Dia dos Avós é nesta sexta-feira (26); confira sugestões de leitura para a data

Compartilhe

O Dia dos Avós é comemorado em 26 de julho para homenagear e demonstrar afeto por esses familiares que podem ser fundamentais para as crianças, desde a mais tenra infância. A lembrança nesse dia tem origem cristã, pois a Igreja Católica considera os avós de Jesus Cristo, santa Ana e são Joaquim, os padroeiros de todos os avós. A convivência com pessoas mais velhas é muito benéfica para as crianças, que aprendem a conviver com as diferenças e a respeitar a experiência e a sabedoria dos idosos.

Para ensinar as crianças a cuidar desses parentes tão importantes, além de dar carinho e respeitar, a escritora norte-americana Jean Reagan escreveu o livro Como ser babá da vovó, recém-lançado no Brasil. Trata-se de um guia ilustrado que sugere várias formas de se divertir cuidando de uma avó ou de um avô de maneira criativa. Alguns exempos são levá-los para ver as estrelas, fazer festa do pijama dormindo na casa deles, pegar sapatos no guarda-roupa e brincar de loja, entre outras opções.

As páginas também mostram como desenvolver o relacionamento entre duas diferentes gerações, brincar e dividir bons momentos com esses ancestrais, deixando claro que cuidar també pode ser agradável. As ilustrações de Lee Wildish ajudam a dar asas à imaginação com relação às opções de atividades para fazer com os avós. Com pouco texto e grandes figuras, o livro é uma ótima opção para se tornar uma mediada também para crianças pequenas, ainda na primeira infância: pais e até avós podem ler para a garotada.

Outra opção de leitura no Dia dos Avós é o livro Vovó veio do Japão, lançado no ano passado. As páginas resgatam a trajetória, as tradições e a cultura de antepassados de descendentes de japoneses. Com mais texto, a obra é recomendada para crianças mais grandinhas.

Leia!


Como ser babá da vovó
Autora: Jean Reagan
Ilustrador: Lee Wildish
Editora: Companhia das Letrinhas
32 páginas
R$ 39,90
Este não é um livro qualquer, mas sim um verdadeiro manual de como tomar conta de uma vovó! Com ele, todas as netas e netos vão descobrir mil jeitos diferentes e únicos de se divertir muito — só é preciso um pouquinho de imaginação e, claro, uma vovó para cuidar. Cuidar de uma vovó pode ser muito divertido, como a protagonista deste livro mostra bem. Ela vai passar o fim de semana sem os pais, só tendo a avó como companhia. Com muita criatividade, as duas fazem um monte de coisa juntas — de dançar “Macarena” a tirar todos os sapatos do armário e brincar de loja —, provando que não há nada melhor do que se divertir ao lado de quem a gente mais ama.

Leia também!


Vovó veio do Japão
Autoras: Janaina Tokitaka, Raquel Matsushita, Mika Takahashi e Talita Nozomi
Editora: Companhia das Letrinhas
80 páginas
R$ 49,90
Quatro vovós imigrantes carinhosas — e cozinheiras de mão cheia! — estão prontas para participar de todas as brincadeiras das netas e ensiná-las sobre a cultura japonesa de um jeito muito divertido e delicioso. Nessas pequenas aventuras repletas de carinho, quatro meninas se divertem com suas avós, que nasceram no Japão e sabem muito bem como agradar suas netas: com brincadeiras, histórias e deliciosos quitutes. Em cada uma das narrativas, você vai conhecer um pouquinho da cultura desse país que parece tão distante, além de aprender receitas japonesas com um toque brasileiro. No fim, você vai sentir que o outro lado do mundo está muito mais perto do que imaginava. Afinal, quem nunca brincou de origami ou se divertiu comendo com palitinhos?

Ana Paula Lisboa

Posts recentes

Crianças exaustas: rotina cheia e pouco sono elevam fadiga infantil

Especialistas alertam que longas jornadas na escola, excesso de atividades dirigidas e falta de tempo…

3 dias atrás

Dezembro Dourado: diagnóstico precoce evita 80% dos casos de cegueira infantil

Campanha reforça importância de consultas regulares, atenção aos sinais de alerta e estímulo ao desenvolvimento…

7 dias atrás

Inep publica novas regras e critérios para avaliação da alfabetização

O texto destaca a necessidade de fortalecer a comparabilidade, a padronização e o rigor técnico…

1 semana atrás

Crise climática agrava insegurança alimentar na primeira infância, alerta relatório

Ondas de calor, eventos extremos e perda de safras elevam riscos de desnutrição, doenças e…

2 semanas atrás

Afogamentos na infância: nova campanha nacional mira cultura de prevenção

Com afogamento entre as principais causas de morte acidental na infância, educadoras aquáticas defendem supervisão…

3 semanas atrás

Professora é premiada por projeto de alfabetização de crianças autistas não verbais

Iniciativa desenvolvida em Belém aplica estratégias baseadas em ABA e CCA para ampliar autonomia e…

3 semanas atrás