Cena da série The OA
Crédito: JoJo Whilden/Divulgação

Cinco perguntas sobre a série The OA

Publicado em Séries

A série da Netflix The OA foi lançada em dezembro no serviço de streaming e deixou muitas dúvidas em relação à história. O Próximo Capítulo reúne os principais questionamentos, ainda sem respostas, da trama

Em dezembro, a Netflix lançou a série The OA, mais uma produção original do serviço de streaming. Com muitos mistérios, a ficção científica aborda a história de Prairie Johnson (Brit Marling), uma jovem que desaparece e é encontrada sete anos depois. Inicialmente, a trama não revela informações sobre o que aconteceu durante o desaparecimento, apenas que a personagem, que era cega, agora consegue enxergar.

A produção chegou ao catálogo da Netflix em 16 de dezembro e possui oito episódios. Diferentemente de outras séries, não houve uma divulgação massiva do serviço de streaming. O interesse do público ficou mais voltado por conta do trailer misterioso, que revelava poucas informações sobre o enredo. The OA é uma criação de Brit Marling, que também dá vida à protagonista, e Zal Batmanglij, além de ter o envolvimento de Brad Pitt.

Quem assistiu aos oito episódios de The OA sabe que a história é encerrada deixando muitas dúvidas. Isso fez com que o público se dividisse. Há quem amou criar várias teorias e há quem justifique a falta de explicação da trama como um grande defeito. Como a série tem apenas uma temporada, estou do lado de quem está matutando tudo a que assistiu e esperando que uma segunda temporada — até agora não confirmada (renova logo, Netflix!) — possa entregar respostas convincentes.

Como qualquer série que deixa muitas dúvidas — Game of thrones, Westworld e a finada Lost estão aí para comprovar –, já existem na internet várias teorias sobre os mistérios de The OA. Para te ajudar ou ainda colocar mais dúvidas na sua cabeça, o Próximo Capítulo reúne os principais questionamentos sobre The OA. Abaixo, claro, muitos spoilers! Não assistiu ainda? Leia aqui uma crítica sobre The OA (sem spoilers!).

Spoiler Alert GIF - Find & Share on GIPHY

Principais questionamentos sobre The OA

1. The OA tem alguma conexão com Stranger things?
Assim que The OA foi lançada no serviço de streaming as comparações com Stranger things surgiram. O motivo é que as séries têm alguns aspectos em comum: uma personagem principal que passou por testes para conseguir acessar uma outra dimensão; e o fato de ter personagens jovens como protagonistas.

A Netflix até divulgou um vídeo em que faz comparações entre OA (a Prairie) e Eleven, de Stranger things. No entanto, acho bem difícil que, de fato, as séries possam ter alguma ligação. Seria, no mínimo, muito ousado da plataforma. Fica a dúvida.

2. É tudo mentira?
Ao longo da trama, descobre-se que Prairie na infância se chamava Nina e, quando criança, teve uma experiência de quase morte, que a deixou cega. Devido a problemas do pai com a máfia russa, ela foi levada para outro país e adotada pelo casal Nancy (Alice Krige) e Abel (Scott Wilson). No entanto, ela sentia o que o pai ainda estava vivo e resolveu procurá-lo.

Seu desaparecimento começa em uma procura pelo pai. No entanto, em Nova York, ela é interceptada por Dr. Hunter Hap (Jason Isaacs), um cientista que estuda exatamente pessoas com experiências de quase morte e a leva para um cativeiro para realizar testes com ela. Assim que retorna a sua cidade, Prairie começa a contar a história para um grupo de jovens, que, segundo ela, a ajudarão a abrir um portão que é capaz de levar outra dimensão.

Porém, no fim da série, tudo que ela relatou é questionado após o agente do FBI Elias Rahim (Riz Ahmed) induzir a Alfonso (Brandon Perea), um dos jovens que escuta as histórias da Prairie, que a ela teria inventado tudo ao mostrar uma caixa com vários livros, que se tratam da temática.

3. O que Elias Rahim fazia na casa de OA?

Série The OA
Prairie e Elias. Crédito: JoJo Whilden/Divulgação

Apesar de o agente do FBI ter questionado a veracidade da história de OA para o amigo dela, a pergunta que não quer calar é: por que (diabos) Elias estava tarde da noite na casa de Prarie? Será que ele teria ido plantar os livros para derrubar a tese da jovem? E por que motivo ele faria isso? Seria Elias um caçador de anjos?

4. A relação entre os grupos de Prairie
Durante o cativeiro, Prairie conviveu com mais quatro pessoas que tiveram experiências de quase morte: Rachel (Sharon Van Etten), Scott Brown (Will Brill), Homer (Emory Cohen) e Renata (Paz Vega). Quando retorna a sua cidade, OA busca um grupo formado por cinco pessoas: Elizabeth Broderick-Allen (Phylliss Smith), Steve Winchell (Patrick Gibson), Alfonso Sosa (Brandon Perea), Jesse (Brendan Meyer) e Buck Vu (Ian Alexander). A mesma quantidade de pessoas que estavam no cativeiro.

Em uma das cenas, Alfonso se olha no espelho e vê o reflexo de Homer, em vez do dele. Será que o grupo de OA em sua cidade é uma versão alternativa das pessoas que estavam no cativeiro com ela? Isso leva a outra pergunta, em quantas dimensões a história é contada?

5. E o final?
No último episódio, o grupo formado por OA na cidade está reunido na escola quando começa um tiroteio na escola. O quinteto, então, para salvar todo mundo, começa a fazer os movimentos para abertura de um portão. Prairie leva um tiro, é levada em uma ambulância e nos segundos finais chama por Homer. Teria OA ido para outra dimensão?

São muitas perguntas que só uma segunda temporada pode tentar explicar. Fora isso, ainda há dúvidas menores como, o que são os movimentos? De onde vem tudo isso, minha gente? Se você tem mais questionamentos ou até teorias, coloca aí nos comentários pra gente discutir!

Movimentos The Oa GIF - Find & Share on GIPHY

OBS: Sobre a porta aberta, acredito ser um analogia à própria série, pois é preciso abrir seu coração para aceitar as maluquices de The OA.