Desorganização e desespero deram o tom do MasterChef desta semana

Publicado em Reality show

O tempo foi o principal adversário dos amadores nesta semana. Confira quem deixou o MasterChef!

O tempo é inimigo da perfeição. A variação do ditado é levada bem a sério no MasterChef e pôde ser comprovada no episódio exibido nesta terça-feira (19/7), quando até o jurado Erick Jacquin alertou que esse foi o principal entrave dos cozinheiros na primeira prova da noite.

O episódio começou animado, com o susto de que eles teriam que preparar 150 cupcakes de pelo menos dois recheios e coberturas diferentes. A prova, em grupo, foi até agora a que teve mais tretas. Por ter voltado da repescagem, Fernanda pôde escolher o outro capitão ー ela optou por Rafael. Assim, os times foram sendo formados. Ela convocou Jason, Renato e Edleide. Rafael escolheu jogar ao lado de Fernando, Lays e Paraskevi. Melina sobrou e escolheu ir para o time azul, capitaneado por Rafael.

Na metade da prova, a bagunça nas duas praças chamava a atenção de Jacquin e dos outros jurados, Henrique Fogaça e Helena Rizzo. Os dois times também não se entendem e discutem por tudo. É uma sequência de xingamentos e tretas. A 10 minutos do final da prova, Rafael descobre que havia contado errado e que faltavam 3 bolinhos para serem feitos. Desespero total no time e nos jurados.

Com um show de desorganização e um integrante a mais, o time azul não conclui a prova e entrega 22 doces a menos do que o exigido. Rafael e Fernando parecem ter ensaiado o discurso de que o que vale no MasterChef é o sabor. Já o time vermelho, esquece de colocar um mirtilo justamente nos três bolinhos que seriam avaliados pelos jurados.

Na avaliação, o grupo de Fernanda serviu cupcakes de baunilha e caramelo com cobertura de cacau, pistache e Bailey’s; e de red velvet com cobertura de cream cheese. Os jurados aprovaram os doces e destacaram o equilíbrio nas receitas. Helena Rizzo chegou a dizer que era um trabalho de “profissionais”.

Já o time de Rafael apresentou os doces de Moscow Mule com cobertura de marshmallow de gengibre; e cupcake de chocolate com cobertura de laranja e Bailey’s. Foi engraçado ver o esforço de Fernando mostrar para os jurados a importância dele no time. Mas a verdade é que os bolinhos do time também estavam dignos de muitos elogios.

“O paladar vale acima de tudo na gastronomia, mas também é muito importante que todo mundo coma e um time não serviu todo mundo”, avisou Jacquin, antes de anunciar a vitória do time vermelho.

Saiba quem foi eliminado do MasterChef

Foto: Melissa Haidar

Com isso, Fernando, Melina, Lays e Paraskevi estavam por um fio. E que fio! A prova de eliminação era tensa e desafiadora: fazer um preparo à base de piranha. Para tentar tranquilizar os cozinheiros, os jurados mostraram vários exemplos, como nhoque com ragu de piranha ou moqueca de piranha. Não deu muito certo. A tensão estava no ar. Até no mercado eles ficaram num silêncio que chamou a atenção da apresentadora Ana Paula Padrão.

Lays ousou ao servir um elogiado sashimi de piranha curado ao molho de tucupi e shoyo. A designer paulista conquistou os jurados e voltou a se destacar. Lays começa a despontar como favorita ao título.

Já na outra ponta, não deu para Paraskevi. A grega tentou unir os sabores dos dois países e acabou servindo uma versão internacional do tradicional caldo de piranha sem tempero e classificado como “sem sabor” pelos jurados. Ao se despedir do programa, Paraskevi emocionou Ana Paula Padrão ao dizer o quanto se sente brasileira e que considera a apresentadora a alma do MasterChef.