A Força do Querer

A força do querer: Esperada cena em que Ivana se revela trans para a família vai ao ar nesta segunda

Publicado em Novela

A mãe de Ivana, Joyce, ficará desesperada ao ouvir: “Eu nasci um menino”. Cena começa de A força do querer começa a ser transmitida nesta segunda-feira

Uma das cenas emblemáticas e mais emocionantes de A força do querer vai ao ar no capítulo previsto para esta segunda-feira, na edição especial que a Globo exibe do folhetim de Glória Perez. É quando Ivana (Carol Duarte) revela à família que é transexual. “Eu nasci um menino”, chega a dizer a jovem, deixando perplexos os pais, Joyce (Maria Fernanda Cândido) e Eugênio (Dan Stulbach), e o irmão Ruy (Fiuk).

Depois de uma conversa com Nonato (Silvero Pereira), Ivana toma coragem para falar a verdade à família. Logo que entra na sala, Ivana dispara, sem nem pensar ou parar pra respirar: “Não vai ser fácil dizer e não vai ser fácil para vocês ouvirem. Eu não sou uma menina. Eu sou um trans. Eu passei a minha vida toda angustiada porque eu não sabia quem eu era. Agora eu sei quem eu sou. Vocês não tiveram uma filha. Eu nasci um menino. Eu passei a minha vida toda brigando com o meu corpo. Ele não é meu, foi um engano. Mãe, me escuta, por favor. Eu não sou uma mulher. Eu sou um homem! Eu nunca fui uma mulher, nunca! Eu sou um homem que nasci nesse corpo errado”.

Enquanto Ruy e Eugênio ficam meio que sem reação, Joyce se desespera, pergunta à filha se ela está louca ou se drogando e cai no choro. “Isso só pode ser um delírio. É um surto psicótico, só pode ser! Você ultrapassou todos os limites, Ivana! Você está louca! Eu quero um médico aqui, agora!”, grita.

Lembrando que a mãe achou a seringa com a qual ela aplica os hormônios e achou que eram esteróides, Ivana foi além. “Vocês querem saber o que eu estou tomando? É testosterona. Eu quero ser o que eu sou! E eu vou tirar esses peitos também! E eu vim aqui perguntar se vocês me aceitam. E eu estou vendo que não. Que vocês não me aceitam”.

Depois disso, Ivana se tranca no quarto e corta o próprio cabelo. Ainda sem chão, Joyce encontra força para dar colo para Ivana, mesmo sem entender o que está acontecendo.