Profissionais de saúde orientam sobre amamentação na Semana Mundial de Aleitamento Materno, no Palácio do Catete.
O Ministério da Saúde lançou um novo curso voltado para qualificar o atendimento a mães e recém-nascidos durante a primeira semana de vida, etapa considerada crucial para o fortalecimento da saúde materno-infantil. A formação, oferecida na Atenção Primária à Saúde, tem como foco ampliar a capacidade técnica de profissionais e gestores na atenção precoce, preventiva e humanizada desde os primeiros dias de vida.
A iniciativa, disponibilizada na plataforma da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), visa promover o cuidado integral à mulher no puerpério e à criança recém-nascida, com ênfase na promoção da saúde, prevenção de agravos e identificação precoce de fatores de risco. A formação também segue diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e reforça o papel estratégico da atenção primária neste processo.
O primeiro contato da família com a equipe de saúde deve ocorrer preferencialmente ainda na primeira semana de vida, com escuta qualificada, abordagem técnica e articulação entre diferentes saberes e setores do sistema de saúde. O curso foi desenvolvido para traduzir essa abordagem ao cotidiano dos serviços.
O programa aborda temas essenciais para o cuidado materno-infantil, como:
O curso combina diferentes recursos educacionais, como vídeos instrutivos com especialistas, infográficos, fluxogramas e textos de apoio. Os materiais foram pensados para facilitar a aplicação prática dos conteúdos no dia a dia dos serviços de saúde.
As inscrições são gratuitas e estão abertas pela plataforma da UNA-SUS. A oferta e a certificação da formação são realizadas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Coordenação-Geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde. Ao todo, 15 mil vagas estão disponíveis até novembro de 2026.
4ª edição do evento ocupa o Espaço Cultural Renato Russo e a Escola MIFÁSOL-LÁ, em…
Levantamento mostra que 20% dos alimentos consumidos por bebês e crianças pequenas no Brasil é…
Tempo livre pede leituras que cabem na mala, acolhem no sofá e viram pontes de…
Cobertura jornalística ao longo do ano evidenciou como a primeira infância atravessa políticas públicas, educação,…
Iniciativa do governo federal vai oferecer espaço de acolhimento e cuidado infantil dentro da universidade,…
Levantamento nacional revela que 52,1% das cidades brasileiras registram filas na educação infantil e revela…