Masterchef_edu

Erick Jacquin dispara, no MasterChef: “A galinha d’Angola não merecia isso”

Publicado em Reality show

Episódio do MasterChef foi marcado por muitas lágrimas, críticas ácidas e gafe de Ana Paula Padrão. Veja quem foi o eliminado da semana!

O episódio do MasterChef desta terça-feira (7/9) teve uma graça a mais. O responsável por isso foi o humorista Rafael Cortez, convidado da semana. Na cozinha, os amadores tiveram pela frente uma prova de carnes exóticas e outra de comida de família.

A semana começou com os amadores entrando na cozinha e se deparando com várias caixas de presente, com tamanhos diferentes. A apresentadora Ana Paula Padrão ainda brincou dizendo que não era a antecipação do Natal. A brincadeira proposta também lembra o fim do ano: amigo ladrão. Para quem não conhece, uma pessoa pega a caixa, abre e, a partir daí, quem for entrando na brincadeira pode “roubar” o presente com quem já está na roda.

Dentro de cada caixa havia o nome de uma carne exótica que seria a estrela do prato preparado pelo cozinheiro. O vencedor do episódio passado, Renato, escolheu quem começaria, o que é ruim na brincadeira. E ele optou por Eduardo. O jovem estudante tirou avestruz e não escondeu o desespero. Na sequência vieram Amanda (escargot), Márcio (um disputado pato), Renato (siri mole), Ana Paula (marreco), Pedro (coelho), Sérgio (uma linda centoulla), Helena (rã), Daphne (búfalo), Raquel (jacaré), Isabella (codorna), Kellen (bode), Heitor (galinha d’Angola) e Luiz (javali).

Depois das trocas, a divisão ficou bem diferente: Eduardo (escargot), Amanda (coelho), Márcio (jacaré), Renato (rã), Ana Paula (javali), Pedro (marreco), Sérgio (búfalo), Helena (centoulla), Daphne (bode), Raquel (codorna), Isabella (siri mole), Kellen (pato), Heitor (avestruz) e Luiz (galinha d’Angola).

Os jurados Helena Rizzo, Erick Jacquin e Henrique Fogaça chamaram a atenção para a beleza dessa prova. Fogaça até se empolgou e disse como faria o siri mole, dando a receita de mão beijada para Isabella. Mas Jacquin a proibiu de fazer o mesmo preparo.

Foi observando a reação de alguns cozinheiros às carnes “escolhidas” que a apresentadora Ana Paula Padrão cometeu uma gafe que a levou a ser criticada quase que de imediato nas redes sociais. Ao ser perguntada por Rafael Cortez sobre a ideia de comer carne de bode, a jornalista respondeu que era uma carne de quem tem fome. Bastou para que internautas lembrassem que a carne de bode é iguaria muito apreciada e tradicional no nordeste brasileiro.

Ana Paula Padrão cometeu uma gafe ao chamar bode de carne para quem tem fome

Não foi só Ana Paula que se mostrou confusa com as carnes da prova. Amanda não sabia nem começar a fazer o coelho e pediu ajuda a Eduardo. “Eu mato esse menino se ele estiver me falando coisa errada”, disse, desconfiada. Não estava. Amanda também não se arriscou a desossar a coxa do coelho, mesmo Jacquin dando a dica.

Eduardo toma um susto e parece incrédulo quando Fogaça o pergunta se o escargot estava limpo. O rapaz fez uma cara de “mas tem que limpar?” hilária. “Nossa! Esse é o dia mais complicado até aqui”, resume Raquel.

Antes mesmo de provar os pratos, Helena Rizzo se disse impressionada com a criatividade do pessoal. Duas cozinheiras souberam muito bem usar essa criatividade e chegaram às lágrimas de felicidade. Amanda fez coelho com musseline de batata baroa, farofa com a casca da batata e redução de laranja. Jacquin elogiou bastante o prato e Amanda não resistiu, chorando de felicidade.

Amanda no processo de reconhecimento do coelho

O mesmo Jacquin deu um susto em Helena (a participante, não a jurada). Ela serviu aos jurados uma salada de centolla e maçã verde, salão, abacate e chips de gengibre. Jacquin foi avaliando como se viesse pela frente uma bronca, mas o que houve foi um elogio. Helena suspirou aliviada, disse que é preciso ter coração para esse programa e não segurou as lágrimas.

Mas não foram elas as melhores da prova. E, sim, Ana Paula e o seu javali com purê de cogumelo, cenoura glaceada, farofa e molho. Pedro, com marreco assado, salada de repolho, chutney de manga com maçã e farofa, foi destaque positivo também.

Os três mandados diretamente para a prova de eliminação foram Raquel (codorna confitada, redução de vinho com amora), Heitor (carpaccio de avestruz, purê de abóbora cabotiá e farofa de couve-flor) e Luiz (tikka masala de galinha-d’Angola com pão de iogurte). Foram para Luiz as críticas mais ácidas. Jacquin chegou a dizer que a galinha não merecia isso. Mais lágrimas.

Como vencedora, Ana Paula pôde salvar dois colegas da prova de eliminação. Ela tirou os ex-MasterChef Junior Daphne e Eduardo, que comemorou bastante.

Saiba como foi a eliminação do MasterChef

“Essa prova tem que ter amor, tempero e tradição”. O aviso era de Jacquin para anunciar a prova de eliminação da noite: comida de família. Para manter a tradição do episódio, Sérgio chora antes mesmo de ir ao mercado por lembrar que no dia da gravação a morte da avó dele completava dois anos.

O poder do mezanino não tinha terminado. Ana Paula, Pedro, Amanda e Helena tiveram que distribuir as receitas de internautas entre os cozinheiros. Assim, Sérgio ficou com baião de dois, Raquel com rabada, Heitor com lasanha, Márcio com bacalhau, Renato com bolonhesa, Luiz com frango de panela, Isabella com torta de morango e Kelyn com torta de limão.

Kelyn optou por uma ousada releitura e fez um sorvete de torta de limão. A ousadia foi premiada com a escolha como melhor receita. Já Heitor, Renato e Márcio foram os piores.

O mezanino salvou Heitor e Renato acabou sendo eliminado por ter feito uma bolonhesa que, segundo Jacquin, parecia “a sobra do hambúrguer do pior fast food”. Ao se despedir dos jurados e dos colegas, Renato, que havia participado da temporada passada, disse não saber o que falar para os filhos quando chegasse em casa. Mais lágrimas!