Divulgação/UnB Agência

Parceria oferece curso preparatório para a carreira do MPF para negros e negras

Publicado em Concursos

Candidatos cotistas interessados na carreira de procurador da República, do Ministério Público Federal, terão mais uma chance de complementar os estudos. Um novo curso preparatório gratuito vai orientar os candidatos negros com aulas de temas principais sobre a carreira. A iniciativa, que busca aumentar a diversidade nos quadros do Ministério, é da Fundação Pedro Jorge, com participação da Associação Nacional dos procuradores da República (ANPR) e da Educafro. A inscrição para estudantes vai de 15 a 25 de setembro; para professores-voluntários já estão abertas e fecham em setembro.

A ideia inicial é garantir a inclusão da diversidade racial. Portanto, serão disponibilizadas 100 vagas para bacharéis em direito negras e negros. Em caso de inscrições acima desse quantitativo, poderão os parceiros envolvidos promoverem inclusão de mais um critério de definição com base na renda. Futuramente haverá ampliação para outros grupos.

O projeto conta com o trabalho de voluntários e não gerará qualquer custo para os envolvidos. As aulas serão gravadas e disponibilizadas em plataforma única. Outros voluntários poderão auxiliar no planejamento de estudos e retirada de dúvidas sobre a carreira, matérias do concurso e formas de estudo.

Para mais informações e inscrições acesse aqui!

Inclusão

Segundo a organização do projeto piloto a ideia é incluir, neste momento, a diversidade racial. De acordo com informação expedida após pesquisa da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão , brancos correspondem a 84% dos membros, enquanto negros, 14%.

Segundo a ANPR, a proposta é resultado direto da tese 17, aprovada no 1º Congresso Técnico da classe, em 2017: “Favorecer a inserção de membros oriundos de classes sociais menos abastadas, negros e mulheres através da realização, pela FPJ, de curso de preparação específico, online, a ser ministrado pelos Procuradores da República aos aprovados na primeira fase do concursos para membros do MPF”.

Cronograma

Inscrições para professores-voluntários: até 25 de setembro

Inscrições para estudantes: 15 a 25 de setembro

Início da gravação das aulas: 1º de outubro

Análise das inscrições e divulgação dos deferimentos: 5 de outubro

Recurso de indeferimento: 6 a 8 de outubro

Julgamento dos recursos e decisão final sobre lista de inscritos: 16 de outubro

Disponibilização das primeiras aulas e materiais: 19 de outubro