zoologico-abertura-feriado-andre-borges-1024x683 Foto: Divulgação/Agência Brasília Zoológico de Brasília

Zoológico de Brasília forma nova comissão para abrir concurso público

Publicado em Concursos

O diretor-presidente da Fundação Jardim Zoológico de Brasília anunciou nesta segunda-feira (15/3), por meio do Diário Oficial da União, o novo grupo de trabalho que visa a atualização processual quanto a realização de concurso público para preenchimento de vagas existentes no quadro de pessoal do órgão.

Segundo o documento, a equipe tem o prazo de 120 dias para apresentar o resultado do objetivo previsto.

Recentemente, o Ministério Público de Contas do DF (MPC-DF) representou ao TCDF sobre a ausência de realização de concurso na Fundação, que, de acordo com o Ministério, opera com maioria de servidores comissionados e terceirizados.

Para o procurador do MPC, esse fator “indica uma ausência de implementação efetiva de um Plano de Carreira para servidores da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, que, aos olhos do Parquet, pode estar relacionado com o grave problema de morte dos animais”.

Em 2020, a Fundação chegou a formar comissão organizadora formada para tratar sobre abertura de novo concurso público. E, ao CorreioWeb, a FJZB informou que o grupo está na primeira fase, de análise processual, estudo e viabilidade de um possível certame. “O processo acontece junto à Secretaria de Economia, por se tratar de um trâmite complexo, sem previsão de quando irá acontecer”, disse.

Já a Secretaria de Economia informou que, sobre os novos concursos públicos para recomposição dos quadros de pessoal dos órgãos do GDF, a serem realizados após o fim da vedação de contratação de novos servidores, serão realizados caso não haja banco de aprovados e necessidade da Administração Pública, sempre em observâncias às restrições impostas pela Lei Complementar nº 173/2020.