CBNFOT211020202038 2020. Crédito: Niko Tavernise/Divulgação. Cultura. Cenas da minissérie The Undoing.

Final de The undoing, da HBO: De que lado você está?

Publicado em Minissérie

Minissérie The undoing chegou ao fim no último domingo (29/11) dividindo opiniões pela conclusão

A obviedade não parece ser a melhor amiga dos roteiristas de séries. Ao menos, o recurso tem sido cada vez mais criticado pelo público, hoje habituado com as tramas repletas de reviravoltas, os chamados plots twists. Os responsáveis por The undoing, minissérie da HBO, que o digam. A trama chegou ao fim no último domingo (29/11), após a exibição de seis episódios, dividindo o público.

O motivo da insatisfação de parte dos telespectadores tem a ver exatamente com a ausência de uma mudança radical na linha narrativa. Já que, desde o início, The undoing deu pistas de quem seria o responsável pelo crime que conduz a história da minissérie do canal da tevê por assinatura. Para situar o fato é preciso primeiramente explicar a narrativa da produção e os caminhos escolhidos para o final.

O CONTEÚDO ABAIXO CONTÉM SPOILERS

Protagonizada por Nicole Kidmann e Hugh Grant, The undoing é ambientada em Nova York nos dias atuais e coloca o espectador acompanhando o casal Grace e Jonathan Fraser, uma psicóloga e um oncologista que parecem viver uma vida cotidiana de uma família rica na Big Apple. Tudo muda quando Elena Alves (Matilda De Angelis) aparece no dia a dia de Grace e depois é misteriosamente e brutalmente assassinada no próprio ateliê. O corpo é encontrado pelo filho de Elena, Miguel (Edan Alexander), colega de escola do filho do casal, Henry (Noah Jupe).

Logo no primeiro episódio, a minissérie dá a pista: Jonathan Fraser desaparece na noite do crime. E a partir daí começa, a cada capítulo, entregar mais e mais munições contra o personagem, mesmo que, a todo momento, utilize o recurso de tentar desviar a atenção do público para outros possíveis suspeitos, desde Grace até Henry; passando pela melhor amiga de Grace, Sylvia Steineitz (Lily Rabe); pelo pai de Grace, Franklin Reinhardt (Donald Sutherland); e pelo marido da vítima, Fernando Alves (Ismael Cruz Cordova).

2020. Crédito: David Giesbrecht/Divulgação. Cultura. Cena da série The undoing da HBO.

Mas The undoing faz tudo isso apenas para que a crueldade do crime e a psicopatia de Jonathan fiquem ainda mais evidentes. Em entrevista cedida pela HBO ao Próximo Capítulo, a atriz Lily Rabe já havia dado a dica. Para além de ser uma produção sobre quem matou? — mesmo que se valha disso –, a principal mensagem por trás de The undoing é a de que nunca se conhece verdadeiramente alguém.

É o que acontece com Grace. Nem a experiência de anos como psicóloga a faz perceber que viveu anos ao lado de um homem frio, sem capacidade de sentir remorso e empatia. Esse é outro ponto, inclusive, de críticas de parte do público. Como a personagem, tendo a profissão que tem, nunca se deu conta? No entanto, também é possível entender, já que é mais fácil perceber situações de terceiros, quando não se tem um envolvimento afetivo.

No desfecho, The undoing optou por seguir o caminho natural e confirmar que Jonathan foi responsável pela morte de Elena Alves, com quem ele se relacionou durante o tratamento de um câncer do filho dela, Miguel. Conclusão essa que serve para explicar o título em português Já devias saber, que repete a escolha do livro de Jean Hanff Korelitz que deu origem à minissérie.