Cena da série The story of us
the stor of us Crédito: Maria Bohe/Divulgação

The story of us com Morgan Freeman estreia neste sábado

Publicado em Programas, Séries

Segunda temporada do programa ganhou novo nome: The story of us. O Próximo Capítulo teve acesso ao primeiro episódio e conta por que você deveria acompanhar a atração!

Após o sucesso da série The story of God, indicada ao Emmy em 2016, o ator Morgan Freeman está de volta à televisão para a segunda temporada da atração. Agora, o seriado documental ganha o nome de The story of us e estreia neste sábado (20/1), às 22h30, no National Geographic.

Se em The story of God, Freeman foi atrás de descobrir como a maioria das religiões percebe a criação da vida e entende o conceito da morte, em The story of us, o apresentador se aproxima da humanidade para debater diferentes temas, que são universais, como amor, poder e rebelião.

Com nove episódios, a série mostrará o astro percorrendo diferentes países para entrevistar pessoas com opiniões distintas de um mesmo assunto. Estão confirmadas as presenças de nomes importantes, como Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos; Evo Morales, primeiro presidente índigena da Bolívia; e Paul Kagame, o presidente de Ruanda.

Primeiro episódio de The story of us

O episódio de estreia tem como temática a guerra. A atração já começa com o seguinte questionamento: “a paz é a ausência da guerra?”. Para debater o tema, Morgan Freeman passa pela Etiópia, Estados Unidos, Bolívia, Irlanda do Norte, mais especificamente em Belfast, e Angola.

Crédito: Maria Bohe/Divulgação. Morgan Freeman na Etiópia
Crédito: Maria Bohe/Divulgação. Morgan Freeman na Etiópia

Em cada um desses lugares, o ator revela situações de conflito. Na Etiópia é o confronto entre duas tribos que vivem do gado, o que mostra o embate por insumos. Nos EUA, a série aborda como a tecnologia muda o equilíbrio entre a paz e a guerra por meio dos ataques de drones.

Na Bolívia, The story of us conta a história da celebração Tinku, uma comemoração à deusa da Terra por mais um ano de colheita, que, na verdade, se trata de uma batalha de sangue entre dois grupos. É o dia específico da luta por recursos limitados e a garantia de paz no restante do ano.

Em Belfast, a briga está ligada à religiosidade. A cidade teve que criar um muro para separar católicos e protestantes. Mais confrontos são mostrados na região de Luanda, mais especificamente entre os Hutus e os Tutsi.

Primeiras impressões de The story of us

Em formato documental, o primeiro episódio da série mostra os extremos de guerra pelo mundo, com depoimentos das duas partes do conflito — com exceção da parte dos drones, em que apenas há a visão de um operador de câmera e mísseis dos Estados Unidos que é contra o uso da tecnologia, o que não chega a prejudicar. Ao mostrar os dois lados, The story of us faz um grande serviço para que o espectador consiga entender (mas não concordar) os embates.

A presença de Morgan Freeman também é um acerto à série. A delicadeza e a curiosidade do ator e apresentador consegue com que os entrevistados revelem coisas não ditas anteriormente para um programa de televisão. Características essas que o astro já havia mostrado em The story of God e mantém na segunda temporada do programa.

SERVIÇO
The story of us
Estreia neste sábado (20/1), às 22h30, National Geographic