BBB20 Crédito: Victor Pollak/Divulgação

BBB20 termina nesta segunda-feira fazendo história; veja balanço

Publicado em Reality show

Confira o balanço do BBB20, que chega ao fim nesta segunda-feira (27/4) na Globo premiando o mais novo vencedor com R$ 1,5 milhão

A 20ª edição do Big brother Brasil chega ao fim após três meses de programa. No dia da final, o Próximo Capítulo faz um balanço do BBB20, que, antes mesmo da estreia, foi vendido pela Globo como “uma edição histórica”. E a emissora acertou!

Elenco com famosos
O primeiro acerto do BBB20 foi exatamente o que recebeu muitas críticas inicialmente: a presença de metade do elenco formada por famosos e celebridades da web. Com nomes fortes, como da cantora e atriz Manu Gavassi, que se tornou na primeira finalista ao vencer a prova de imunidade na quinta-feira, o programa trouxe para a tela da tevê aberta o público dessas pessoas que se engajam na internet. Sem contar que o elenco trouxe para dentro da casa até tretas do lado de fora.

Bate e volta
Para tornar a formação de paredão ainda mais tensa, o programa trouxe algumas inovações. A primeira delas foi a prova Bate e volta, que tirava um participante do paredão. Em diversas oportunidades, brothers e sisters mais votados dentro da casa conseguiram se livrar, para a felicidade dos espectadores e para o terror dos confinados do BBB. Pyong, Prior e Flasylane que o digam!

Disputas do Big fone
Mesmo que o Big fone tenha tocado em poucas oportunidades na 20ª edição, quando o telefone tocou garantiu narrativas para a casa. Em duas oportunidades, o público se mobilizou em casa pedindo expulsões tamanha a vontade dos brothers em atender a ligação. Renderam os embates entre Pyong e Petrix e, depois, Pyong e Prior.

Guerra dos sexos e das comidas
A 20ª edição do BBB teve dois grandes confrontos. O primeiro, chamado guerra dos sexos ou ainda “teste de fidelidade”, movimentou boa parte do jogo e dividiu a casa. Tudo começou com a intenção de parte do time masculino de fazer algumas sisters caírem em contradição ao serem “conquistadas” amorosamente. A grande vítima era Mari, que tinha um namorado do lado de fora, o ex-BBB Jonas. Depois o segundo grande embate se desdobrou em vários: a guerra das bolachas, a guerra do feijão, zero estalescas… Neste ano, o cardápio restrito da xepa gerou diversos conflitos inimagináveis, que renderam inimizades e até eliminações.

Casa de vidro

Crédito: Victor Pollak/Divulgação

A dinâmica com quatro participantes disputando duas vagas dentro da casa ganhou força por causa da guerra do sexos. Apenas parte dos participantes sabia a verdade da confusão, mas uma eliminação surpreendente fez todo mundo achar que a história podia estar errada. Com o elenco da Casa de vidro em um shopping, o público passou a se comunicar com eles por meio de cartazes, levando informações, que, depois, foram levadas para dentro da casa e definiram alianças e até o rumo do jogo durante um período.

Personagens de polarização
Com um elenco bastante entregue, o BBB conseguiu criar bons embates e bastante polarizados. O que mais agitou o programa foi entre Pyong e Prior, que eram jogadores assumidos e se bicaram boa parte do programa. Também houve o atrito entre Bianca e Rafa, surgido antes mesmo do reality show e que teve novo capítulos no confinamento. Sem falar, em Thelma e Flay na reta final.

Quarto branco

Credito: Paulo Belote/Globo Quarto Branco. Big brother Brasil 20

O temido Quarto branco de outras edições voltou. Porém, diferente. Bem menos tenso. A dinâmica durou menos do que a produção imaginava, mas mexeu com o rumo do jogo, criando, pelo menos durante uma semana, uma aliança entre antigos inimigos: Prior, Gizelly e Manu. A dinâmica também foi o despertar de Manu no jogo. Foi só a partir do Quarto branco que a finalista decidiu sair do retiro e entrar de vez no jogo.

Contragolpe
Com as eliminações quase que seguidas dos envolvidos na guerra dos sexos, sobrou na casa um grupo hegemônico e grande, o que tornaria os paredões da casa óbvio. Em busca de mudar a dinâmica, a produção apresentou o contragolpe, funcionalidade que surgia aleatoriamente nas semanas para que um emparedado pudesse colocar outra pessoa no paredão. Prior foi um dos mais beneficiados com a artimanha.

CAT com Rafael Portugal

Crédito: Victor Pollak/Divulgação

A produção do BBB sempre teve dificuldade em acertar a parte humorística da atração. Mas, neste ano, tudo culminou de forma positiva. O CAT (Central de Atendimento ao Telespectador) foi uma grata surpresa, graças ao humorista Rafael Portugal, que usou o enredo do reality de forma engraçada e com boas sacadas.

Recorde nos paredões
Depois de edições mais apáticas, o BBB voltou ao protagonismo. A audiência do programa cresceu em audiência atingindo 165 milhões de pessoas alcançadas no três meses. Nos paredões, a temporada registrou recordes. O maior número ficou com o paredão entre Manu, Prior e Mari, atingindo 1,5 bilhão de votos, o maior índice da história da franquia no mundo.