Carloporto Carlo Porto desempenha papel físico em Reis | Foto: Record/Divulgação Cena da novela Reis

Carlo Porto fala sobre a experiência de viver Saul na novela Reis

Publicado em Entrevista

Em entrevista ao Próximo Capítulo, Carlo Porto fala sobre como se preparou para o papel do Rei de Judeus

Por Pedro Ibarra

As séries bíblicas têm sido uma aposta da Record, com histórias já conhecidas pelo público, mas que ainda são acompanhadas por muitas pessoas na televisão. Reis é a dona do horário das 21h agora, contando a história dos reis que conduziram Israel até a queda de Jerusalém.

Em uma nova etapa, o seriado agora segue o rei Saul, interpretado por Carlo Porto. “O escolhido de Deus para ser o Rei dos Judeus”, classifica Carlos sobre o próprio personagem, agora figura central na série que tem retratado nas telinhas.

Porto falou com o Próximo Capítulo sobre o processo para interpretar o personagem, o Rei dos Judeus, já que precisou não só pensar nas atuações, mas também em todo o lado físico que o papel impõe. A preparação, destacada como “fundamental” e a importância do personagem que vive são os pontos principais do ator que protagoniza a nova etapa da atração.

Entrevista // Carlo Porto

Como foi a preparação para o papel? O que mais te desafiou?

A preparação é uma parte fundamental para a construção do personagem. Na parte física o desafio vem no manuseio de ferramentas e armas da época, são muitas horas de treino e coreografias para as batalhas que o personagem vive.

Você já atuou em produções como Reis. Em que as atuações de produções bíblicas e de época são diferentes?

Quando você faz uma novela contemporânea o personagem nasce do zero e a criação dele é feita mais livremente, quando você faz uma novela bíblica, o personagem já existe e está no consciente coletivo, as pessoas já o conhecem e sabem de sua história, isso traz uma responsabilidade maior.

O que o seu personagem adiciona ao arco atual da novela?

Saul é escolhido por Deus para ser o primeiro Rei dos Judeus. Ele é a figura central da transição de um povo governado por juízes para a formação de uma nação monárquica.

O que os espectadores podem esperar do novo arco da novela?

A novela está linda, com muitos atores e atrizes talentosos que tornam a história muito mais rica, recheada de dramaticidade e momentos bem divertidos. A formação de Israel terá muitas batalhas e intrigas, não dá para perder um capítulo sequer.

Como você acha que Reis adiciona novidades a teledramaturgia brasileira?

Somos um país de maioria religiosa, somos um povo de fé, e essas histórias são bem conhecidas por todos. Acaba sendo um entretenimento que se pode assistir com toda a família e ainda trazer reflexões sobre valores e comportamentos.