prefeitura-de-sao-luis-creditos_mauricioalexandre (1)

Prefeitura de São Luís MA define banca para concurso de Guarda Municipal

Publicado em Concursos

Segundo o prefeito, o edital deve sair ainda no primeiro semestre deste ano. A corporação não abre vagas há 16 anos

A Prefeitura de São Luís, capital do Maranhão, prepara um novo concurso para o provimento de vagas na Guarda Municipal. Ao todo, serão 111 oportunidades. O Instituto Selecon foi contratado como banca organizadora. Com isso, o edital fica iminente.

O extrato de dispensa de licitação foi divulgado no Diário Oficial do Município. A banca é responsável por receber as inscrições do concurso, viabilizar e aplicar as etapas, como a aplicação das provas objetivas.

Com a contratação da banca, o edital pode sair a qualquer momento. “O edital do concurso para nossa Guarda vai sair ainda no primeiro semestre”, disse o prefeito municipal,  Eduardo Braide. 

Os últimos editais para a guarda municipal da capital São Luiz exigiu dos candidatos apenas o nível médio completo. O documento ainda deve trazer informações como remuneração, benefícios e regime de contratação. 

Geralmente o certame é composto por três etapas, sendo provas objetivas, testes de avaliação física e curso de introdução à carreira, com aulas teóricas e práticas.

A Guarda Municipal de São Luís, criada pela Lei 2.968 de 06 de julho de 1989, é uma corporação uniformizada e armada, subordinada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, regida sob a égide da hierarquia e disciplina.

Último concurso 

O último concurso para ingresso na Guarda Municipal de São Luís, no Maranhão, ocorreu em 2006. Ou seja, há 16 anos a corporação não promove uma nova seleção. Na época, foram ofertadas 240 vagas para o cargo de guarda municipal na 2ª classe, guarda municipal salva-vidas e músico. 

O requisito para se candidatar foi ter o ensino médio completo. Os aprovados foram contratados sob regime estatutário e cumprem uma jornada de trabalho era de 40 horas por semana.

Na época, a remuneração inicial era de R$ 363 (o salário mínimo era R$ 350) com acréscimo de compensação orgânica de 80% e de risco de vida de 40%. 

A primeira etapa contemplou uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 100 questões, sendo 30 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.

Já na avaliação física, os convocados tiveram que realizar os exercícios de desenvolvimento com halter, barra, abdominal e corrida.

Os aprovados em todas as etapas ainda passaram por curso de formação de guardas municipais.