De conversas sérias a piadas escrachadas, os talk shows tiveram de tudo em 2017! Veja as atrações que nós destacamos neste ano.
Quando 2017 começou o ano prometia ser de trevas para os fãs de talk shows na tevê brasileira. Sem Jô Soares e Marília Gabriela, dois dos nossos maiores entrevistadores, o que viria por aí? Já sabíamos que Tatá Werneck teria a segunda temporada do Lady night, mas era só?
Agora, com um pé já em 2018, o Próximo Capítulo relembra os destaques desse setor num ano em que, verdade seja dita, os programas foram muito mais shows do que talk. É justamente no privilegiar a entrevista que Pedro Bial se sobressai e que Jô e Marília mais fazem falta. A gente selecionou cinco programas como os destaques do gênero neste ano. Concorda? Sente falta de algum? Comenta aí!
Confira os destaques entre os talk shows de 2017!
Lady night, com Tatá Werneck (Multishow)
Nesta segunda temporada, Tatá Werneck está ainda mais à vontade no comando do seu Lady night. Recebendo convidados como Neymar, Gloria Maria, Pabllo Vittar, Zico e Cleo Pires, Tatá ia se revezando entre humorista e entrevistadora.
Os quadros variados agradam sempre que os convidados entram no clima e aí vai um mérito de Tatá. Ela deixa os convidados à vontade para entrar na brincadeira, mesmo quando isso significa fazer coisas ridículas. Não dá para deixar de falar também do momento em que Tatá “entrevista” um especialista, abusando de comentários de duplo sentido.
Talvez o grande passo de Tatá nesta temporada de Lady night tenha sido o de ser um pouco mais entrevistadora, fazendo mais perguntas aos convidados. O Próximo Capítulo é fã de Tatá e fez uma matéria e um vídeo sobre a atração.
Conversa com Bial (Globo)
Em seu primeiro ano, o programa Conversa com Bial já mostrou a que veio. Da estreia com a presidente do STF Cármen Lúcia ao encerramento da temporada, com a atriz Fernanda Montenegro, Pedro Bial pautou muitas conversas fora da tela. Quase não dá para lembrar que a gente estava acostumado com Jô Soares na mesma faixa. Aliás, o encontro dos dois no programa de Bial foi emocionante.
A personalidade de Bial é tão forte que as comparação tornaram-se incongruentes logo de cara. Era nítido que quem estava ali não era um clone de Jô Soares, mas um excelente e bem informado entrevistador capaz de tirar confidências de pessoas tão díspares como o uruguaio José Pepe Mujica e o cantor Luan Santana, como a cantora Gal Costa e a atriz Vera Fischer. O que une todos é o clima informal, de bate-papo que o programa imprime à madrugada.
The noite, com Danilo Gentili (SBT)
Meio sem graça, mas pra lá de esforçado, Danilo Gentili comanda o The noite, no SBT. Sem a vantagem de contar com o elenco de uma grande emissora à disposição, Gentili talvez seja o que mais se aproxima de um talk show no formato mais clássico a que estamos acostumados. Ele faz piadas, tem uma banda (comandada pelo Roger, do Ultraje a Rigor, lembra?), bebe sei lá o que numa caneca ー enfim, o modelo americano é seguido à risca.
Curioso que o The noite faz sucesso é na internet ー mesmo que, às vezes isso não seja bem fruto da qualidade das entrevistas, mas, sim de declarações polêmicas dadas por convidados ou pelo próprio apresentador.
Programa do Porchat (Record)
Fábio Porchat é um bom humorista. E ponto. Não sei em que ponto decidiram que ele seria um bom apresentador de talk show porque não é. Dos cinco selecionados aqui, o Programa do Porchat é o que teve o pior ano.
Porchat geralmente começa o programa comentando ou lendo algumas notícias, artifício também usado por Gentili e que é a base de Gregório Duvivier. Mas ou ele escolhe as notícias erradas ou as lê de modo que não tem graça nenhuma. Ou seja: errado.
Greg News, com Gregório Duvivier (HBO)
Gregório Duvivier bombou na internet em vídeos em que comentava a situação do Brasil e do mundo com sarcasmo e muito humor. A fórmula se repete em Greg news e, contrariando as expectativas de que o público estranharia, deu certo.
Assumidamente inspirado no americano John Oliver, Duvivier fala sobre o que quer e dá maneira que quer. Concorde-se ou não com ele ー é difícil se manter sem opinião diante das certezas de Duvivier ー , o programa tem a grande vantagem de nos levar a pensar. Só isso já é muito bom.