Reality show Em casa com os Gil é aula de amor

Compartilhe

Em casa com os Gil reúne várias gerações a família de Gilberto Gil num misto de documentário e reality show

É um reality show em que várias pessoas são confinadas numa casa e vigiadas o tempo todo, interagindo entre elas em dinâmicas. Mas não é o Big Brother Brasil. Os participantes são famosos: o cantor e compositor Gilberto Gil e filhos e netos dele. Não, não é A fazenda. Desde sexta-feira, o público pode se deliciar com Em casa com os Gil, disponível no catálogo do Amazon Prime Video.

Em cinco episódios, o público acompanha três gerações da família: Gilberto e Flora Gil; Preta, Bela, Bem, Nara, José, Maria, Marília; e João, Francisco, Bento, Mariá Pinkusfeld, Mãeana, entre outros. A direção-geral tem a assinatura de Andrucha Waddington, com a participação de Pedro Waddington e de Rebeca Diniz.

A primeira ideia era acompanhar a turnê de Gil e dos filhos, que sairiam pelo Brasil e pelo mundo para celebrar os 80 anos de idade do tropicalista (comemorados exatamente hoje), mas veio a pandemia e os planos mudaram. Assim, Em casa com os Gil acompanhou a família no isolamento, num sítio em Araras, interior do Rio de Janeiro.

“Virou quase um ‘prequel’ do que iríamos fazer, num confinamento em Araras. Acabou sendo uma mistura de documentário e reality show. O reality geralmente puxa pela picuinha entre os participantes, pelas tretas. Claro que houve desentendimentos, mas se sobressai, o que foi bom. Mostramos o clã da diversidade, da alegria. Foi uma aula de amor”, afirma o diretor Andrucha Waddington, em entrevista coletiva.

“Eu sou da escola do cinema direto. Como conceito, o documentarista desaparece. Na série, o roteiro foi criado de uma forma que gerasse conversas para serem exploradas no reality. Acho que fizemos um produto híbrido entre o documentário e o reality show. O resultado é uma polaroide muito poderosa sobre uma família muito especial”, completa o cineasta.

Um dos “truques” do roteiro de Em casa com os Gil é criar dinâmicas de interação entre os participantes, sempre fugindo do tradicional formato de entrevistas e depoimentos. Em uma delas, os parentes se presenteiam com uma versão de uma música de Gil, como se fosse um amigo oculto.

“A partir do momento que havia um roteiro, com a pré-disposição de acontecimentos, como a dinâmica da escolha do repertório como se fosse um amigo oculto, a emoção fluía. A bagagem emocional é inerente à nossa relação com a família. E, claro, havia a questão da pandemia, de estarmos todos à flor da pele”, lembra Bem.

“Hermano Vianna pediu para que escolhêssemos cinco músicas e pinçou uma de cada um de nós. Ele também dizia a quem cada um dedicaria a canção. Todas elas têm um peso significativo para cada um de nós”, completa Preta, para quem Em casa com os Gil capta bem a essência do clã e é “muito fiel ao que somos de verdade”.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Irmão do Jorel comemora 10 anos com lançamento da quinta temporada

Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…

1 mês atrás

Acabou o mistério! Globo anuncia elenco de “Vale tudo”

Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…

1 mês atrás

Montada para o mundo, Miranda Lebrão fala sobre experiência no RuPaul’s Drag Race Global All Stars

Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…

1 mês atrás

Rita von Hunty comenta sobre experiência em série gravada em Brasília

Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…

2 meses atrás

A franquia faz sátira humana sobre Hollywood na Max

Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…

2 meses atrás

Família Belfort fala sobre a saudade de Priscila 20 anos após o desaparecimento

Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…

2 meses atrás