Metroviários do DF entram em greve e pedem contratação de concursados

Publicado em Sem categoria

 

(Foto: Ed Alves/CB/D.A Press)

Manoela Alcântara – Do Correio Braziliense   Os metroviários do Distrito Federal estão em estado de greve. Eles pedem que a Companhia do Metropolitano (Metrô) convoque 600 concursados para preencher o quadro em defasagem. Caso não haja negociação com a categoria, eles prometem parar as atividades em 1º de junho. Uma reunião para deliberar sobre o assunto vai acontecer em 31 de maio. “O serviço continua sendo prestado. Estamos buscando uma negociação para evitar o movimento paredista, não queremos causar prejuízo à população”, afirmou o diretor de administração e finanças do SindiMetrô DF, Quintino dos Santos Sousa.

Segundo ele, atualmente, os empregados estão sobrecarregados. “Há uma falta muito grande de mão de obra, tanto na área operacional, quanto na de manutenção e em outras. O serviço prestado à população está precário”, completou. De acordo com a assessoria do Metrô, a empresa tem discutido com o Comitê de Governança do DF a viabilização das contratações dos aprovados no concurso público, realizado em 2013, para 232 vagas e cadastro reserva.

No entanto, o limite prudencial definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal impede a contratação de novos servidores. “Órgãos da administração direta e indireta dependentes de recursos do Tesouro do DF, que é o caso do Metrô-DF, por ser deficitário, estão impedidos de fazer novas contratações”, diz nota encaminhada pela assessoria do Metrô.