coluna_lies 2019. Crédito: HBO/Divulgação. Cultura. Cenas da segunda temporada de Big little lies.

Estrelas de Hollywood brilham em séries

Publicado em Séries

Atrizes e atores ganhadores do Oscar abrilhantam séries como Big little lies e Dilema

Quando o streaming cresceu e foi tomando conta do mercado, muita gente torceu o nariz apontando o fim do cinema ou das séries televisivas. Bobagem ー tem espaço pra todo mundo na indústria do entretenimento. Isso entendido, o cinema foi “emprestando” suas estrelas para a tevê e para o streaming num caminho que culminou numa justa vitória de Roma, de Alfonso Cuarón e da Netflix, no Oscar deste ano.

Parando para olhar para badaladas estreias dos últimos dias em emissoras e plataformas como HBO e Netflix, vamos nos deparar com nomes a que estamos acostumados a acompanhar nas telonas. O elenco e a direção de Big little lies (HBO), Dilema (Netflix), Black mirror (Netflix) e Mistério no mediterrâneo (Netflix) estaremos diante de seis Oscar e dezenas de indicações ao prêmio máximo do cinema.

Renée Zellweger na série Dilema
Renée Zellweger na série Dilema

O elenco à frente da segunda temporada de Big little lies (leia a crítica) dispensa apresentações. As protagonistas são vividas por Meryl Streep, Nicole Kidman, Reese Witherspoon, Shailene Woodley e Laura Dern ー todas com sólida carreira no cinema. Vale lembrar que Nicole Kidman e Laura Dern venceram o Globo de Ouro pela primeira temporada da série. Como era de se esperar, é Meryl quem rouba a cena neste início de temporada. Ela vive Mary Louise Wright, a sogra de Celeste (Nicole Kidman), que quer tentar descobrir mais informações sobre o mistério que movimenta a primeira temporada.

Parceira de Nicole Kidman em Cold mountain, Renée Zellweger vive Anne Montgomery, a fria protagonista da irregular Dilema (leia a crítica). A performance de Renée dividiu opiniões: confesso ser do time que acha que ela está meio engessada, pouco à vontade. Mas a imprensa internacional e boa parte dos meus colegas nacionais apostam no nome da atriz vencedora do Oscar como certo na temporada de premiações, como Globo de Ouro e Emmy. Na série, um suspense de tirar o fôlego, Anne é daquelas vilãs que fazem de tudo para conseguir o que querem.

Cena de Mistério no Mediterrâneo
Adam Sandler e Jennifer Aniston são as estrelas de Mistério no Mediterrâneo

Em sua quinta temporada, Black mirror tem no primeiro episódio ー seguindo a ordem sugerida pela Netflix, já que a série é uma antologia e pode ser assistida em qualquer sequência ー a presença marcante de Anthony Mackie, o Falcão da saga Vingadores. Ele esbanja carisma ao viver Danny, protagonista do episódio Striking vipers. Na tela, assuntos como relacionamentos virtuais, bissexualidade, dependência tecnológica entram em pauta.

Adam Sandler e Jennifer Aniston são as estrelas de Mistério no Mediterrâneo (Leia a crítica). A dupla bem que poderia estar encabeçando o elenco de uma comédia romântica no cinema. Mas a produção em questão é um suspense cômico feito pela Netflix. O policial Nick Spitz (Sandler) e a esposa, a cabeleireira Audrey (Jennifer) se envolvem, sem querer, numa trama policial que lembra aquele jogo de tabuleiro Detetive.

Retrato de uma geração e dessa tendência, Ellen Page transita bem entre o cinema e o streaming. Prova disso é que a jovem estrela filmes como Juno e a saga X-Men e séries como The Umbrella Academy e a nova e badalada Crônicas de São Francisco. Se há como trilhar dois caminhos, porque brilhar um só?

Eles ganharam o Oscar por…
Renée Zellweger – Cold mountain (2004)
Nicole Kidman – As horas (2002)
Reese Witherspoon- Johnny & June (2006)
Meryl Streep – A dama de ferro (2012), A escolha de Sophia (1983) e Kramer vs Kramer (1980)