Alberto, Ester e Cassiano formam o principal triângulo amoroso de Flor do Caribe
Flor do Caribe Alberto, Ester e Cassiano formam o principal triângulo amoroso de Flor do Caribe Alberto, Ester e Cassiano formam o principal triângulo amoroso de Flor do Caribe

Flor do Caribe reestreia na Globo, na faixa das 18h. Relembre os personagens!

Publicado em Novela

Grazi Massafera, Henri Castelli e Igor Rickli estrelam Flor do Caribe, novela de Walter Negrão que volta nesta segunda-feira à tela da Globo. Lembra dos principais personagens da trama?

O sol a pino de Natal voltará a ensolarar a faixa das 18h da Globo, com a reestreia de Flor do Caribe, novela de Walther Negrão com direção de Jayme Monjardim que substituirá a reprise de Novo mundo.

O triângulo amoroso formado por Ester (Grazi Massafera) e os melhores amigos Cassiano (Henri Castelli) e Alberto (Igor Rickli) movimenta a trama. Mas a novela ainda tem outros atrativos, como um segredo que ronda Samuel (Juca de Oliveira) e Dionísio (Sérgio Mamberti) e a ingenuidade de Candinho (José Loreto), cuja melhor amiga é uma cabra.

O Próximo Capítulo entra no clima e lembra os principais personagens de Flor do Caribe.

Personagens de Flor do Caribe

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ester (Grazi Massafera) – Filha da cabocla Lindaura ( ngela Viera) e do judeu Samuel (Juca de Oliveira). Mulher romântica, que chama a atenção pela beleza e pela personalidade forte. No início da história, conduz turistas em passeios de buggy pelas praias de Vila dos Ventos. É apaixonada, desde a adolescência, por Cassiano (Henri Castelli). Os dois são separados no começo da novela por uma armadilha orquestrada por Alberto (Igor Rickli). Ester chega a se casar com o empresário, sem saber que ele estava envolvido no sumiço do amado.

Alberto Albuquerque (Igor Rickli) – Filho de Guiomar (Cláudia Netto). Rico empresário que, no início da história, é alçado pelo avô, Dionísio Albuquerque (Sérgio Mamberti), à presidência da holding da família, cujos negócios incluem a produção/exportação de sal e a mineração de tungstênio e diamantes. No início da novela, limitava-se a ser um bon-vivant, mas logo muda o comportamento. Apesar da aparente polidez e simpatia, é um homem frio e inescrupuloso. Cria uma armadilha para separar Ester e Cassiano para ter espaço para conquistar a jovem. Envolvido em tantos planos de vingança, acaba sendo internado em um hospício. Recebe todo o carinho da mãe.

Cassiano (Henri Castelli) – Filho de Chico (Cacá Amaral) e Olívia (Bete Mendes) e irmão de Taís (Débora Nascimento). À custa de grande esforço e perseverança realiza o sonho de menino de ingressar na Aeronáutica, onde se torna um dos melhores pilotos. É vítima de uma armadilha orquestrada por Alberto e se separa de sua amada Ester.

Chico (Cacá Amaral) – É funcionário da empresa da família Albuquerque e sofre com a exploração e as condições insalubres de trabalho oferecidas pela empresa. Por conta disso, está, pouco a pouco, perdendo a visão.

Olívia (Bete Mendes) – Uma mulher de fibra e tranquila. Sabe, como ninguém, lidar com o marido turrão.

Lindaura (Ângela Vieira) – Esposa de Samuel e mãe de Ester. Dedica-se a cuidar da família.

Samuel (Juca de Oliveira) – Nasceu na Holanda, em família judia, e, aos 5 anos, foi separado dos pais, levados para campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Interessou-se, desde cedo, pela arte de sua família, o design e a fabricação de joias. No Rio Grande do Norte, encontrou belas pedras e também a jovem Lindaura, por quem logo se apaixonou.

Taís (Débora Nascimento) – Filha de Chico e Olívia. A jovem linda e encantadora trabalha como guia. Leva visitantes para passeios de buggy pelas praias e dunas da região. Ao final da novela, torna-se modelo internacional e começa a namorar um italiano, colega de trabalho.

Dionísio Albuquerque (Sérgio Mamberti) – As salinas serviram de fachada para a principal atividade econômica de Dionísio – o contrabando de diamantes. Durante a Segunda Guerra Mundial, o empresário colaborou com o Eixo, fornecendo, ilegalmente, tungstênio para a fabricação de munição. O patriarca dos Albuquerque também denunciou o esconderijo de várias famílias para a polícia secreta de Hitler.

Duque (Jean-Pierre Noher) – Estelionatário de atuação internacional. Fala espanhol, francês, “portunhol” e um pouco de outros idiomas quando necessário. É um dos prisioneiros de Dom Rafael (Cesar Troncoso) e se aproxima de Cassiano para ajudá-lo a voltar para o Brasil. Em Vila dos Ventos, abre, em sociedade com Cassiano, o bar Flor do Caribe e investe em uma mina de turmalina da Paraíba, uma pedra preciosa. Descobre ser avô de Amaralina (Sthefany Brito).

Amaralina (Sthefany Brito) ー Linda, cosmopolita, arrojada, extrovertida e independente. Percorre o mundo à procura do avô, único parente que lhe restou. Descobre que Duque, a quem conheceu no Caribe, é o avô que tanto procurava.

Cristal (Moro Anghileri) – Filha de Dom Rafael e Amparo (Marta Nieto). Nunca se conformou em viver sob a estreita vigilância do pai, que a trata quase como uma princesa medieval encastelada. Cristal reúne toda a coragem e foge da fazenda da família para viver o sonho de se tornar cantora. Apaixona-se por Cassiano, mas logo percebe que o coração do piloto pertence a Ester e volta seus olhares para o jogador de futebol Fred.

Dom Rafael (Cesar Troncoso) – Parceiro comercial de Dionísio Albuquerque. Sob o disfarce de rico fazendeiro do Caribe, chefia a distribuição ilegal de pedras preciosas para Europa, Ásia e Oriente Médio. Dom Rafael tem extrema preocupação com a esposa e a filha, mantendo-as sob o seu controle. O contrabandista mantém presos todos aqueles que não cumprem os acordos comerciais fechados com ele. Entre as vítimas estão Duque e Cassiano.

Veridiana (Laura Cardoso) – Avó de Candinho (José Loreto), Lino (José Henrique Ligabue) e Dadá (Renata Roberta). A neta de cangaceiros é mulher de fibra, exige obediência e está sempre disposta a defender as crias. Guarda, entre seus pertences, relíquias do tempo do cangaço, como um par de óculos quebrado de Lampião, um pente de Maria Bonita e cartucheiras. Criou sozinha os três netos, deixados sob sua responsabilidade por sua filha, Maria Adília (Inez Viana).

Dadá (Renata Roberta) – Bem humorada, foi criada pela avó, depois de ela e os irmãos terem sido abandonados pela mãe, Maria Adília. É capaz de fazer graça da própria “solteirice” enquanto sonha com um príncipe encantado.

Candinho (José Loreto) – Adulto com alma de criança. Vive num sítio com a avó e os irmãos. Anda para cima e para baixo com sua cabra Ariana, vendendo leite ordenhado na hora. Sonha descobrir o paradeiro da mãe, que os deixou com avó e nunca mais deu notícias. No decorrer da trama, descobre ser filho de Dionísio.

Maria Adília (Inez Viana) – Envolveu-se com Dionísio durante o período em que trabalhou na mansão e, dessa relação às escondidas, nasceu Candinho. O empresário se recusou a assumir o menino e ameaçou matá-lo, se ela não desaparecesse. Adília, então, foi obrigada a ir embora de Vila dos Ventos e deixou os filhos com a mãe. Anos depois é encontrada por Lino e decide voltar para a família.

Lino (José Henrique Ligabue) – O nome de batismo dele é Virgulino, mas prefere ser chamado pelo apelido. Sabe como ninguém fazer rendas e teme que esse dom faça com que seja considerado afeminado. Termina a novela ao lado de Carol (Maria Joana) e ganha o mundo como um grande estilista.

Carol (Maria Joana Chiapetta) – A fotógrafa é a filha mais velha de Natália (Daniela Escobar) e Reinaldo (Marcos Winter) e irmã de Ludmila (Tainá Müller). Está muito feliz com a mudança da família de São Paulo para Vila dos Ventos. Assim que chega ao vilarejo, encanta-se com Lino e suas rendas. Decide ajudá-lo a promover seu trabalho e, durante essa convivência, os dois acabam se envolvendo.

Amadeu (Dudu Azevedo) – Tenente da Aeronáutica e integrante da equipe Alfa, na base aérea de Natal, junto com Ciro (Max Fercondini), Rodrigo (Thiago Martins) e Isabel (Thaíssa Carvalho). É filho, neto e bisneto de pilotos. O bisavô dele integrou um dos pelotões brasileiros que lutou na Itália e foi um dos primeiros pilotos a voar na base aérea de Natal nos anos 1940. Amadeu apaixona-se pela tenente Isabel.

Rodrigo (Thiago Martins) – De família humilde, filho de uma empregada doméstica e de um vendedor ambulante. Rodrigo sempre foi o mais curioso e batalhador entre seus cinco irmãos. É amigo de Cassiano desde que entraram para a Academia da Força Aérea Brasileira (FAB). Rodrigo é o segundo-homem da esquadrilha, atrás somente de Cassiano, o Ás.

Ciro (Max Fercondini) – Filho de um deputado federal e de uma socialite. Desde garoto era apaixonado por aviões e ingressou para a Força Aérea Brasileira. Rapaz rico e mimado, mas que aprende que, no quartel, não existe vontade própria, e sim coletiva. É novato na base aérea do Rio Grande do Norte, bom piloto, mas dizem que ele só conseguiu a disputada vaga por ser filho de “gente graúda”.

Isabel (Thaíssa Carvalho) – Especialista em tecnologias de segurança e considerada a melhor piloto da Aeronáutica brasileira. Foi transferida para a base aérea de Natal como instrutora de voo da equipe Alfa, com a missão de investigar o tráfico de pedras preciosas. É durona, concentrada no trabalho e respeitada por todos. Mora na república dos tenentes, em Vila dos Ventos, e se envolve com Amadeu.

Comandante Mantovani (Licurgo Spínola) – Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), da base de Natal. Liderou várias operações da equipe Alfa. Teve um relacionamento com Taís, mas não deu certo.

Quirino (Aílton Graça) – Casado com Doralice (Rita Guedes), governanta e cozinheira da casa dos Albuquerques, e pai de Juliano (Bruno Gissoni) e do pequeno William (Renzo Aprouch), ambos adotados. Também adota Beatriz, mas a menina fica com Doralice quando o casal se separa. Aos 18 anos, entrou para o seminário, mas mudou de ideia ao decidir adotar Juliano. Chegou a trabalhar na casa dos Albuquerques como motorista, mas não suportava a maneira como Dionísio tratava William e pede demissão. Acaba se tornando professor de história.

Doralice (Rita Guedes) – Misto de cozinheira, copeira e uma espécie de governanta da casa de Dionísio Albuquerque. No início da novela, casa-se com Quirino e assume, com ele, a criação de Juliano e William. Não pode ter filhos e sofre demais com isso. Apaixona-se por Juliano e resolve abandonar a família para fugir desse sentimento. Entra para um convento em busca de ajuda e é abençoada com uma criança, Beatriz, cuja mãe morreu logo após o parto. Adota a menina junto com Quirino e tenta reatar os laços de matrimônio com ele, mas já é tarde. Decide, então, viver em um orfanato no interior de São Paulo.

Nicole (Cinara Leal) – A dançarina profissional viajou o mundo ao lado da amiga Guiomar (Cláudia Netto). Ao chegar ao Brasil, começa a trabalhar como coreógrafa no bar Flor do Caribe.

Juliano (Bruno Gissoni) – O jovem pescador é filho de criação de Quirino. Doralice, esposa de seu pai, acaba se apaixonando por ele e decide ir para um convento para se afastar desse sentimento. O pescador apaixona-se pela bióloga Natália (Daniela Escobar), com quem se casa e tem uma filha.

Natália (Daniela Escobar) – Bióloga e pesquisadora de ponta na área marinha. É uma profissional respeitada no mundo científico e acadêmico, fruto de uma dedicação obsessiva ao trabalho, com o sacrifício voluntário de sua vida pessoal. No começo da novela, está recém-separada de Reinaldo (Marcos Winter), um empresário musical, e decide que não há lugar em sua vida para envolvimentos amorosos. Dedica-se apenas às filhas, Ludmila (Tainá Müller) e Carol (Maria Joana Chiapetta). Deixa São Paulo e se muda para Vila dos Ventos com a intenção de estudar a vida marinha local. Apaixona-se por Juliano, um jovem pescador. Eles se casam, e ela engravida de uma menina.

Bibiana (Cyria Coentro) – Mulher de Donato (Luis Carlos Vasconcelos) e mãe de Hélio (Raphael Viana), Felipe (Pablo Mothé) e Marizé (Lívian Aragão). A cozinheira de mão cheia comanda um bar em Vila dos Ventos, cujas especialidades atraem os turistas. Sofre com as brigas entre o marido e Hélio, o filho mais velho. O rapaz não quer ter a vida de pescador do pai.

Donato (Luiz Carlos Vasconcelos) – Mestre-pescador que comanda uma traineira, a bordo da qual ele e outros homens partem, diariamente, para a pesca. Vive brigando com Hélio, o filho mais velho. O rapaz não quer seguir os passos do pai e rejeita sua origem humilde. Hélio é culpado por um acidente de trânsito que matou um turista. Para proteger o filho, Donato assume a culpa do crime. É condenado a 20 anos de prisão, mas consegue cumprir parte da pena em liberdade. Quando sai da cadeia, retoma a vida graças ao apoio da família e dos amigos.

Hélio (Raphael Viana) – Rapaz ambicioso nem cogita ser pescador como o pai ou dono de quiosque como a mãe. É responsável por um acidente de trânsito que leva um turista à morte. Para evitar que o filho seja preso, Donato assume a culpa do crime. Enquanto o pai está na cadeia, Hélio dedica-se à faculdade de direito, conquista a confiança de Dionísio Albuquerque e se torna braço-direito do empresário. No final da novela, é condenado a seis anos de prisão por ter organizado o sequestro de Samuel.

Ludmila (Tainá Müller) – Filha mais nova de Natália e Reinaldo. Trabalhava com moda em São Paulo. Muda-se com a mãe para Vila dos Anjos, onde se apaixona por Ciro.

Safira (Suzana Pires) – Cigana que amaldiçoou Dionísio durante a Segunda Guerra Mundial pelos crimes que ele cometeu contra as minorias. Foi levada como prisioneira para os campos de concentração, mas seu filho Manolo (Elias Gleizer) conseguiu fugir.

Yvete (Patrícia Naves) – Secretária particular de Alberto. Desdobra-se para fazer tudo pelo chefe. Antes de se ser contratada pelo Grupo Albuquerque, trabalhava como jornalista.

Reinaldo (Marcos Winter) – Foi empresário da cantora Cristal (Moro Anghileri), no Brasil.

Zuleika (Gisele Alves) – Empregada e cozinheira na casa de Alberto Albuquerque. Apaixona-se por Hélio.

Paçoquinha (Rafael Almeida) – Rapaz introvertido, inseguro e atrapalhado. O voluntário na ONG de Ester foi acolhido junto com Marinalva (Viviane Victoretti), de quem acabou virando namorado. Trabalha como DJ no bar Flor do Caribe e dá aulas de kitesurf.

Alaor (Gésio Amadeu) – Amigo de Chico, pai de Cassiano. Trabalhou como empregado nas salinas dos Albuquerques até ser demitido. Passa, então, a fazer parte da tripulação do pescador Donato.

Aurora (Suzana Pires) – neta de Manolo e irmã de Dalila (Carol Picchi). A advogada trabalha em uma organização que se dedica a localizar, investigar e punir criminosos de guerra. Ajudou a capturar o carrasco nazista Klaus Wagner, identidade secreta de Dionísio Albuquerque.

Guiomar (Cláudia Netto) – A mãe de Alberto é uma socialite que vive no eixo Paris-Nova York. Costuma passar temporadas no Brasil para estar próxima do filho, mas não é bem-vinda pelo sogro Dionísio. Alberto sempre imaginou que a mãe não o amava, mas, no final da trama, descobre que o vilão foi o avô. Ela sempre quis se reaproximar, mas Dionísio nunca permitiu. Guiomar termina a novela ao lado de Duque e como cantora no bar Flor do Caribe.

Amparo (Marta Nieto) – Esposa dedicada e submissa a Dom Rafael. Admira a determinação da filha, Cristal, em se tornar cantora, mas não tem coragem de enfrentar o marido para ajudá-la a realizar o seu sonho.

Samuca (Vitor Carvalho) – Filho de Ester e Cassiano. Seu nome é Samuel em homenagem ao avô materno. Como não conheceu o pai verdadeiro, o grande referencial masculino de Samuca é Alberto. No decorrer da novela, aproxima-se do pai verdadeiro. É irmão de Francisco e meio-irmão de Laurinha (Serena e Vitoria Lovatel), filha de Alberto e Ester.

Manolo (Elias Gleizer) – O cigano é avô de Dalila e Aurora. Assim como Samuel, foi vítima de Dionísio Albuquerque, que entregou seus pais para os nazistas. Ajudou Samuel na investigação contra Klaus Wagner, a identidade secreta de Dionísio. Durante o tempo que passou em Vila dos Ventos, encantou-se por Veridiana.

*Fonte: Memória Globo