Brasil tem 59% de suas crianças pequenas fora da creche

Compartilhe

O Censo Escolar 2023, divulgado nesta quinta-feira (22/2), revelou que apenas 41% das crianças de 0 a 3 anos no Brasil estão matriculadas em creches. Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) era ter, no mínimo, 50% das crianças na faixa etária atendidas por instituições de ensino públicas e privadas até 2024. Apesar de registrar uma melhora — em 2022, o patamar era de 36% — o país ainda está distante do objetivo.

Mariana Luz, presidente da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, pondera que o avanço de 5% no índice de oferta de vagas em creches é uma conquista planejada e alcançada por meio de políticas públicas, porém, ainda insuficiente, especialmente quando se leva em conta as demandas regionais e as desigualdades sociais. “A gente precisa olhar para quem está fora desse número. Infelizmente, a partir de todos os estudos que a gente tem, podemos concluir que as crianças que estão fora tanto da creche como da pré-escola são as de mais baixa renda, são as crianças pretas e pardas, e a gente não tem o direito de tirar o direito delas”, afirma.

A escolarização nessa etapa, apesar de não ser obrigatória, traz benefícios para o desenvolvimento infantil e oferece a oportunidade de as mães voltarem ao mercado de trabalho após a gestação.

“A formação nessa idade é tão estruturante que vai possibilitar benefícios diversos, do ponto de vista da jornada educacional dessas crianças, porque melhora o desempenho ao longo de toda vida, melhora a aprendizagem em si e também a permanência na escola, ou seja, a conclusão do ensino fundamental e do médio”, diz Mariana.

priscilacrispi

Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em letras pela Roehampton University, do Reino Unido, é subeditora de Educação, Trabalho e Formação Profissional no Correio. Foi repórter e apresentadora da Rádio Nacional e se especializou na cobertura de temas relacionados à infância e adolescência, como direitos humanos e educação. Integra o Colo - Coletivo de Jornalismo Infantojuvenil.

Posts recentes

Crianças exaustas: rotina cheia e pouco sono elevam fadiga infantil

Especialistas alertam que longas jornadas na escola, excesso de atividades dirigidas e falta de tempo…

3 dias atrás

Dezembro Dourado: diagnóstico precoce evita 80% dos casos de cegueira infantil

Campanha reforça importância de consultas regulares, atenção aos sinais de alerta e estímulo ao desenvolvimento…

6 dias atrás

Inep publica novas regras e critérios para avaliação da alfabetização

O texto destaca a necessidade de fortalecer a comparabilidade, a padronização e o rigor técnico…

1 semana atrás

Crise climática agrava insegurança alimentar na primeira infância, alerta relatório

Ondas de calor, eventos extremos e perda de safras elevam riscos de desnutrição, doenças e…

2 semanas atrás

Afogamentos na infância: nova campanha nacional mira cultura de prevenção

Com afogamento entre as principais causas de morte acidental na infância, educadoras aquáticas defendem supervisão…

3 semanas atrás

Professora é premiada por projeto de alfabetização de crianças autistas não verbais

Iniciativa desenvolvida em Belém aplica estratégias baseadas em ABA e CCA para ampliar autonomia e…

3 semanas atrás