original_1604698612_Noelle-2 Crédito: Disney+/Divulgação. Cena do filme Noelle

Confira opções de filmes e séries para assistir na noite de Natal

Publicado em Lista

Escolher um filme ou uma série de Natal para assistir com a família é um delicioso programa de fim de ano. Opções na tevê aberta e nas plataformas de streaming vão de novidades a clássicos do gênero

Por Adriana Izel, Vinicius Nader

O Natal de 2020 será atípico. Com o aumento nos números de casos do novo coronavírus no Brasil, o alerta se acendeu e as festividades de fim de ano ficaram ainda mais comprometidas. Os especialistas recomendam que a população se mantenha em casa e evite aglomerações, o que pede uma cerimônia natalina restrita. Em quarentena, a pedida é aproveitar o período com os familiares de casa na boa e velha maratona. O Correio ajuda com uma seleção de filmes, seriados e programas especiais temáticos para a família se unir — com distanciamento, claro — em frente à tevê!

Amor em tempos de Natal

Crédito: Netflix/Divulgação

A cada ano, a Netflix investe mais no conteúdo natalino que costuma desembarcar no serviço de streaming a partir de novembro, em função da boa audiência. Um dos queridinhos da leva de 2020 é Dash & Lily, inspirado nos livros de David Levithan e Rachel Cohn, também roteiristas da produção. Com uma temporada de oito episódios, cada um com cerca de 20 minutos, o seriado mostra a paixão entre os personagens-título, apesar de eles serem opostos completos.

Dash (Austin Abrams) é um menino mais fechado, que acabou de sair de um relacionamento e não gosta das festividades de fim de ano, enquanto Lily (Midori Francis) é uma garota solar, otimista, que ama a chegada do Natal, mas se sente solitária. Os dois começam a conversar por um caderno de desafios encontrado na livraria preferida de ambos.

Humor e brasilidade

Crédito: Netflix/ Divulgação

Outro sucesso da safra natalina da Netflix é o filme brasileiro Tudo bem no Natal que vem, presente no top 10 da plataforma desde o lançamento. De Roberto Santucci e com Leandro Hassum como protagonista, a produção mostra a história de Jorge, um homem que, sem explicação, só consegue se lembrar dos acontecimentos da véspera de Natal. A situação faz com que ele questione o modo como tem levado a vida em família.

Apesar de ser uma comédia, o filme tem um final emocionante, capaz de arrancar lágrimas dos espectadores. Para o ator Rodrigo Fagundes, que vive o cunhado sem noção que todo ano pede dinheiro emprestado a Jorge, outro segredo para o sucesso do filme é o fato de ele unir humor e Natal, além de trazer o contexto da festa no Brasil. “Nosso filme é muito brasileiro, com conflitos com os quais todos vão se identificar”, garante.

Entre clássicos e novidades

Recém-lançado no Brasil, o serviço de streaming Disney+ também reúne no catálogo produções que têm o Natal como tema. Na plataforma está, por exemplo, um dos maiores clássicos do gênero: a franquia Esqueceram de mim. A saga iniciada em 1990 teve cinco versões, três delas estão disponíveis.

Crédito: Reprodução/Internet. Cena do filme Esqueceram de mim

As duas primeiras produções foram dirigidas por Chris Columbus (Harry Potter e Uma babá quase perfeita) e têm Macaulay Culkin como o protagonista Kevin McCallister, um menino que, no filme de estreia, acaba sozinho em casa quando a família viaja para aproveitar o recesso de fim de ano. Sozinho, ele precisa lidar com uma dupla de ladrões, que volta a atormentá-lo na continuação da saga, quando Kevin acaba entrando no avião errado e vai parar em Nova York, enquanto seus parentes rumam para a Flórida.

O terceiro filme foi lançado em 1993 trazendo uma premissa diferente. Alex (Alex D. Liniz), um garoto prodígio de 8 anos, precisa defender a casa após ganhar um presente que contém um chip com dados importantes de quatro procurados internacionais. O longa-metragem também é ambientado no Natal.

Ação entre irmãos

Crédito: Disney+/Divulgação

Se o desejo, no entanto, for por novidades, o catálogo também tem opções. É o caso do filme Noelle, lançado em 2019 nos Estados Unidos e que chegou ao Brasil este ano pelo streaming. Protagonizado por Anna Kendrick e Bill Hader, sob direção de Marc Lawrence (Amor à segunda vista e Miss simpatia), o longa-metragem acompanha a família Kringle, clã conhecido por gerações de Papai Noel.

Com a morte do atual responsável pelo título a cinco meses do Natal, o cargo fica com Nick (Bill Hader), o único integrante da família sem qualquer afeição pela data. Cabe, então, a Noelle (Anna Kendrick) ajudar o irmão e salvar a noite natalina. A atração é mais uma das que celebra a figura da Mamãe Noel, uma tendência em 2020.

Mensagem de afeto

2020. Crédito: João Faissal/Globo. Cultura. Cena do especial Gilda,

Na noite de 25 de dezembro, após a novela A força do querer, a Globo exibe o especial de Natal Gilda, Lúcia e o bode, desdobramento do primeiro episódio da série Amor e sorte, sobre as relações afetivas na quarentena. Com Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, o especial é uma continuação do capítulo que mostra o convívio de mãe e filha em uma casa isolada na serra fluminense, onde ambas se refugiam durante a pandemia. Agora, o desafiador convívio se passa no apartamento de Gilda, no Rio de Janeiro, para onde a filha Lúcia se muda após perder o emprego. Tudo ficará ainda mais complicado porque o bode Everi, que Gilda ganhou em uma rifa e vendeu, é devolvido. A narrativa se passa na véspera de fim de ano.

“Acho que a principal mensagem da trama é que a gente pode superar todos os problemas de uma maneira melhor se estivermos juntos. E a família é para onde corremos quando a coisa aperta. É o que vimos acontecer muito nos últimos meses e vai continuar acontecendo no próximo ano”, explica o autor Jorge Furtado, que assina o roteiro ao lado de Antônio Prata. “E tem uma mistura de drama e comédia difícil de encontrar. Muitas famílias racharam durante esses anos de polarização, e o especial propõe uma reconciliação por meio do afeto. Por tudo isso, ficamos muito felizes de voltar às duas, neste especial de Natal, que é uma hora de reencontro familiar”, completa Prata.

De Brasília

Credito: Janine Moraes/Divulgação. Cena do filme Fuga de Natal.

Afeto também é a mensagem por trás de Fuga de Natal, filme brasiliense lançado em 2018 na Globo e que ainda pode ser conferido no Globoplay. A produção narra a história de três idosos, moradores do Rancho dos Velhinhos, que decidem fugir na noite de Natal para viver a celebração como nos velhos tempos. A direção é de Gui Campos, com roteiro do próprio Gui, em parceria com Santiago Dellape e Davi Mattos.