Reality show Em casa com os Gil é aula de amor

Compartilhe

Em casa com os Gil reúne várias gerações a família de Gilberto Gil num misto de documentário e reality show

É um reality show em que várias pessoas são confinadas numa casa e vigiadas o tempo todo, interagindo entre elas em dinâmicas. Mas não é o Big Brother Brasil. Os participantes são famosos: o cantor e compositor Gilberto Gil e filhos e netos dele. Não, não é A fazenda. Desde sexta-feira, o público pode se deliciar com Em casa com os Gil, disponível no catálogo do Amazon Prime Video.

Em cinco episódios, o público acompanha três gerações da família: Gilberto e Flora Gil; Preta, Bela, Bem, Nara, José, Maria, Marília; e João, Francisco, Bento, Mariá Pinkusfeld, Mãeana, entre outros. A direção-geral tem a assinatura de Andrucha Waddington, com a participação de Pedro Waddington e de Rebeca Diniz.

A primeira ideia era acompanhar a turnê de Gil e dos filhos, que sairiam pelo Brasil e pelo mundo para celebrar os 80 anos de idade do tropicalista (comemorados exatamente hoje), mas veio a pandemia e os planos mudaram. Assim, Em casa com os Gil acompanhou a família no isolamento, num sítio em Araras, interior do Rio de Janeiro.

“Virou quase um ‘prequel’ do que iríamos fazer, num confinamento em Araras. Acabou sendo uma mistura de documentário e reality show. O reality geralmente puxa pela picuinha entre os participantes, pelas tretas. Claro que houve desentendimentos, mas se sobressai, o que foi bom. Mostramos o clã da diversidade, da alegria. Foi uma aula de amor”, afirma o diretor Andrucha Waddington, em entrevista coletiva.

“Eu sou da escola do cinema direto. Como conceito, o documentarista desaparece. Na série, o roteiro foi criado de uma forma que gerasse conversas para serem exploradas no reality. Acho que fizemos um produto híbrido entre o documentário e o reality show. O resultado é uma polaroide muito poderosa sobre uma família muito especial”, completa o cineasta.

Um dos “truques” do roteiro de Em casa com os Gil é criar dinâmicas de interação entre os participantes, sempre fugindo do tradicional formato de entrevistas e depoimentos. Em uma delas, os parentes se presenteiam com uma versão de uma música de Gil, como se fosse um amigo oculto.

“A partir do momento que havia um roteiro, com a pré-disposição de acontecimentos, como a dinâmica da escolha do repertório como se fosse um amigo oculto, a emoção fluía. A bagagem emocional é inerente à nossa relação com a família. E, claro, havia a questão da pandemia, de estarmos todos à flor da pele”, lembra Bem.

“Hermano Vianna pediu para que escolhêssemos cinco músicas e pinçou uma de cada um de nós. Ele também dizia a quem cada um dedicaria a canção. Todas elas têm um peso significativo para cada um de nós”, completa Preta, para quem Em casa com os Gil capta bem a essência do clã e é “muito fiel ao que somos de verdade”.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Uma comédia romântica musical

"Coração acelerado" vem aí para transformar o sertanejo em palco para romances, intrigas e empoderamento…

18 horas atrás

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 semanas atrás

Marina Rigueira celebra destaque de personagem em “Dona de mim”

Ela vive a advogada Vivian, que ganha profundidade na relação com a família Boaz na…

4 semanas atrás

Arthur Monteiro celebra realização de sonho com “Arcanjo renegado”

O ator Arthur Monteiro, 41 anos, estreia no Globoplay na quarta temporada da série de…

4 semanas atrás

Após cangaço, Romeu Benedicto mergulha na máfia dos jogos

Em Os donos do jogo, da Netflix, ator vive o deputado Mandele Neto, autor do projeto…

4 semanas atrás

Análise: Avenida Brasil 2 — como seria a nova história?

Em meio às especulações sobre a continuação do sucesso escrito por João Emanuel Carneiro em…

4 semanas atrás