Divulgação/PMERJ

PM do Rio de Janeiro prende 20 pessoas em concurso da corporação

Publicado em Concursos, segurança

Foram cumpridos 19 mandados de prisão e mais um ex-cabo da PM, que foi expulso da corporação, e detido em flagrante

Por Raphaela Peixoto — A Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro deflagrou, no último domingo (29/8), a operação Aqui Não,  contra fraude na primeira fase do concurso público para o ingresso no Curso de Formação de Soldados da corporação, que teve as provas aplicadas no mesmo dia.

Foram cumpridos 19 mandados de prisão por crimes como roubo, deserção e receptação.  um ex-cabo da PM, que foi expulso da corporação após se envolver em uma tentativa de homicídio, foi preso em flagrante por tentativa de fraude ao certame, quando tentava prestar o concurso para soldado com dados de outro candidato.

Em nota à Agência Brasil, a Secretaria de Estado da Polícia Militar informou que a banca do concurso, o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), é responsável pela execução e fiscalização do certame. Mesmo assim, a corporação afirma que “está apurando as denúncias e analisa as providências que serão adotadas”.

Concurso

O certame oferta 2 mil vagas para soldado, sendo 1,8 mil para homens e 200 para mulheres. A prova escrita objetiva, realizada no último domingo (27/8), e foi composta de questões de múltipla escolha das disciplinas de língua portuguesa, matemática básica, noções de direitos humanos, noções de direito administrativo e legislação aplicada à PMERJ e noções de direito penal e processual penal.

Além da prova objetiva, a seleção também é composta por prova escrita discursiva (redação), preenchimento do FIC (Formulário de Informações Confidenciais) e verificação dos requisitos para inscrição no certame; exame antropométrico (a fim de compor o cálculo do Índice de Massa Corporal); teste de aptidão física; exames psicológico, de saúde social e toxicológico; e avaliação documental.

A remuneração básica inicial para a graduação de aluno soldado PM é de R$ 2.956,41. Após o curso de formação, o salário inicial passa a ser R$ 5.233,88.