5 benefícios do ensino bilíngue na educação infantil

Compartilhe
Créditos: Divulgação Escola Eleva

Nos últimos anos, o Brasil testemunhou uma queda significativa em seu ranking global de proficiência em inglês, segundo o EF English Proficiency Index (EF EPI), da EF Education First (EF).  Neste contexto, o ensino bilíngue se apresenta como um grande diferencial na formação de estudantes — mas não só.

Segundo Lucas Garcia, diretor-geral da Escola Eleva em Brasília, que faz parte do Inspired Education Group, o ensino bilíngue oferece uma série de benefícios que vão muito além do aprendizado de uma segunda língua, proporcionando experiências enriquecedoras que moldam o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças desde o início da vida escolar. “Os alunos desenvolvem habilidades de comunicação que excedem o domínio de dois idiomas. Eles se tornam mais flexíveis cognitivamente, o que os ajuda a abordar problemas de maneira criativa e a tomar decisões informadas”, explica.

O educador afirma que a exposição a outros idiomas pode promover o desenvolvimento cognitivo, social e acadêmico das crianças, preparando-as para enfrentar os desafios do mundo moderno e prosperar em um ambiente cada vez mais multicultural e interconectado.

Conheça 5 benefícios do ensino bilíngue na educação infantil:

  1. Desenvolvimento cognitivo aprimorado. O estudo Bilingual Brains, da Universidade de Stanford, revela que crianças bilíngues demonstram maior habilidade em bloquear distrações devido à constante estimulação da neuroplasticidade, a capacidade do sistema nervoso de modificar sua estrutura e função em decorrência dos padrões de experiência. Comparativamente, crianças bilíngues mostram desempenho cognitivo superior em testes, com maior foco e capacidade de tomada de decisão.
  2. Maior competência comunicativa. A imersão em um ambiente bilíngue desde cedo permite que as crianças desenvolvam uma competência comunicativa sólida em ambos os idiomas, aumentando suas oportunidades de interação social e acadêmica.
  3. Abertura para a diversidade cultural. O ensino bilíngue não se limita apenas à aquisição de habilidades linguísticas, ele também oferece uma oportunidade única para as crianças explorarem e apreciarem diferentes culturas e perspectivas. Ao interagirem com colegas de diversas origens culturais, os alunos desenvolvem uma maior sensibilidade cultural e uma compreensão mais profunda do mundo ao seu redor.
  4. Melhoria das habilidades de aprendizado. Estudos sugerem que o aprendizado de um segundo idioma pode ter um impacto positivo no desempenho acadêmico geral das crianças, melhorando suas habilidades de leitura, escrita e matemática. Além disso, o desenvolvimento da fluência em múltiplos idiomas pode aumentar a capacidade dos alunos de aprender novos conceitos e adaptar-se a diferentes ambientes de aprendizado.
  5. Preparação para o futuro profissional. Em um mundo cada vez mais globalizado, a fluência em mais de um idioma é uma habilidade altamente valorizada pelos empregadores. O ensino bilíngue prepara as crianças para competir em um mercado de trabalho diversificado e em constante evolução, fornecendo-lhes as habilidades linguísticas e interculturais necessárias para ter sucesso profissional.

priscilacrispi

Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em letras pela Roehampton University, do Reino Unido, é subeditora de Educação, Trabalho e Formação Profissional no Correio. Foi repórter e apresentadora da Rádio Nacional e se especializou na cobertura de temas relacionados à infância e adolescência, como direitos humanos e educação. Integra o Colo - Coletivo de Jornalismo Infantojuvenil.

Posts recentes

Inclusão de professores da educação infantil no magistério avança no Congresso

Debatido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Projeto de Lei…

3 semanas atrás

Mais de 630 mil crianças aguardam vagas em creches no Brasil, revela pesquisa

De acordo com o levantamento, 44% dos 5.569 municípios do país, considerando o Distrito Federal,…

3 meses atrás

Mais de 2 milhões de crianças brasileiras não estão em creches, diz estudo

Em todo país, cerca de 2,3 milhões de crianças de 0 a 3 anos, ou…

8 meses atrás

Projeto Caravana de Histórias leva literatura a escolas públicas do DF

Nesta terça-feira (2/4), o projeto Caravana de Histórias, que visa difundir a contação de histórias…

8 meses atrás

CLDF aprova lei que fiscaliza recursos destinados à primeira infância

A Câmara Legislativa do Distrito Federal promulgou a Lei 7.466/2024, de autoria da deputada Paula…

8 meses atrás

8 anos de Marco Legal da Primeira Infância: avanços e desafios

Nesta sexta-feira (8/3), o Marco Legal da Primeira Infância completa oito anos de sua promulgação.…

9 meses atrás