ministério-comunicações-e-transporte-010316-RF_002

Ministério das Comunicações contrata banca para nova seleção com mais de 200 vagas

Publicado em Concursos

O processo seletivo vai ofertar 217 vagas temporárias, para os cargos de nível médio e superior

Jéssica Andrade – O Cebraspe foi contratado para organizar o processo seletivo simplificado para provimento de cargos temporários no Ministério das Comunicações (MCom). O Extrato de dispensa de licitação foi publicado no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (11/02). Autorizado em dezembro de 2021, o MCom tem apenas 4 meses para realizar a seleção. 

A banca será responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas da seleção. Ainda não há a confirmação se os candidatos serão submetidos a provas objetivas ou apenas avaliação de títulos e documentos. 

A portaria com a autorização do concurso foi publicada em 31 de dezembro de 2021. Desde então, o Ministério tem seis meses para realização do processo seletivo. Dessa forma, o edital deve ser publicado até junho. O Ministério da Economia (ME) autorizou concurso com 217 vagas temporárias, que contempla cargos de nível médio e superior. Confira a distribuição a seguir:

  • 110 vagas para atividades técnicas de suporte;
  • 97 vagas para atividades técnicas de complexidade intelectual;
  • 10 vagas para atividades técnicas de complexidade gerencial, de Tecnologia da Informação e de Engenharia Sênior. 

As oportunidades serão para complementar o quadro de funcionários nas Secretarias de Telecomunicações (Setel), Radiodifusão (Serad), Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) e demais áreas meio da pasta. 

Os aprovados serão contratados por até quatro anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período. A secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Estella Dantas, comemorou o aval para o novo processo seletivo:

“Desde que foi recriado o MCom, o ministro Fábio Faria luta pela recomposição do quadro funcional. O Ministério implantou novos programas, avançou enormemente tanto na área de telecomunicações quanto na radiodifusão, e essas novas atribuições demandam corpo técnico qualificado. Ficamos felizes que o Ministério da Economia tenha compreendido nossa necessidade e atendido nosso pleito”. 

 

Último concurso Ministério das Comunicações foi em 2013

O último concurso para ingresso no Ministério das Comunicações foi realizado em 2013. Na época, foram abertas 119 vagas também para contratação por tempo determinado. Todas as oportunidades foram para cargos de nível superior. 

As chances foram para as áreas de Engenharia, Direito, Ciências Contábeis, Tecnologia da Informação e Arquivologia, entre outras áreas. Os salários variavam de R$3.800 a R$8.300.

O Cebraspe, então Cespe/UnB, também foi o organizador da seleção. Os concorrentes foram avaliados por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. 

Os exames foram compostos por 120 itens, em que os inscritos deveriam julgar como certos ou errados, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. 

Os aprovados tiveram que cumprir carga horária de 40 horas semanais e foram contratados de um a cinco anos para auxiliar em projetos do órgão.O prazo de validade da seleção foi de dois anos, prorrogáveis pelo mesmo período.