Herval Rossano, JosÈ Carlos Pieri

A gata comeu, da década de 1980, estreia no Globoplay

Publicado em Novela

Estrelada por Christiane Torloni, A gata comeu marcou a década de 1980 e é uma das reprises mais pedidas nas redes sociais

O Globoplay traz de volta nesta segunda-feira (7/6), a novela A gata comeu, escrita por Ivani Ribeiro e exibida pela primeira vez em 1985. Sob a direção de Herval Rossano, Christiane Torloni brilhou como Jô Penteado. A trama tem tudo para ser muito vista no Globoplay, pois era uma das reprises mais pedidas nas redes sociais. A plataforma de streaming acerta quando traz títulos mais antigos, como O bem amado (1973) e Roda de fogo (1986), recentemente incluídas no rol de atrações.

Na novela, que esteve em cartaz no Vale a pena ver de novo em 1989 e em 2001 e foi exibida no Viva em 2016, Jô Penteado foi noiva 7 vezes, mas seu gênio sempre tentava mandar nos homens e o casamento não acontecia. Depois de um naufrágio e de ficar numa ilha ao lado de amigos e de desconhecidos, Jô conhece e se apaixona pelo professor Fábio (Nuno Leal Maia), mas ele é noivo de Paula (Fátima Freire) e vive às turras com Jô por causa disso ー os dois trocam tapas com frequência. Também estavam no barco e são dados como mortos por dois meses  Lenita (Deborah Evelyn), Vitório (Laerte Morrone), Gustavo (Cláudio Corrêa e Castro), Teresa (Marilu Bueno) e o piloto Edson (José Mayer).

Nessa confusão, Paula se apaixona por Tony Duarte (Roberto Pirilo). A vida de todos os outros que estavam na lancha que ficou à deriva também não será a mesma.

Relembre os personagens de A gata comeu

Cena da novela A gata comeu

Jô Penteado (Christiane Torloni) – Mulher rica, charmosa e impetuosa. É conhecida como Barba Azul, por “colecionar” noivos. Dizem que ela atrai os homens com seu charme, fazendo deles, depois, “gato e sapato”. É muito ligada ao pai, Horácio Penteado (Mauro Mendonça), e não se dá bem com a madrasta Ester (Anilza Leoni). É sonâmbula e faz mil e uma coisas nesse estado semiconsciente. Apaixona-se pelo professor Fábio Coutinho (Nuno Leal Maia), mas eles vivem uma relação tempestuosa.

Fábio Coutinho (Nuno Leal Maia) – Professor de um colégio na Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro. O viúvo é noivo de Paula (Fátima Freire), jovem que trabalha em uma companhia de turismo, e pai de Cuca (Danton Mello) e Adriana (Kátia Moura). Fábio tem uma boa relação com crianças, especialmente com seus alunos, com quem é liberal. Com as mulheres é quase machão e, no geral, é todo “certinho”, não admitindo falhas. Demora a admitir ter se apaixonado por Jô Penteado, de quem discorda do comportamento.

Horácio Penteado (Mauro Mendonça) – Pai de Jô Penteado, Gláucia (Bia Seidl) e Lenita (Deborah Evelyn). O rico viúvo dedicou-se inteiramente à filha até se casar com Ester (Anilza Leoni),segunda esposa, com quem teve Gláucia e Lenita. Esse distanciamento fez Jô sofrer bastante. Horácio ganha a vida como banqueiro, mas diversifica as atividades.

Ester Penteado (Anilza Leoni) – Mulher ociosa e frívola e que não consegue se entender com Jô , a quem culpa por todas as suas mazelas. Para entretê-la, o marido lhe compra uma companhia de seguros, mas ela sequer aparece.

Gláucia (Bia Seidl) – É a grande antagonista de sua meia-irmã, Jô Penteado, a quem não suporta. Gláucia guarda grande mágoa dela e faz tudo para atrapalhar a vida da meia-irmã, afinal ela lhe roubou muitos namorados.

Lenita (Deborah Evelyn) – Lenita é meiga, compreensiva, irmã de Gláucia e meia-irmã de Jô, de quem é muito amiga. Lenita é a filha caçula de Horácio e Ester.

Paula (Fátima Freire) – Noiva de Fábio, filha de Ofélia (Diana Morel) e de Martim (Rogério Fróes) e irmã de Xande (Oberdan Jr.) e Sueli (Juliana Martins). Trabalha na companhia de turismo de Horácio e, logo no início da trama, tem uma grande briga com Jô, criando uma forte relação de inimizade com ela.

Martim (Rogério Fróes) – Marido de Ofélia, que só retorna ao lar depois do desaparecimento dos filhos no acidente com o barco.

Xande (Oberdan Jr.) – É aluno de Fábio e faz parte do Clube Cebolinhas.

Sueli (Juliana Martins) – Aluna de Fábio.

Cuca (Danton Mello) – Filho de Fábio. O menino é um dos mentores do Clube Cebolinhas, que reúne as crianças interessadas em debater os problemas do mundo adulto, dando, inclusive, lições para os pais.

Adriana (Kátia Moura) – Filha caçula de Fábio.

Zazá (Aracy Cardoso) – Empregada de Fábio. É ela quem cuida de Adriana depois do desaparecimento do barco onde estava o patrão.

Gustavo Penaforte (Cláudio Corrêa e Castro) – Gustavo é marido de Tereza Penaforte (Marilu Bueno) e pai de Babi (Mayara Magri). Ele faz parte do grupo em excursão que fica desaparecido por dois meses, após um acidente com o barco que o transportava. É mais conhecido como Gugu.

Teresa Penaforte (Marilu Bueno) – Mais conhecida como Tetê. Ela e Gugu vivem brigando e chamam a atenção de todos por tantos desentendimentos.

Babi (Mayara Magri) – Jovem, bonita e rica, que precisa lutar contra muitas convenções por conta dos namorados que arruma. Para tal, conta com a ajuda da avó, Dona Biloca (Norma Geraldy).

Tito (Jaime Periard) – Namorado de Babi. Não é aceito pelos pais dela.

Dona Biloca (Norma Geraldy) – A avó de Babi vive tentando ajudar a neta em seus relacionamentos, sempre controlados pelos pais da jovem

Edson (José Mayer) – Edson é um homem pobre, meio duro e que tem uma participação intensa na história ao se apaixonar por uma mulher de outra classe social. Foi criado pelos tios, Conceição (Dirce Migliaccio) e Oscar (Luiz Carlos Arutin), e os trata como seus pais.

Oscar (Luiz Carlos Arutin) – Marido de Conceição (Dirce Migliaccio), pai de Renato (Silvio Perroni) e tio de Edson (José Mayer). Em casa, se finge de doente, mas, quando está na rua, apruma-se todo para se divertir.

Conceição (Dirce Migliaccio) – Vive chamando seu marido de “santinho” e trabalha para sustentar a casa.

Ivete (Nina de Pádua) – Prima de Edson. Tem uma chance de melhorar de vida com o afastamento involuntário de Fábio. Só não resolve seus problemas afetivos com o primo.

Tony Duarte (Roberto Pirillo) – Ator e amigo de Rafael (Eduardo Tornaghi), com quem divide o apartamento, e de Vitório (Laerte Morrone). É bem-humorado e não aguenta as ideias de Rafael, que defende a “pureza” da arte.

Rafael (Eduardo Tornaghi) – Ator de teatro e amigo de Tony, com quem divide o apartamento. É um dos muitos noivos de Jô e fica no centro da discórdia entre a ex-noiva e a irmã dela, Gláucia.

Benjamim (Alfredo Murphy) – Pescador que salva os náufragos, vítimas do acidente com o barco.

Vitório (Laerte Morrone) – É garçom de uma pizzaria, mas se faz passar por Conde de Parma, um milionário italiano. Apesar da ousadia, morre de medo de ter a farsa descoberta.

Zé Mário (Elcio Romar) – Primo de Vitório e assistente de Horácio. Zé Maria envolve-se com Babi.

Televina (Kleber Macedo) – Empregada de Rafael e Tony. É louca por novelas de televisão, para desespero de Rafael.

Vicente (Germano Filho) – Dono de uma banca de jornal e pai de Cecéu (Rafael Alvarez) e Verinha (Juliana Lucas Martin). As duas crianças, alunos de Fábio, desaparecem no incidente com o barco.

*Fonte: Memória Globo