Pesquisadoras lançam livros sobre boas práticas e redes de cooperações em creches

Compartilhe

O livro Redes de cooperação em creches: sete histórias sobre a integralidade do cuidado na infância e intersetorialidade em ação aborda, a partir de histórias de sete municípios do estado de São Paulo, boas práticas intersetoriais cotidianas encontradas nas creches. A publicação é organizada por Claudia Maria Simões Martinez e Carla Regina Silva, ambas docentes do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (DTO/UFSCar).

A obra traz dados gerados por pesquisa realizada entre 2013 e 2015, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV). O estudo investigou o que os gestores de creche fazem e o tipo de colaboração com a qual contam para solucionar problemas do dia a dia dessas instituições.

Como resolver problemas no dia a dia

A equipe de pesquisa foi composta pelas professoras da UFSCar Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Regina Helena Torkomian e Patrícia Della Barba. Também participaram a docente convidada da Universidade do Porto (Portugal) Anne Marie Fontaine, bolsistas que receberam apoio da FMCSV/Fapesp e colaboradores da UFSCar e da Universidade de São Paulo (USP).

Escrito por docentes, terapeutas ocupacionais integrantes do DTO e estudantes, o livro é destinado a gestores e dirigentes de unidades de educação infantil públicas e privadas, além de profissionais envolvidos diretamente com o cuidado integral da criança na primeira infância.

O objetivo principal é indicar como resolver problemas do cotidiano, por exemplo: o que fazer se uma criança cai e se machuca, como revisar a segurança dos brinquedos e o que fazer quando se identificam maus tratos.

Leia!

Redes de cooperação em creches: sete histórias sobre a integralidade do cuidado na infância e intersetorialidade em ação

Organizadoras: Claudia Maria Simões Martinez e Carla Regina Silva

Editora: EduFSCar

135 páginas

R$ 29

Ana Paula Lisboa

Posts recentes

Férias favorecem consumo de ultraprocessados na infância, alerta especialista

Levantamento mostra que 20% dos alimentos consumidos por bebês e crianças pequenas no Brasil é…

5 dias atrás

Férias: 5 livros que ensinam, divertem e estimulam o cérebro

Tempo livre pede leituras que cabem na mala, acolhem no sofá e viram pontes de…

1 semana atrás

Retrospectiva: infância no centro do debate em 2025

Cobertura jornalística ao longo do ano evidenciou como a primeira infância atravessa políticas públicas, educação,…

2 semanas atrás

FURG recebe primeira cuidoteca da Região Sul para apoiar estudantes com filhos

Iniciativa do governo federal vai oferecer espaço de acolhimento e cuidado infantil dentro da universidade,…

4 semanas atrás

Mais da metade dos municípios tem filas por creches, aponta relatório

Levantamento nacional revela que 52,1% das cidades brasileiras registram filas na educação infantil e revela…

4 semanas atrás

46% das crianças mostram ansiedade ligada ao uso de telas, aponta pesquisa

Levantamento revela que metade das crianças apresentam sinais de sofrimento emocional ligados ao tempo de…

1 mês atrás