Roda de Fogo Bruna Lombardi, Tarcísio Meira (Lúcia Brandão, Renato Villar)

Roda de fogo, novela de 1986, entra para o Globoplay

Publicado em Novela

Trama de Lauro César Muniz trazia romance e dilema ético de personagens de Tarcísio Meira e Bruna Lombardi. Lembre quem é quem em Roda de fogo!

O dilema entre a razão e a emoção move a juíza Lúcia Brandão, principal personagem feminino de Roda de fogo. Vivida por Bruna Lombardi, a magistrada está de volta no Globoplay a partir desta segunda-feira (26/4). Exibida em 1986, Roda de fogo tem texto de Lauro César Muniz e direção de Dennis Carvalho.

Tarcísio Meira vive o empresário Renato Villar. Acusado de ter dinheiro no exterior e de ter sido mandante de um assassinato, o vilão resolve seduzir Lúcia para que ela não o condene. A juíza se apaixona por ele, que, claro, acaba se apaixonando também. Para completar, Renato descobre que tem um tumor no cérebro. O dilema entre a ética e o amor é o que move tanto Lúcia como Renato.

Doente, Renato ainda vai se separar de Carolina (Renata Sorrah) e tentar reatar os laços com o filho, Pedro (Felipe Camargo), fruto da relação com a guerrilheira Maura (Eva Wilma).

Relembre os personagens de Roda de fogo

Este slideshow necessita de JavaScript.

Renato Villar (Tarcísio Meira) – Bonito, charmoso e elegante, de extraordinária vitalidade. Um vitorioso. A fortuna dele, calculada em vários milhões de dólares, teve início com o pai, Antonio Villar (Mário Lago). Mas o grande salto veio após o casamento com Carolina (Renata Sorrah), filha de ricos proprietários de terras. Dono de um império, Renato preside uma holding de várias empresas dirigidas por membros da família dele e de Carolina. A projeção originou propostas para que ingressasse na política. Renato gosta de conquistar e seduzir as mulheres, uma forma de afirmar poder – mas não se entrega a nenhuma delas. Com Carolina, mantém uma relação burocrática. Restam apenas o interesse econômico de ambas as partes e as conveniências sociais.

Carolina d´Ávila (Renata Sorrah) – Vem de uma tradicionalíssima família de barões do império, e é muito ciosa do nome que ostenta e do status que possui. A maior parte da herança são terras, hoje administradas por uma empresa agropecuária que integra a holding de Renato. É uma mulher que cultiva as aparências, dedicando-se a chás beneficentes e atividades afins. Tem uma grande roda de conhecidos, mas não costuma aprofundar amizades. A família supre esta parte, sendo para ela a coisa mais importante a preservar. O maior sonho dela é ser primeira-dama do país.

Lúcia Brandão (Bruna Lombardi) – Bonita e inteligente, preza liberdade e inteligência acima de tudo. Advogada bem-sucedida, trocou a advocacia pela magistratura para fazer prevalecer sua visão extremada da lei e da justiça. Fez concurso, foi aprovada com brilho e empossada como juíza substituta. Acredita na lei e na justiça, e vive um grande conflito quando seu caminho cruza com o de Renato Villar.

Antônio Villar (Mário Lago) – Pai de Renato. Empresário que saiu do nada e construiu a base do sucesso do filho.

Helena Villar (Mayara Magri) – Filha de Renato e Carolina, estudante de comunicação. Tem um relacionamento difícil com os pais, cuja visão de mundo contesta. Renato se sente na obrigação de transmitir à filha uma moral que recebeu dos pais; e Carolina tem grandes planos para ela, com os quais a jovem nem sempre concorda.

Fernando Brandão (Carlos Vergueiro) – Pai de Lúcia (Bruna Lombardi) e Laiz (Lúcia Veríssimo). Após um derrame e uma série de problemas, vive em casa, preocupado com as filhas.

Laiz Brandão (Lúcia Veríssimo) – Linda e deslumbrante, muito ambiciosa, sonha em ser uma personalidade do jet set nacional. Quer aparecer, acontecer.

Maura Garcez (Eva Wilma) – Por volta de 1960, ela teve um romance com Renato. Os dois foram muito apaixonados, e da relação nasceu Pedro (Felipe Camargo). Renato não o queria, e assim começou o desentendimento entre eles, que se acentuou cada vez mais, até ambos seguirem caminhos opostos. Ela optou pela participação política na esquerda; ele, em construir sua grande fortuna. Em 1970 foi presa, e Renato conseguiu tirá-la do país, mas os sofrimentos na prisão levaram-na ao desequilíbrio psicológico, culminando na internação numa clínica em Roma. Aparece por volta do capítulo 30.

Pedro Garcez (Felipe Camargo) – A ausência do pai e, em seguida, da mãe, exilada, transformou-o num rapaz revoltado, de temperamento difícil. Faz tudo para incomodar e agredir o pai, até mesmo na forma de se vestir: suas roupas são extravagantes e agressivas. É fortemente rejeitado pelas famílias de Carolina e Renato.

Joana Garcez (Yara Cortes) – Mãe de Maura. Viúva, criou Pedro. É dona de um bar. O pai dela era um imigrante espanhol e anarquista, cujas ideias foram a única herança que lhe deixou. É uma pessoa fortemente emotiva, estourada, com rompantes melodramáticos.

Mário Liberato (Cecil Thiré) – Advogado de Renato. É um solteirão, que aprecia coisas exóticas: comidas, roupas e objetos. Quanto a mulheres, não se tem notícia de que tenha tido uma relação mais profunda. Frio, controlado, profissional extremamente competente, mas reservado. Não é homem de grandes embates nos tribunais. Seu trabalho é encontrar as brechas da lei e fazer a fundamentação jurídica. É capaz de chegar a explosões de violência e requintes de sadismo assustadores.

Celso Rezende (Paulo José) – Diretor financeiro do grupo de Benson (Carlos Kroeber), é quem denuncia negociatas que envolvem Renato. Morre em seguida. Participação em dois capítulos.

Telma Rezende (Joana Fomm) – Mulher de Celso. Bonita, charmosa, com grande penetração nas altas esferas políticas e empresariais. Seu casamento está em crise há muito tempo. É amante de Paulo (Hugo Carvana).

Junior (Cássio Gabus Mendes) – Filho de Telma e Celso. Estudava nos EUA e vem para o Brasil com a morte do pai. Não aceita a versão oficial do acidente, assumindo um comportamento excêntrico.

Paulo Costa (Hugo Carvana) – Primo de Carolina, diretor de uma das empresas da holding. Governista na época da ditadura, sonha voltar à política. Candidato à Constituinte. É quem arranja as mulatas para Benson, pois também as aprecia. Quer fazer de Renato o presidente da República.

Werner Benson (Carlos Kroeber) – Representante de um conglomerado financeiro no Brasil. Descendente de ingleses e alemães, não considera povos subdesenvolvidos como gente, embora seja grande apreciador de mulatas. Frio, capaz de qualquer coisa para defender os seus interesses e os do conglomerado.

Marcos Labanca (Paulo Goulart) – Juiz de muito prestígio, titular da vara onde Lúcia é substituta. Tem o poder de decisão num processo contra Benson. Homem de muita integridade e firmeza. Um ídolo para Lúcia.

Roberto Labanca (Jayme Périard) – Filho do juiz Labanca. Paralítico, tem uma ligação muito forte com o pai. Interessa-se por Lúcia.

Anselmo Santos (Ivan Cândido) – Espécie de capataz e capanga de Renato nas suas fazendas. Quando precisa, vem fazer algum “serviço” na cidade. Foi policial no passado.

Vera Santos (Cláudia Magno )- Filha de Anselmo. Estudante, bonita, não tem consciência da atividade do pai. Começa a trabalhar no escritório de Paulo e passa a se relacionar com Junior.

General Hélio d’Ávila (Percy Ayres) – Tio de Carolina, muito interessado em preservar a moral familiar. Une-se à sobrinha para fazer de Renato o presidente da República.

Felipe d’Ávila (Paulo Castelli) – Neto do General Hélio D’Ávila, com quem mora. Diretor de uma das empresas da holding de Renato. Envolve-se com Laiz, causando um tumulto na família.

Ana d’Ávila (Isabela Garcia) – Neta do general Hélio D’Ávila e irmã de Felipe. Jovem bonita, supercontrolada pelo avô, balança as estruturas familiares quando se envolve com Pedro.

Gilberto (Rodolfo Bottino) – Jornalista encarregado de fazer uma matéria sobre a holding de Renato. Quer a todo custo entrevistá-lo. Namora Laiz e, posteriormente, Helena.

Tabaco (Osmar Prado) – Motorista de Renato e homem de sua confiança. Tem várias mulheres, o que exige malabarismos para que uma não descubra a existência da outra.

Patativa (Claudia Alencar) – Uma das mulheres de Tabaco. Aderecista profissional de escolas de samba, também faz lindos e disputados vestidos de noiva, mas nunca vestiu nenhum.

Bel (Inês Galvão) – Telefonista de um hotel, uma das mulheres de Tabaco.

Marlene (Carla Daniel) – Empregada na casa de Carolina e Renato, uma das mulheres de Tabaco.

Gilson Góes (Gilberto Martinho) – Frequentador do bar de Joana, por quem é apaixonado. Ex-jogador de futebol, guarda um álbum sobre as suas glórias no esporte.

Fátima Pires (Cristina Sano) – Trabalha no bar de Joana, onde se liga a Tabaco.

Nazaré (Betty Berardo) – Secretária de Renato. Mulher muito séria, compenetrada e romântica.

Alice (Sylvia Bandeira) – Amiga de Carolina, no passado teve um relacionamento com Renato, de quem quer se vingar.

Jacinto Meirelles (Cláudio Curi) – Mordomo, copeiro e chofer de Mário, mas se considera seu secretário particular. Muito fino e educado, é o único empregado em quem Mário confia. No decorrer da trama, fica implícita uma relação homossexual entre Jacinto e Mário.

*Fonte: Memória Globo