reis

Novela bíblica Reis estreia nesta terça-feira, na Record

Publicado em Novela

Reis será baseada nos livros I Samuel e II Samuel, do Antigo Testamento da Bíblia. Elenco conta com nomes como Duda Reis, Bruno Ahmed e Silvia Pfifer

A Record estreia nesta terça-feira, às 21h, mais uma novela bíblica. Reis será escrita por Raphaela Castro, com colaboração de Marcos Ferraz, Jaqueline Correa, Meuri Luiza e Rodrigo Ribeiro; e terá direção de Juan Pablo Pires.

A ação de Reis se passa aproximadamente em 1200 A.C. Com texto baseado nos livros de Samuel, do Antigo Testamento da Bíblia, a novela acompanha a transição das 12 tribos de Israel até o sistema de monarquia. “Reis fala da ascensão da monarquia em Israel. Como isso se deu, por quais motivos, e quais as consequências aos israelitas por parte deles terem se afastado de Deus naquele momento”, afirma um dos autores, Marcos Ferraz, em entrevista ao Próximo Capítulo.

Para que a história seja mais bem apreendida pelo público, a autora Raphaela Castro dividiu a novela em fases, que estão sendo chamadas pela emissora de “temporadas”. Marcos explica que a ideia é que essas temporadas sejam exibidas uma seguida da outra, mas ressalta: “Como em toda superprodução, estamos sujeitos aos fatores externos. Por exemplo, ainda vivemos numa pandemia e – para protegermos toda a equipe – uma série de protocolos são seguidos, deixando o ritmo de gravações mais lento.”

Foto: Oliver Tibeau/ Divulgação. Marcos Ferraz já trabalhou em ‘Gênesis’ (2021) e agora em ‘Reis’

O ator José Rubens Chachá viverá um dos protagonistas de Reis, o juiz e sumo sacerdote Eli, cujo dever é manter a ordem, disciplina e santidade às coisas do Senhor. Os filhos dele, Hofni e Finéias serão interpretados por Vinícius Redd e Edu Porto, respectivamente. Entre vários outros nomes, o elenco de Reis conta com Fernando Pavão (o justo e temente a Deus Elcana; Julia Guerra (Penina, segunda esposa de Elcana; Rafael Gevú (Samuel); Kiria Malheiros (Eloá); Dudu Pellizari (Abiel); Silvia Pfifer (Anainér, rainha dos filisteus); Anselmo Vasconcelos (Guedór, rei do povo filisteu); Caetano O´Maihlan (Quedés); Bruno Suzano (Lessér); Bruno Ahmed (Alemér); Gutto Ordoz (Tabás);e Hugo Carvalho (Dóbar).

Já tendo trabalhado na produção bíblica Gênesis, ainda em 2021, Marcos Ferraz conta que o desafio de adaptar para as telas um trecho da Bíblia “é uma enorme responsabilidade. Além da obra, que já é grandiosa por si só, estamos lidando com a fé das pessoas.” O autor completa: “Sempre penso que há uma grande quantidade de pessoas que ainda não sabe ler e que a novela é uma das formas de aproximar essas pessoas dessas histórias tão poderosas, que nos dizem tanto.”