panoptes Divulgação /PCDF

PCDF prende sete pessoas envolvidas em fraude no concurso da Saúde de 2015

Publicado em Concursos

A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil do Distrito Federal (Decor), desencadeou, na manhã desta quarta-feira (19/5), a 7ª fase da Operação Panoptes, voltada a identificar e reprimir fraudes a concursos públicos ocorridas na capital federal. Segundo a corporação, essa fase das investigações está direcionada ao concurso da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), realizado no ano de 2015, alvo da chamada “máfia dos concursos”.

Foram cumpridos sete mandados de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão expedidos em desfavor de quatro servidores da SES-DF e outros três suspeitos de envolvimento na trama criminosa. As diligências têm como alvo imóveis residenciais localizados nas regiões administrativas do Gama, de Taguatinga, Ceilândia e Samambaia.

As prisões temporárias, com prazo de cinco dias para se encerrarem, foram determinadas para auxílio das investigações, as quais ainda se encontram em curso, razão pela qual os nomes dos envolvidos não serão divulgados.

Ainda segundo a PCDF, os suspeitos envolvidos nas condutas objeto da ação policial desta quarta-feira podem, ao final da investigação, ser indiciados por crimes de fraude a certame de interesse público, organização criminosa, uso de documento falso e corrupção ativa, cujas penas somadas podem ultrapassar 30 anos de reclusão.

Operação Panoptes

De acordo com a PCDF, ao longo da Operação Panoptes, cuja 1ª fase foi deflagrada no ano de 2016, mais de 70 investigados já foram indiciados, entre membros da organização criminosa responsáveis pelas fraudes, pessoas que prestaram algum tipo de auxílio e funcionários públicos aprovados ilicitamente em concursos como o do Superior Tribunal de Justiça e os da Secretaria de Educação e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.