polliana1 Foto: Maju Magalhães/ Divulgação

Atriz Polliana Aleixo é cidadã do mundo

Publicado em Entrevista

Atriz Polliana Aleixo vive Palthit em Gênesis e está prestes a ver dois trabalhos internacionais dela estrearem no streaming

A atriz Polliana Aleixo está pronta para abraçar o mundo. A Palthit da novela Gênesis está gravando uma série no Uruguai, que tem elenco de todos os continentes, e também se prepara para estrelar The journey, coprodução entre Brasil e EUA. Para quem gosta de rever atores em cena, Polliana vive a tenista Cecília em A vida da gente, novela de 2011 que está sendo reprisada pela Globo às 18h.

Palthit carrega uma polêmica. A personagem tem cenas de incesto com o pai dela, Ló (Emílio Orciollo Netto), o que não assustou a atriz. “Em cena eu me sinto totalmente protegida pela personagem, é como se ali existisse apenas ela. Volta e meia lidamos com tramas, personagens e cenas densas, complicadas, e essa imersão ajuda muito que você simplesmente mergulhe no contexto histórico, na trama, em contar aquela história da melhor forma”, afirma Polliana.

A atriz não teme a repercussão negativa que o tema pode levar à internet. “Fica claro quando uma crítica tem a intenção de ser construtiva e quando é só ódio sendo destilado. Nesse segundo caso, eu só ignoro mesmo. Quando ele vem com essa carga agressiva, isso sempre tem mais do outro do que de mim. Hoje em dia é algo que, sinceramente, eu quase não lido porque acho que essas pessoas também entenderam que vai ser uma briga unilateral, não alimento esse tipo de coisa”, conta.

Polliana Aleixo como Cecília em A vida da gente
João Miguel Junior/ Globo. Polliana como Cecília em A vida da gente

Quase dez anos antes de Gênesis. Polliana vivia a tenista Cecília em A vida da gente. “É engraçado como eu achava que lembrava bem dela, mas revendo me surpreendi porque era diferente da minha própria lembrança. A Cecília foi uma personagem deliciosa de dar vida, pela personalidade forte, fria e explosiva dela”, relembra.

A primeira produção internacional estrelada por Polliana a chegar às telas será a série uruguaia El presidente, da Amazon Prime sobre a vida de João Havelange, de quem Polliana vive a filha. “Trabalhar fora sempre foi uma meta, mas ainda estamos começando. Hoje em dia, com o caminho e proporção que o streaming e a internet vêm tomando, o mundo todo ficou mais próximo e ganhou mais visibilidade”, afirma Polliana, que se mudou para o Uruguai e viu o quanto se leva a pandemia a sério no país vizinho. El presidente  tem roteiro assinado por Armando Bó, premiado com o Oscar com Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance).

Já na série The journey, coprodução entre Brasil e EUA, Polliana terá a oportunidade de viver a primeira protagonista da carreira. “Ainda não podemos dar detalhes do projeto por questões contratuais, mas foi um divisor de águas. Foi minha primeira protagonista e ainda num double shooting, que é quando gravamos em duas línguas. Aprendi absurdamente muito e abri muito minha visão. Foi um trabalho que mudou minha perspectiva até sobre mim mesma”, comemora Polliana. O Próximo Capítulo sabe que verá Polliana Aleixo brilhando pelos quatro cantos do mundo!