fernando_val

Fernando Val comemora 30 anos de carreira em Gênesis

Publicado em Entrevista

Fernando Val entra na quinta fase de Gênesis como o servo Tauro. Leia entrevista com o ator!

Há 30 anos, quando Fernando Val era só um rosto bonito em capas de revistas e cadernos e em propagandas, ele não imaginava que comemoraria três décadas de carreira como um importante personagem da quinta fase de Gênesis, o bom moço Tauro. “Tauro é um dos servos de Abrão, trabalha com bronze e cobre para produzir espadas e armas em geral”, define Fernando.

Na entrevista a seguir, Fernando fala sobre os efeitos especiais de Gênesis, sobre novelas bíblicas e o início da carreira. Confira!

Entrevista// Fernando Val

Fernando Val como Tauro em Gênesis
Foto: Edu Moraes? Record. Fernando Val como Tauro em Gênesis

Em Gênesis você dá vida a Tauro. O que pode adiantar do personagem?
Tauro é um dos servos de Abrão, trabalha com bronze e cobre para produzir espadas e armas em geral. Ele é fiel e tem boa índole.

O Tauro só entra na quinta fase da novela. Como lidar com a ansiedade da espera?
Iniciamos as gravações no Marrocos em meio ao início da pandemia. Por conta da gravidade da situação, paramos e só retomamos em novembro. Acho que a ansiedade de ir ao ar diminuiu ao longo desse caos maluco que estamos vivendo, pois tinha muita coisa para gravar. Mas, no geral, estou bem tranquilo, focado no personagem e no trabalho em si, mas bem otimista. Entro no capítulo 43.

Gênesis é sua terceira novela bíblica seguida. Como vê esse nicho criado pela Record?
Sou ator, gosto de contar histórias. Adoro fazer personagens de época. É tão bom poder contar as passagens bíblicas, em que encontramos histórias tão ricas de várias fases… Gosto bastante de poder entrar nos cenários, fazer caracterizações e preparações que não teria possibilidade num projeto atual.

As primeiras fases de Gênesis têm muitos efeitos visuais. A sua também? Em que medida isso atrapalha ou ajuda o ator?
A novela toda terá efeitos especiais. Eu acho incrível poder trabalhar com essa tecnologia toda. É um complemento ao trabalho do ator. É tudo filmado com linguagem de cinema, além do nível de qualidade que Gênesis atingiu, não deixando nada a desejar aos filmes de Hollywood. Já conseguimos constatar isso nos primeiros capítulos.

Você está completando 30 anos de carreira. Que balanço pode fazer de sua trajetória?
Poxa, 30 anos…Passou tão rápido…(risos). Tenho uma trajetória muito bacana da qual me orgulho. Quando a gente trabalha com o que ama, apesar de todos percalços, as coisas vão acontecendo. Sou muito feliz na minha profissão e agora estou totalmente focado em atuar.

Você fez muita propaganda antes de estrear em novelas. De alguma forma essa experiência te ajudou? A se sentir à vontade em frente às câmeras, por exemplo?
Fiz boas campanhas e continuo fazendo! Sigo como modelo e voltei a trabalhar com dramaturgia. Adoro fazer publicidade que tem essa linguagem de cinema. Uma coisa ajudou a outra sim…bastante. Fiz vários cursos de interpretação e de apresentador também. Adoro estudar e sempre estou me atualizando.

Você chegou a ficar um tempo longe da televisão. O que aconteceu? Foi um período de dedicação aos palcos?
Tenho uma empresa de confecção, a Invert, uma marca de roupas masculinas, que me tomava um bom tempo também. Então, quando dava, fiz algumas séries, participações e publicidade também. Mas agora estou mais focado em ser ator.

No início da sua carreira, você estampou capas de revistas famosas. Era difícil lidar com a fama tão jovem?
Sempre lidei com muita tranquilidade com isso, mas não era tudo isso de fama não (risos). As pessoas costumam me reconhecer. Sempre escuto “Te conheço de algum lugar”. É divertido!

E hoje, como lida com isso?
Não penso muito nisso, sabia ? Quero estar trabalhando, fazendo bons personagens, tendo bons desafios. A fama e o sucesso são consequências, mas adoro receber o carinho das pessoas.