Shippados Enzo ( Eduardo Sterblitch ) e a diretora artística Patricia Pedrosa

Crítica: Humor simples é o melhor da estreia de Shippados

Publicado em Sem categoria

Shippados, série que o Globoplay disponibiliza a partir desta sexta-feira (7/6), se destaca pelo texto e pela atuação de Eduardo Sterblitch

A expectativa para a estreia de Shippados, nova produção própria do catálogo do Globoplay, era grande. A comédia, que estreia nesta sexta-feira (7/6) para assinantes do serviço de streaming da Globo (saiba aqui como assinar), tem texto de Alexandre Machado e Fernanda Young (mesma dupla por trás do sucesso Os normais) e é protagonizada por Tatá Werneck.

Com tudo isso, é Eduardo Sterblitch quem brilha. O ator vive seu melhor personagem na tevê, o imaturo Enzo. O rapaz divide as atenções de Shippados com Rita, vivida por Tatá Werneck. Os dois não se conhecem e se encontram por acaso num bar onde marcaram encontro a cegas com os crushes que arranjaram, mas que não deram certos por atitudes bizarras deles.

Não demora muito para que Enzo e Rita se identifiquem um com o sofrimento do outro. Mas é preciso que um advogado que eles conhecem no metrô alerte para as semelhanças entre eles e para a possibilidade de eles formarem um casal com 95% de afinidade, percentual acusado pelo aplicativo para todos os encontros sugeridos ao que parece.

Leia a crítica do primeiro episódio de Shippados

Eduardo Sterblitch em cena de Shippados
Eduardo Sterblitch vive seu melhor papel na tevê em Shippados

Shippados é uma comédia. Assim, a primeira cena do seriado dá um pequeno susto no espectador pelo tom melodramático trazido pela trilha sonora. Ao som de A história mais velha do mundo, de O Terno ー aquela dos versos “O que a gente quer é gostar de alguém/ E quer que esse alguém/ Goste da gente também” ー , o tom da série é apresentado. É de rir pra não cortar os pulsos.

O texto de Shippados é certeiro por ser simples ー não se apoia em armadilhas fáceis e frágeis como palavrões e uma série de referências que mais fazem o público se perder do que achar graça. Tatá Werneck faz o papel de sempre, com as mesmas caras e bocas e em busca de bater o recorde mundial de palavras ditas por segundo, sem importar muito se elas serão entendidas ou não. A dicção da atriz vem melhorando, é bom reconhecer. Mas em comédia pausa é artigo de luxo e deve ser respeitado.

Já Eduardo Sterblitch se destaca como Enzo. A impressão é que o texto de Fernanda e Alexandre foi feito sob medida para o ator, que está no seu melhor momento na Globo. As melhores frases e piadas da estreia foram dedicados a ele e a Dolores, mãe de Rita, vivida por Yara de Novaes. A personagem foi criada como uma caricatura, mas a atriz, esperta, escapa do mais do mesmo e vira o jogo.

A julgar pelo primeiro episódio ー e é sempre perigoso fazer isso ー Shippados redime o Globoplay depois da desastrosa estreia de Além da ilha, produção com Paulo Gustavo.