Mariana Ximenes como Tancinha em Haja coração
Haja Coração Foto: Ramon Vasconcelos/ Globo. Mariana Ximenes criou a própria Tancinha em Haja coração Mariana Ximenes como Tancinha em Haja coração

Haja coração e Sassaricando estarão no ar ao mesmo tempo. Haja “sassarico”!

Publicado em Novela

Haja coração, remake de Sassaricando, reestreia na Globo. As duas novelas poderão ser vistas simultaneamente

A Globo (re)estreia nesta segunda-feira (12/10( na faixa das 19h a novela Haja coração, de Daniel Ortiz, em edição especial. Mais do que uma oportunidade de o público rever a trama, será uma chance de compará-la a Sassaricando, novela de Silvio de Abreu da qual Daniel fez um remake e que está sendo exibida no Viva.

Separadas por 29 anos — Sassaricando é de 1987 e Haja coração, de 2016 — as duas novelas guardam muitas semelhanças, mas têm ritmos um tanto diferentes. A original é mais lenta e tem cenas e diálogos deliciosamente longos. O remake vem mais picotado, mais solar, também. A comédia dá o tom das duas — cada uma a seu tempo, naturalmente.

Outra coisa une Sassaricando e Haja coração. Nas duas ocasiões Tancinha foi muito bem defendida por Claudia Raia e Mariana Ximenes e se tornou a grande protagonista deixando para trás a heroína Camila de Maitê Proença e Agatha Moreira. Talvez a diferença neste caso seja que Daniel escreveu a Tancinha dele já em cima do espaço galgado por Claudia quase 30 anos antes. Mas é interessante notar como Mariana não simplesmente imitou Claudia, o que seria um erro e um perigo. As duas Tancinhas são irmãs, mas não gêmeas.

Curioso também notar como o casal Fedora e Leozinho funcionou nas duas versões, mesmo que a dupla de Tatá Werneck e Gabriel Godoy (esbanjando química em Haja coração) seja bem mais apimentada e “soltinha” do que a defendida com maestria por Cristina Pereira e Diogo Vilela em Sassaricando. Sinal dos tempos, talvez.

Haja coração teve mais amor

Mais rápida e mais romântica, Haja coração já chega calcada no triângulo amoroso entre Tancinha, Apolo (Malvino Salvador) e Beto (João Baldasserini), que demorava mais a pintar em Sassaricando, quando os moços foram vividos por Alexandre Frota e Marcos Frota. No início, Sassaricando era centrada em Aparício Varella e aí fica difícil para Alexandre Borges competir com o saudoso Paulo Autran.

Daniel Ortiz teve a chance de corrigir o trio cantado na música de abertura como “a viúva, o brotinho e a madame” Rebeca (Tônia Carrero/Malu Mader), Leonora (Irene Ravache/Ellen Roche) e Penélope (Eva Wilma/Carolina Ferraz). Mais uma vez com boas atrizes em mãos, os personagens não decolaram, apesar de terem sido atualizados.

Haja coração não é simplesmente uma cópia de Sassaricando — é uma releitura, com personagens suprimidos e outros acrescentados, caso do par romântico que bombou Shirlei (Sabrina Petraglia) e Felipe (Marco Pitombo). Vai ser interessante ter as duas para serem comparadas ao mesmo tempo no ar. Quem será que vai levar a melhor?