Edu_BLAD MENEGHE Foto: Blad Meneghel

Edu Porto, o queridinho da Record

Publicado em Novela

Como o Finéias de Reis, Edu Porto emplaca a quinta trama bíblica na Record. O ator conta como foi a preparação para o personagem

O ator Edu Porto já pode ser considerado um especialista em novelas bíblicas. Vivendo o guerreiro Finéias em Reis, ele está na quinta produção do gênero. Ele também compôs o elenco de José do Egito (2013), A terra prometida (2017), Jezabel (2019) e Gênesis (2020).

Em entrevista ao Próximo Capítulo, Edu conta que agora já sabe “o tom” que esse tipo de trabalho pede, o que facilita bastante a experiência. “A gente já consegue vislumbrar o resultado final”, comenta.

Ter estado em tantas produções bíblicas não significa que ele esteja se repetindo na tela. Finéias é um dos homens mais importantes de Israel, mas é uma espécie de vilão. “Eu não seria amigo dele na vida real. Esse personagem só me fez reafirmar que temos que fazer o bem sempre”, afirma Edu.

Fotos: Lukas Alencar

Antes de estrear, o ator passou por uma série de preparações. A parte teórica incluiu leituras, palestra com historiadores e workshop de costumes da época. “Tivemos uma preparação especial com a nossa coach, Rosa Garcia. Estudo mais solitário foi tentar entender como esse personagem conseguiu fazer tanta coisa ruim”, conta.

Edu é daqueles atores que se entregam a cada cena. Na morte de Finéias, um acidente deixou o ator 15 dias de molho. “A cena tinha uma coreografia de espancamento e entrou um soco sem querer no meu nariz. Quebrou. Agora estou 100%. Recebi todos os cuidados necessários por parte da emissora. Tive que ficar ausente 15 dias para o nariz desinchar”, lembra, aos risos.