brega1 A parceria de Marco Nanini e Marília Pêra marcou a novela Brega & chique

Brega & chique estreia no Globoplay

Publicado em Novela

Estrelada por Marília Pêra e Glória Menezes, novela marcou pelo ritmo ágil e pela abertura ousada para a década de 1980

A comédia Brega & chique entra hoje no catálogo do Globoplay. Reprisada recentemente no Viva, a novela de Cassiano Gabus Mendes fez sucesso no ano que foi lançada, 1987, muito por conta do texto ágil e das interpretações de Marília Pêra e Glória Menezes para as protagonistas Rafaela e Rosemere.

O rico empresário Herbert Alvaray (Jorge Dória) mantém duas famílias paralelamente ー sem que uma saiba da outra, naturalmente. Oficialmente, ele é casado com a socialite Rafaela, com quem tem três filhos: Ana Cláudia (Patrícia Pillar), Teddy (Tarcísio Filho) e Tamyris (Cristina Mullins).

Por debaixo dos panos, ele se relaciona com Rosemere, uma mulher pobre e simples. Para Rose, ele é Mário Francis, um homem que em nada se parece com o empresário rico. Eles têm uma filha, Márcia (Fabiane Mendonça).

Quando os negócios não vão bem e Herbert percebe que pode falir, ele forja a própria morte e sai de cena. E aí que Rafaela e Rose se cruzam e que começa a real graça de Brega & chique. O padrão de vida de Rafaela cai e ela se muda para um bairro de classe média. Na mesma época, Rose recebe uma misteriosa herança em dólares, fica rica e se muda para o mesmo bairro. Elas se tornam vizinhas e, mais do que isso, amigas, uma ajudando a outra a se adaptar à nova vida.

Além de Rose, Rafaela conta com a ajuda de Montenegro (Marco Nanini, numa parceria incrível com Marília Pêra), ex-secretário particular de Hélio que sempre foi apaixonado por ela. Mas Herbert volta, com uma terceira identidade: Cláudio Serra, agora interpretado por Raul Cortez. Ele procura a reaproximação com as mulheres e com a terceira parceira, Zilda (Nívea Maria). Durante uma conversa, Rose e Rafaela descobrem que eram casadas com o mesmo homem e que ele tinha uma terceira esposa, rompem a amizade, mas logo percebem que unidas é que podem contra ele.

Brega & chique também marcou pela vinheta de abertura, em que um rapaz nu aparece de costas. A direção teve que colocar um “coqueiro” cobrindo o bumbum do modelo depois de entrarem na Justiça. Com o tempo, a proibição caiu e o rapaz pôde ser visto como veio ao mundo: nu com a mão no bolso.

Lembre os principais personagens de Brega & chique!

Marcos Paulo como Luis Paulo e Glória Menezes como Rosemare

Rafaela Alvaray (Marília Pêra) — Casada com Herbert (Jorge Dória). Quando é decretada a falência do marido, tem todos os bens confiscados. A forte personalidade começa a se revelar a partir da queda. No início é uma mulher rica, afetada, quase fútil. Faz tudo para manter a família unida depois do baque sofrido.

Rosemere (Glória Menezes) — Mulher simples, batalhadora. Tem uma relação com Herbert, que conhece como Mário, e com quem tem a filha Márcia (Fabiane Mendonça). Recebe uma grande quantia em dinheiro quando ele some, o que muda a vida deka. Tem dois filhos do primeiro casamento, Vânia (Paula Lavigne) e Amaury (Cacá Barrete).

Montenegro (Marco Nanini) — Amigo íntimo de Herbert. A única pessoa a quem ele revela suas intenções. Sabe que ele está vivo, no exterior, cheio de dinheiro. Fica dividido entre a afeição por Rafaela e a fidelidade ao amigo.

Herbert Alvaray/ Mário Francis (Jorge Dória) — Empresário bem-sucedido que vai à falência depois de sofrer intervenção em suas empresas. Simula o suicídio, fugindo em seguida para o exterior. Tem duas famílias: a oficial, com Rafaela, e outra com Rosemere. Homem sem escrúpulos, só pensa em dinheiro e negócios.

Ana Cláudia (Patrícia Pillar) — Filha de Rafaela e Herbert. É abandonada na porta da igreja pelo noivo, Antonio (Jayme Périard). Ferida e revoltada, tem problemas, agravados com a morte e a falência do pai. Conhece Luis Paulo (Marcos Paulo), motorista que a leva para o casamento e que a ajuda nos momentos de crise.

Tamyris (Cristina Mullins) – Filha de Rafaela e Herbert. Casada com Maurício (Tato Gabus Mendes). Quando perde tudo, começa a ter problemas e ciúme do marido, que estava acostumado com a vida fácil ao lado do sogro.

Maurício (Tato Gabus Mendes) — Boa vida, estava certo de que ia herdar uma boa fortuna do sogro, o que não acontece. É obrigado a trabalhar para sustentar a mulher.

Teddy (Tarcísio Filho) — Filho de Rafaela e Herbert. Estudante relapso que gostava da boa vida que levava. Reage mal quando se vê obrigado a trabalhar.

Francine (Célia Biar) — Mãe de Rafaela. Mulher de muita classe. Quando a filha perde tudo, tenta ajudar, sem perder a pose.

Baltazar (Dennis Carvalho) — Marceneiro do bairro. Vive com o sobrinho Bruno (Cássio Gabus Mendes), a quem cria como um filho. Homem rude, simpático, que agrada as mulheres. Tenta conquistar Rosemere depois de uma aposta com os amigos. Preocupa-se com o futuro de Bruno, a quem obriga a estudar.

João Antônio (Jayme Périard) — Noivo de Ana Cláudia. Desiste do casamento em cima da hora porque está apaixonado por Silvana (Cassia Kis), irmã de Luis Paulo. Foge da noiva, com medo de sua reação.

Zilda (Nívea Maria) — Amiga de Rafaela. É a única que continua a seu lado depois da crise, procurando diminuir seu sofrimento.

Lourival (Fabio Sabag) — Pai de Rosemere. Bonachão, joga cartas para os amigos, prevendo algumas coisas. Protege a filha contra os atrevidos do bairro.

Amaury (Cacá Barrete) — Filho de Rosemere. Garoto esforçado quer trabalhar para ajudar a mãe, mas ela não o deixa largar os estudos.

Vânia (Paula Lavigne) — Filha de Rosemere. Ajuda nas tarefas de casa e a cuidar da irmã menor. Continua estudando, por imposição da mãe.

Márcia Maria (Fabiane Mendonça) — Filha de Rosemere. É a gracinha da casa, paparicada por todos.

Cláudio Serra (Raul Cortez) – Nova identidade de Herbert Alvaray/Mário Francis após realizar uma cirurgia plástica para voltar ao Brasil sem ser reconhecido.

Amadeu Correia (Hélio Souto) — Vizinho de Rosemere, por quem é apaixonado sem ser correspondido.

Mercedes (Patricya Travassos) — Amiga de Rosemere. Manicure do bairro, acompanha a amiga e confidente em sua ascensão. Tem um relacionamento amoroso problemático com Bruno.

Luis Paulo (Marcos Paulo) — Filho de Lucy (Neuza Amaral) e Justino (Percy Aires). Sem profissão definida, vive de pequenos trabalhos esporádicos. Em um deles, dirigindo um carro de casamento, conhece Ana Cláudia. Ajuda Rosemere a lidar com o dinheiro que recebe, antevendo a possibilidade de um trabalho fixo.

Silvana (Cassia Kis) — Irmã de Luis Paulo (Marcos Paulo). Tem um caso antigo com João Antonio. Secretária da empresa onde Maurício começa a trabalhar. Mora sozinha, longe dos pais.

Justino (Percy Aires) — Pai de Silvana e Luis Paulo. Boa pessoa, vive no boteco do bairro conversando com os amigos. Não se conforma com a saída de Silvana de casa.

Lucy (Neuza Amaral) — Mãe de Silvana e Luis Paulo. Paciente e sofredora, confidente da filha. Adora beber escondida do marido.

Bruno (Cássio Gabus Mendes) — Sobrinho de Baltazar. Trabalha e mora com o tio. Praticamente analfabeto, começa a aprender português com Mercedes depois que se interessa por Vânia. Rapaz alegre, mas mal-educado e grosseiro.

Pedro (Paulo Cesar Grande) – Dono de uma mercearia, onde trabalha ao lado da irmã Bianca (Bárbara Fazio). No decorrer da história, tem um caso com Tamirys, que tem receio de ir em frente com o rapaz por ainda amar Mauricio. Pedro acaba paquerando Zilda e passa a ser seu amigo confidente. Os dois engatam um romance e terminam juntos.

Carlos Bellotti (José Augusto Branco) – Representante do Banco Central designado para investigar a verdade sobre o suicídio do empresário Herbert Alvaray. Entre as descobertas estão o caso extraconjugal de Herbert com Zilda e a limpeza de uma conta bancária secreta do empresário na Suíça duas semanas após sua suposta morte.

*Fonte: Memória Globo