo foi televisionado, desde a fuga de O.J. até o encerramento do caso.

Apesar de todas as provas do crime apontarem para O.J. Simpson, grande parte da população norte-americana apoiou o ex-atleta. O motivo é que os Estados Unidos viviam uma época de crise, com inúmeros casos de negros mortos por policiais. Uma parcela da comunidade negra acreditava que a promotoria estava acusando O.J. Simpson injustamente.

A fidelidade

American crime story: O povo contra O.J. Simpson poderia pecar ao tratar de uma história real em formato de ficção, mas não foi isso que aconteceu. Um dos maiores trunfos do seriado é exatamente esse: ser muito fiel aos acontecimentos do julgamento. Inclusive, há muitas falas e cenas que foram retiradas do que foi televisionado.

Sarah Paulson como Marcia Clark na série American crime story
Crédito: FX/Divulgação. Sarah Paulson como Marcia Clark

Essa fidelidade também está nas atuações, que não ficaram apenas nas caracterizações físicas, mas na forma de se expressar. Sarah Paulson entrega uma Marcia Clark totalmente crível. Inclusive, é impossível não se emocionar com o episódio seis, Marcia, Marcia, Marcia, que mostra como a defesa de O.J. Simpson e a mídia usaram golpes pesados para desmerecer a figura de Marcia.

Também é necessário destacar as interpretações de Courtney B. Vance, que deu vida ao advogado de defesa de O.J., Johnnie Cochran (o principal responsável pela inocência do ex-atleta), e Sterling K. Brown, o advogado da promotoria, Christopher Darden, escolhido para tentar mudar a ideia da comunidade negra em relação a figura de Simpson. O elenco ainda tem John Travolta como Robert Shapiro; David Schwimmer (sim, o eterno Ross de Friends) na pele de Robert Kardashian; e Cuba Gooding Jr. atuando como o próprio O.J. Simpson.

Família Kardashian

Durante o casamento, O.J. Simpson e Nicole eram melhores amigos do então casal Robert Kardashian e Kris (Jenner). Após o fim das uniões, O.J. e Robert permaneceram próximos, assim como Nicole e Kris. Sem acreditar na possibilidade do amigo ter matado a ex-mulher, Robert se oferece para ser advogado de Simpson.

Kardashinas No American Crime Story GIF - Find & Share on GIPHY

Esse foi o primeiro grande holofote da família Kardashian. Até, por isso, Ryan Murphy aproveitou a oportunidade para mostrar um pouco da realidade de um dos clãs mais populares atualmente dos Estados Unidos. É engraçado ver a família Kardashian já ter relevância no país antes mesmo do vazamento de imagens nuas da socialite Kim Kardashian.

SERVIÇO
American crime story: O povo contra O.J. Simpson
Dez episódios disponíveis na Netflix Brasil.

Falando em O.J. Simpson…

A história de O.J. Simpson será retratada em outra produção televisiva. É o reality show O.J. Simpson: A prova esquecida que estreia em 22 de fevereiro, às 21h35, no canal ID. A atração promete apresentar novas evidências sobre o crime envolvendo o ex-atleta.