My next guest needs no introduction with David Letterman
My next guest needs no introduction with David Letterman Crédito: Joe Pugliese/Netflix My next guest needs no introduction with David Letterman

Talk show de David Letterman na Netflix promete ser uma evolução do gênero

Publicado em Séries

Estreia do talk show de David Letterman na Netflix contou com a presença do ex-presidente dos EUA, Barack Obama

A premissa que baseia um talk show é simples: um apresentador, um convidado, e muita conversa. Por mais que a ideia seja fácil, colocar um bom programa desse formato no ar é tarefa que pouquíssimos conseguem. Dentro dessa seara, David Letterman, 70 anos, se destaca. Após ficar 33 anos à frente de dois programas, nos dois maiores canais dos Estados Unidos (NBC e CBS), agora (depois uma breve “aposentadoria”) a verdadeira lenda da tevê volta às telas com o que pode ser a evolução dos talk shows.

My next guest needs no introduction with David Letterman chegou à Netflix na última sexta-feira (12/1), com a proposta de apresentar as maiores personalidades do mundo em uma conversa informal. A “série” é dividida em seis partes – só a primeira foi ao ar, a segunda, com George Clooney, será apresentada em fevereiro – com uma hora de duração cada.

Os próximos episódios prometem mais notoriedade com nomes como Jay-Z, Malala Yousafzai e Tina Fey. O tempo de quase um filme definitivamente vale a pena, talvez a Netflix (após falhar em tentar manter mais do mesmo do gênero com Chelsea Handler) esteja apresentando o que as próximas gerações entenderão como talk show.

My next guest needs no introduction with David Letterman
Crédito: Joe Pugliese/Netflix – O bastidor é um ponto alto do novo talk show.

Proposta do talk show de David Letterman

A proposta do talk show é fazer uma sutil mistura com um documentário, em que trechos gravados se entrecortam com a conversa que está acontecendo no palco. Além do estilo documental, as grandes mudanças sobre o que o público está acostumado a entender como talk show começam com isso: um palco. As gravações acontecem em um teatro, com forte interação do público, que reage a cada palavra daquela conversa.

No primeiro episódio, Letterman convidou o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. O 44º presidente norte-americano – e primeiro negro no posto – já tem uma relação segura com Letterman e não escondeu nada. Em My next guest needs no introduction with David Letterman o público acompanha logo no começo como foi o primeiro contato do apresentador com o convidado – o próprio Letterman liga para Obama.

My next guest needs no introduction with David Letterman
Crédito: Joe Pugliese/Netflix – Já imaginou ter uma conversa com Obama?

União de documentário e talk show

Antes de sentar para conversar com o ex-presidente, Letterman viajou aos Estados Unidos para falar com John Lewis, um dos manifestantes de Selma, que lutou pelo direito do voto negro no país na década de 1960. A ideia de Letterman é imprimir um retrato de como a democracia presidida por Barack Obama foi construída pelas ações de homens anônimos que enfrentaram seus medos por um lugar melhor.

Mesmo o tom político sendo a grande tônica do episódio, Letterman ainda conversou sobre a vida particular de Obama, como a convivência com a família e o novo período de “férias”. Várias piadas regaram o papo, que como esperado, tiveram Trump como um alvo quase que natural.

Sob a direção de Michael Bonfiglio, a “simples” conversa teve contornos cinematográficos. As partes gravadas fora do palco no estilo documentário são apresentadas com linearidade, e as cenas filmadas em planos sequência e ângulos inéditos para o gênero conseguem imprimir o sentimento além do formato de talk show.