Estreia com cara de gente grande: Carol Duarte brilha como a Ivana de A força do querer

Publicado em Novela

Na primeira novela da carreira, Carol Duarte encanta, emociona e brilha como a Ivana de A força do querer.

Poucas vezes o primeiro papel de um ator numa novela gera burburinho. Letícia Spiller em Quatro por quatro (1994), Murilo Benício em Fera ferida (1993) e Isis Valverde em Sinhá moça (2006) são exemplos. O seleto grupo ganhou mais uma integrante: Carol Duarte, que vive Ivana/Ivan em A força do querer.

Antes de ser escalada para viver Ivana, Carol tinha pouca experiência na profissão. Ela tem no currículo um curta-metragem e quatro peças. Pelo que mostra na tevê: vem mais coisa boa por aí!

A crescente de Carol Duarte

A performance de Carol vem dando o que falar desde que a novela começou. Mesmo antes de entender que era transexual, Ivana era um desafio para a jovem atriz de 25 anos. A menina não se sentia à vontade e vivia brigando com a mãe, Joyce (uma apagada e blasé Maria Fernanda Cândido). Os motivos eram muitos: Joyce sempre sonhou em ter uma filha patricinha, toda enfeitada e Ivana definitivamente não se encaixa nesse padrão.

O pai de Ivana, Eugênio (Dan Stulbach) também está confuso desde o início e chegou a perguntar a Ivana se ela era lésbica. Perdida, a menina não soube responder.

Mas, sempre tendo a delicadeza como caminho certo, Ivana foi crescendo e Carol Duarte, aparecendo cada vez mais. É impressionante e visível o crescimento da atriz.

 

Depois de desabafar com a família, Ivana é consolada pela mãe
Depois de desabafar com a família, Ivana é consolada pela mãe

A primeira virada de Carol na trama começou quando Ivana conhece o transexual T Brant. Eles se tornam amigos e daí Ivana tira conhecimento e força para se entender melhor. Essa primeira fase teve fim quando, por acaso, Joyce ouvi uma confissão de Carol para a prima Simone (Juliana Paiva) — você pode ler sobre a cena aqui  — e quase surtou.

Mas o ápice de Carol até agora foi mesmo no capítulo de terça (29/8), quando Ivana convocou uma reunião com os pais, a prima e o irmão Ruy (Fiuk) para revelar que havia se descoberto trans e gostaria de ser aceita daquela maneira. A direção e o texto de Glória Perez foram precisos, mas quem brilhou mesmo foi Carol.

E as próximas cenas continuaram sendo dela: Ivana, num capítulo pra lá de intenso, cortou os cabelos e pediu apoio do pai para fazer uma cirurgia de retirada dos seios. O apoio do pai, Ivana não recebeu, mas o do público, Carol pode comemorar: foi instantâneo. Evoé, jovem artista!

Carol Duarte emocionou na cena que cortou o cabelo
Carol Duarte emocionou na cena que cortou o cabelo

Carol Duarte bomba nas redes também

A cena não chamou atenção apenas da crítica. As redes sociais — especialmente o Twitter — bombaram e levaram o nome da personagem e o título da novela aos trend topics daquela noite.

Colegas como Juliana Paes e Regiane Alves também se manifestaram nas redes.


No Facebook, dois trans famosos se pronunciaram. Tammy Gretchen escreveu que “Ivana se libertou. Não foi exagero a cena. Mas também tem que entender o lado dos pais, não é fácil pra eles. Eu passei por esse momento, mas não tive um papo assim, foi tranquilo. Fui descobrir o que era ser trans comigo mesmo. E cortar o cabelo é libertador, é a melhor sensação do mundo. A Carol Duarte é muito boa”.

Já a atriz e colega de elenco de Carol, Maria Clara Spinelli — a Mira — disse que estava “muito emocionada. A Carol Duarte é essa grande atriz e a Glória Perez é essa maravilhosa autora que está escrevendo esse texto com tanta dignidade para essa população que foi tão sufocada e tão calada durante uma história da sociedade até aqui, da qual eu faço parte”.