got1 Crédito: Reality social/Divulgação

Game of thrones: Estreia da oitava temporada tem reunião, clima de tensão e romance e referência ao primeiro episódio da série

Publicado em Séries

Depois de quase dois anos de espera, Game of thrones deu o pontapé para a última temporada no domingo (14/4). Em Winterfell, série entrega episódio de introdução com reencontro de personagens

O episódio de estreia da última temporada de Game of thrones pode até não ter sido impactante, como boa parte do público esperava. Mas tem motivo. Assim como em temporadas anteriores, a série precisava introduzir a atmosfera do enredo da oitava sequência. Dessa forma, a produção mostrou a reunião dos principais personagens em Winterfell se preparando para a grande guerra, o avanço dos caminhantes brancos pelo Norte e Cersei (Lena Headey) recebendo o exército da Companhia Dourada em Porto Real.

O principal trunfo da estreia foi começar fazendo uma referência ao episódio Winter is coming, o primeiro da primeira temporada de Game of thrones. Se lá em 2011, o espectador via Bran (Isaac Hempstead-Wright) escalando os muros do lar dos Starks para ver a chegada da Guarda Real ao Norte, agora um “menininho” ocupa esse lugar para ver Jon Snow (Kit Harington), ao lado de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), desembarcando em Winterfell com os exércitos de dothraki e imaculados.

Crédito: Reality social/Divulgação

Esse não foi a única cena em que a série fez uma autoreferência. Em dois outros grandes momentos do episódio, Game of thrones fez menção ao passado: quando o lorde da casa Umber foi morto pelos caminhantes brancos e colocado na parede em um símbolo que os white walkers já haviam deixado no episódio de estreia de GoT; e ainda ao final, quando a série termina com Jaime (Nikolaj Coster Waldau) e Bran, dessa vez, só se encarando — o primeiro episódio de todos de Game of thrones termina com Jaime empurrando Bran da torre.

Estreia de reencontros

Além das referências, o retorno de Game of thrones ficou marcado pela reunião dos principais personagens. Teve Jon reencontrando Bran, Arya (Maisie Williams) — no encontro mais aguardado pelos fãs — e Sam (John Bradley-West) — que ficou responsável por revelar ao amigo que ele é, na verdade, o herdeiro legítimo do Trono de Ferro. Sansa (Sophie Turner) em um diálogo pra lá de interessante com o “ex-marido” Tyrion (Peter Dinklage). Arya revendo o amigo Gendry (Joe Dempsie) e o eterno inimigo Cão de Caça (Rory McCann). Jaime e Bran em um reencontro que só terá desdobramentos no segundo episódio.

Crédito: Reality social/Divulgação

Sem falar na reunião de Theon (Alfie Evan James Allen) e Yara (Gemma Whelan) depois de a personagem ter sido feita refém do tio Euron Greyjoy (Johan Philip Asbæk). Enredo que a série fez questão de resolver de forma rápida, já que foi uma ponta que não deveria ter ficado solta na sétima temporada. Ponto para Game of thrones. Assim, Theon seguirá para a grande guerra no Norte e Yara retomará a Ilha de Ferro para, se preciso, receber Daenerys numa possível derrotada contra os caminhantes brancos.

Em Porto Real também teve reencontro. Euron retornou ao reino ao lado da Companhia Dourada, exército pago por Cersei Lannister para defender o Trono de Ferro e, quem sabe, retomar os territórios perdidos enquanto o restante das famílias luta a guerra na Norte. Como era de esperar, após entregar o exército a Cersei — mesmo sem os elefantes –, o Greyjoy conseguiu a tão desejada noite ao lado da rainha e prometeu engravidá-la, só que o que ele não sabe é que a Lannister já espera um novo filho.

O momento mais fraco do episódio de estreia, sem dúvidas, foi o clima de romance entre Jon e Daenerys. Apesar de a cena começar com uma interessante interação entre Jon e os dragões e uma sequência ao melhor estilo Como treinar seu dragão, tudo foi muito forçado com diálogos dignos de um “novelão”. Vai ser difícil a série conseguir colocar “goela abaixo” esse casal, ainda mais agora que o próprio Jon descobriu ser sobrinho de Daenerys.

Com um episódio de introdução, Game of thrones fez uma boa estreia criando um território para uma temporada que promete ter um ritmo intenso, já que o trailer do segundo episódio mostra uma grande tensão entre as famílias por conta da chegada de Jaime a Winterfell sem o exército dos Lannisters e Tormund (Kristofer Hivju) avisando do iminente início da guerra com os white walkers avançando para o lar dos Starks. E ainda entregou uma nova abertura ainda melhor do que a tradicional com a Muralha, Winterfell e Porto Real em destaque.

Trailer do segundo episódio da oitava temporada de Game of thrones