Campanha pretende encorajar professores e alunos e chamar atenção do poder público. Imagem: Arquivo pessoal

Petição pede Portal de Transparência mais detalhado na Secretaria de Educação do DF

Publicado em Concursos

Uma petição online objetiva levar até a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) um projeto de lei que obrigue a Secretaria de Educação a disponibilizar um portal de transparência, por meio eletrônico, para mostrar em maiores detalhes o quantitativo de servidores da rede de ensino local.

Para Paulo Castelo, professor e criador da petição, o ideal é que seja informado publicamente o coeficiente real de vagas ocupadas e vagas, determinadas por área. “Somente informar nomes, salários e lotação, como é feito atualmente, não deixa clara a situação da Educação no DF”, diz.

Castelo afirma que uma transparência sobre isso seria “revolucionário” e evitaria a colocação de servidores temporários no lugar de efetivos. “Os últimos concursos para a educação no DF, tiveram pouquíssimas vagas e isso está alheio aos interesses da sociedade”.

Segundo a petição, o que se busca é “corrigir a falha que se perpetua no sistema de gestão de elaboração de concursos que disponibiliza um quantitativo muito abaixo da real carência, viciando concursos públicos para que eles durem menos de dois anos”.

De acordo com a Secretaria de Educação do DF atualmente não há estas informações, separadas por área, no Portal de Transparência. Entretanto, afirma que quem desejar obter mais detalhes, basta entrar em contato com os canais de atendimento do órgão.