beforeigners 2021. Crédito: HBO/Divulgação. Cultura. Cena da série Beforeigners - Os Visitantes.

Aproveite o “carnaval do fique em frente à televisão”

Publicado em Programas

Não faltam opções de séries e filmes para quem quer curtir os dias que seriam de folia em frente à televisão

Troque a fantasia por uma roupa confortável de ficar em casa, o estandarte por um balde de pipoca e refrigerante, e o trio elétrico, do qual atrás só não vai quem já morreu, é a televisão. Em meio à pandemia, essa é a realidade do carnaval deste ano. Mas isso está longe de significar desânimo. Séries e filmes na telinha podem fazer rir, chorar, cantar. E ainda podem até falar de… carnaval!

A distopia é um gênero que está em alta. Beforeigners – Os visitantes, da HBO, tem os cinco episódios da primeira temporada liberados. O drama policial viaja no tempo para falar sobre um estranho fenômeno que traz de volta pessoas da Idade da Pedra, da Era Viking e do fim dos anos 1800. Chamadas de beforeigners, essas pessoas não trazem memória de o que as trouxeram aos dias de hoje

A ação se passa na Noruega, onde a viking Alfhildr Enginsdottir (Krista Kosonen) e o parceiro dela, Lars Haaland (Nicolai Cleve Broch), têm que investigar um intrigante assassinato de uma vítima que tem tatuagens características da Idade da Pedra. Entre uma pista e outra, os dois vão descobrindo fatos sobre o passado deles e aprendendo sobre relacionamento com outras pessoas.

Cena da série Expresso do Amanhã
Foto: David Bukach/Divulgação. Expresso do amanhã tem um episódio liberado a cada terça-feira

Com um episódio liberado a cada terça-feira, a segunda temporada de Expresso do amanhã (Netflix) tem três dos 10 capítulos disponíveis. No fim da primeira temporada, o movimento dos “fundistas” (os que estão nos últimos vagões de um trem que pretende salvar a humanidade do congelamento) e seu líder Layton (Daveed Diggs) são surpreendidos por outra locomotiva, que os ataca. Um mistério a ser descoberto é quem está no comando do outro lado.

Melanie (Jennifer Connelly), assim como na primeira temporada, assume o posto de detentora de todos os segredos – ou pelo menos acha que é. A luta entre classes continuará sendo um dos principais temas tratados nessa aventura futurista.

Séries para se encantar

Se a ideia é aliviar a tensão, duas comédias românticas que deram o que falar, em 2020, somam quatro indicações ao Globo de Ouro deste ano: Emily em Paris (Netflix) e Normal people (Starzplay).

Criada por Darren Star, nome por trás, também, de Sex and the city, Emily em Paris oferece, mais uma vez, a visão feminina do mundo. Desta vez, é a partir do ponto de vista de Emily Cooper (Lily Collins) que partimos.

Em 10 episódios, acompanhamos a jornada da americana Emily pela capital francesa, para onde vai em substituição à chefe, grávida. O problema é que a moça não fala francês e tem costumes completamente diferentes dos europeus. A série surpreendeu ao constar na lista do Globo de Ouro nas categorias melhor série (musical ou comédia) e melhor atriz (musical ou comédia).

Cena da série Emily em Paris
Foto: Stephanie Branchu/Netflix. As indicações de Emily em Paris ao Globo de Ouro dividiram opiniões

Baseada em livro de Sally Rooney, a minissérie Normal people une os adolescentes Marianne (Daisy Edgar-Jones), menina solitária e vítima de bullying, e o popular Connell (Paul Mescal). A atração física em comum logo se transforma em amor, e a vergonha que um tem de assumir o outro passa a ser necessidade de afirmação. O caminho de aprendizado da dupla é longo e passado de forma fofa pela minissérie. Normal people também tem duas indicações ao Globo de Ouro: melhor minissérie e melhor atriz em minissérie.

Filmes

Cena do filme Festa de formatura
Foto: Netflix/Divulgação. Elenco estelar é o trunfo do musical Festa de formatura

Os fãs de cinema e de musicais tremem só de ler os créditos de Festa de formatura (Netflix). Dirigido e produzido por Ryan Murphy, o elenco tem estrelas como Meryl Streep, Nicole Kidman e James Corden. Depois de um fiasco na Broadway, Dee Dee Allen (Meryl Streep), Barry Glickman (James Corden), Angie (Nicole Kidman) e Trent (Andrew Rannells) resolvem viajar de Nova York para o interior do país para ajudar uma menina.

Emma Nolan (Jo Ellen Pellman) foi proibida pela líder da associação de pais (Kerry Washington) de participar da festa de formatura com a namorada, Alyssa (Ariana DeBose). O quarteto de atores resolve abraçar a causa de Emma, mas tudo acaba dando errado por causa do tamanho do ego de cada um deles.

É carnaval!

Já que é carnaval, dois documentários poderão matar as saudades da festa momesca, especialmente para quem gosta da folia baiana. Axé: Canto do povo de um lugar (Netflix), de Chico Kertész, mostra como a axé music saiu de um canto de gueto para uma música que representa gente no país inteiro. O longa abusa de belas imagens de arquivo em que a folia baiana é mostrada com toda a aglomeração que a caracteriza. Além disso, tem entrevistados de peso, como Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Luiz Caldas e Gilberto Gil cantando, defendendo o gênero e contando deliciosas histórias.

Presente no catálogo do Canal Bis e do Now, em Guitarra baiana: voz do carnaval, de Daniel Talento, a dupla Dodô e Osmar e a criação da guitarra elétrica, na década de 1940, são o tema desse documentário. O instrumento criado para o carnaval baiano acabou ganhando o mundo inteiro. Armandinho, Daniela Mercury e Moraes Moreira são algumas das estrelas que participam do longa.