masterchefbrasil1 Crédito: Band/Divulgação

Eliminação surpreendente e química de dupla improvável marcam episódio do MasterChef Brasil

Publicado em Reality show

Episódio do último domingo (23/6) do MasterChef Brasil teve muitas surpresas. A principal delas causada pela volta do repescado Helton

A volta do amador Helton ao time desta temporada do Masterchef Brasil após a repescagem da semana passada trouxe de novo a atmosfera estrategista típica de realities para a competição culinária. Com a vitória no episódio anterior, coube ao jovem cozinheiro o poder de escolher o ingrediente que os colegas teriam que usar na primeira prova da noite de domingo (23/6), que consistia na preparação de um prato com grão como protagonista.

Sete tipos de grãos estavam expostos e poderiam ser usados na prova. Cada um dos 11 participantes receberia um escolhido pelo próprio Helton. Para ele mesmo e para a amiga Haila, escolheu o feijão branco; ervilha para Rodrigo; grão de bico para Eduardo R. e Janaína; lentilha para Eduardo M.; feijão rajado para Lorena; feijão fradinho para Echaterine e Weverton; feijão bolinha para Fernando; e mostrando que o desafeto com Juliana continua firme e forte, ele logo deu para ela a temida soja.

Tendo o grão como protagonista, alguns participantes se enrolaram durante a prova. Helton foi um deles. Prometendo fazer um feijão branco crocante, o amador não conseguiu executar e entregou um prato sem graça para mais de uma hora de prova: um snack de feijão franco com abacaxi e batata. Outro destaque negativo da prova foi Juliana, que optou por um prato que misturava sabores salgados e doces: salada de soja e cevadinha com avocado tostado e mel.

Crédito: Band/Divulgação. Rodrigo foi o destaque da prova de grãos

Já os destaques positivos foram Echaterine, demonstrando o crescimento nesta reta da competição, com o primeiro prato “mais é mais” da história do Masterchef, purê e ensopado de feijão com cúrcuma, farofa de castanha, abóbora, quiabo e maxixe; Rodrigo, que acabou levando a prova, com o delicado curry de ervilha com especiarias acompanhado de pão sem fermentação; e Eduardo M., que optou por um prato típico da culinária árabe: arroz mjadra.

Prova de eliminação em duas partes e a dupla Juliana e Helton

Com Rodrigo, Echaterine e Eduardo M. no mezanino, veio a primeira parte da prova de eliminação. Em duplas, os participantes tiveram que cozinhar uma lasanha. Como foram os piores da prova, Juliana e Helton, ficaram juntos como desvantagem. Uma estratégia boa do programa e que rendeu muito bem para a edição do último domingo. As demais duplas foram escolhidas por Rodrigo, vencedor da prova anterior, que juntou Fernando e Weverton, Haila e Eduardo R., e Lorena e Janaína.

Dessas duplas as que pareciam mais promissoras eram Fernando e Weverton e Haila e Eduardo R. pelo fato de os participantes serem amigos. Como esperado, ao longo da prova, muita confusão entre Juliana e Helton, que se desentendiam a todo momento. Algo que se repetia na bancada de Lorena e Janaína, as participantes não confiavam nas decisões e tiveram alguns conflitos.

Com esse cenário esperava-se que Juliana e Helton tivessem o pior desempenho. Até porque a dupla teve problemas na massa fresca feita por Juliana e salva por Helton, além de apenas oito minutos para assar a lasanha. Mesmo assim, o talento da dupla surpreendentemente superou os conflitos e os dois entregaram o melhor prato, uma lasanha à bolonhesa e molho béchamel com salada de couve, espinafre e tomate, e ainda animaram o coração do público com o surgimento dessa dupla improvável.

Haila e Eduardo R. trabalharam bem ao fazer uma lasanha de frango ao molho branco com salada de ricota e tomate-cereja. Enquanto isso, Lorena e Janaína tiveram problemas com a lasanha à bolonhesa com pesto. Em sua maioria causados pelo tempero preferido de Lorena: o coentro, que foi criticado pelos jurados. Mas tudo desandou mesmo para a dupla que parecia mais promissora Weverton e Fernando, os dois optaram por uma lasanha à bolonhesa com vegetais com salada de espinafre, queijo pecorino e pistache, definida como “sem sabor” por Paola Carosella, Érick Jacquin e Henrique Fogaça.

Sendo assim, vitória para a dupla Helton e Juliana, que agitou o programa, e Weverton e Fernando foram para a segunda etapa da prova de eliminação. Agora, os amigos teriam que se enfrentar em uma reprodução de um crepe suzette. Atrapalhados, os dois tiveram muitos erros. E mostrando que o MasterChef é mestre em eliminar participantes não apenas nas fraquezas, mas também em suas forças, Weverton, o melhor confeiteiro da edição, errou ao não saber os ingredientes corretos do prato e se despediu ao entregar um crepe que mais parecia uma omelete. A eliminação, claro, rendeu muito choro no mezanino. Agora segue o top 10!

Crédito: Band/Divulgação