American rust
American rust Crédito: Showtime/Reprodução — American rust American rust

American rust está passando despercebida — mas não deveria

Publicado em Séries

Drama estrelado por Jeff Daniels, American rust se assemelha em qualidade (e narrativa) a Mare of Easttown

Pensar no que realmente faz o sucesso de uma série dá uma verdadeira dor de cabeça. Pouparemos o leitor deste desprazer, mas vamos expor a dura realidade: não é só qualidade que dita fama. Vide American rust.

Apresentada nos Estados Unidos pelo canal a cabo Showtime, American rust chegou ao Brasil pelo streaming da Paramount+ e ainda não caiu nas graças do público das redes sociais (tanto norte-americano, quanto brasileiro), apesar da qualidade.

A narrativa é complexa e cheia de camadas. No protagonismo o telespectador acompanha Del Harris (Jeff Daniels). O chefe de polícia da cidade fictícia de Buell representa o pontual de toda a natureza humana: não é bom, nem mal. Ele tenta acertar, erra (feio) no processo, e tem um compasso moral de referência.

Cuidado! Spoiler à frente

O cenário de Buell é uma inteligente representação da indústria norte-americana: decadente. Os poucos que ainda resistem no local sofrem vítimas de uma epidemia de drogas fora do controle enquanto lutam para ter o mínimo.

Em um primeiro momento, o trabalho de Del é investigar a morte de um policial nos subúrbios de Buell. A investigação vai levá-lo ao jovem Billy (Alex Neustaedter). É aí que as coisas se complicam. Billy é o único filho de Grace, a grande paixão de Del. E, na tentativa de poupar a amada, o chefe de polícia vai andando no limite em relação à proteção de Billy e ao papel de policial.

American rust
Crédito: Showtime/Reprodução — Entre as diversas escolhas de Del para ajudar os que ama, resta saber como o próprio homem se salvará

Os personagens secundários também são interessantes e completos. Ao longo dos episódios o público descobre que não foi Billy que matou o policial e, sim, o melhor amigo dele, Isaac (David Alvarez).

A situação se complica mais ainda porque, além da amizade, Isaac sempre nutriu uma grande paixão por Billy, mas nunca foi correspondido, porque o grande amor da vida de Billy foi a irmã de Isaac — que “fugiu” para Nova York em busca de uma vida melhor.

Entre proteger o amigo, se salvar, proteger a própria mãe e salvar uma possível relação com a amada, Billy acaba sendo jogado no meio de um furacão de emoções (e tragédias), do qual talvez nem Del consiga salvá-lo.

Rust e Easttown

De uma forma geral, American rust guarda uma semelhança significativa com Mare of Easttown. Ambas investigam um assassinato em um cenário decadente, enquanto os “heróis” nada mais são do que humanos. O ritmo das duas é excelente, a história caminha sem tropeços e existe um objetivo a ser alcançado. American rust é mais sombria, com um drama mais latente. Às vezes, é difícil saber se existe esperança em meio a tanto sofrimento.

Em consequência, é uma série que realmente não merece ser deixada de lado. Trata a natureza humana com um toque de realidade cru e distinto, e encanta por saber representar os altos e baixos da contradição do que é ser “bom” e “mau”.